A Anêmona Adesiva (Cryptodendrum adhaesivum) é bastante fácil de identificar devido à sua aparência única de “pizza”. Seu amplo disco oral possui dois tipos de tentáculos, e as duas formas diferem na coloração. No centro, há tentáculos pegajosos curtos e finos que muitas vezes são multi-ramificados com tentáculos bulbosos gordos na borda externa.
O aquarista precisa ficar sempre atento ao tentar manuseá-la, pois essa anêmona se agarra e picará qualquer pele desprotegida com a qual entrar em contato, deixando vergões. Com sua picada potente, essa anêmona também pode ser um perigo para peixes ou corais descuidados no aquário.
A Anêmona Adesiva se tornou muito popular nos últimos anos, pois é uma criatura com cores muito diversificadas. Essa combinação de diferentes cores juntamente com as formas dos tentáculos conferem-lhe um aspecto decorativo muito interessante de ser apreciado. Além disso, essa anêmona não é apenas atraente ao olhar, mas é resistente quando fornecido o ambiente correto!
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Veja também:
Ficha Técnica
Nome: Anêmona Adesiva, Pizza Anemone, Sticky Carpet Anemone;
Nome Científico: Cryptodendrum adhaesivum (Klunzinger, 1877);
Família: Thalassianthidae;
Distribuição: Encontrada em águas tropicais do Oceano Índico ao Pacífico Ocidental;
Comprimento: Entre 10 e 16 cm;
Expectativa de Vida: Até 80 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da água
Temperatura da água: 22 – 26°C;
Gravidade Específica: 1,023 – 1,025;
Níveis de Cálcio: 380,0 – 450,0 ppm;
Alcalinidade da água: 7,0 – 11,0 dHK;
Níveis de Magnésio: 1.250,0 – 1.350,0 ppm;
Estrôncio: 5,0 – 15,0 ppm; (Deixar sempre em 8 ppm);
Níveis de Iodo: 0,030 a 0,060 ppm. (Controle não é recomendado);
Características
Descrição
O tamanho médio de uma Anêmona Adesiva varia entre 10 e 16 cm de comprimento, com algumas podendo atingir até 30 cm. As anêmonas podem ter centenas de anos na natureza, e, em aquários, algumas são conhecidas por viverem por até 80 anos.
Essa espécie de anêmona possui uma coluna de pedal com um pé pegajoso na parte inferior que usa para aderir a vários tipos de superfícies. Elas gostam de ficar sobre as rochas ou entre elas. A coluna do pedal possui fileiras de verrugas, algumas pequenas protuberâncias que contêm células picantes. Esses inchaços podem ser brancos, laranja ou até mesmo amarelos. A coluna também pode se movimentar.
O corpo da Anêmona Adesiva é composto de um disco de pedal adesivo, ou pé, um corpo cilíndrico e uma série de tentáculos ao redor da boca central. Os tentáculos são acionados ao menor toque, disparando um filamento do tipo arpão na vítima e injetando uma neurotoxina paralisante. A presa indefesa é então guiada para a boca pelos tentáculos, que não costuma medir mais do que 1 cm de diâmetro e que fica no centro do disco pedal.
Veja também:
Cuidados Básicos
A Anêmona Adesiva é fácil de cuidar, mas ela têm necessidades de iluminação moderadas e deve estar em ambientes grandes o suficiente para satisfazer seu tamanho final. Colocá-la em um aquário que ainda não esteja estabilizado, é morte fatal. O aquário deve ter pelo menos entre 9 e 12 meses para que ela possa prosperar de forma adequada.
Na hora de escolher sua Anêmona Adesiva, verifique se sua cor está boa, a boca não está aberta e o pé e os tentáculos estão pegajosos ao toque. Além disso, ela deve estar presa a algo para garantir que não haja danos na área dos pés, geralmente como resultado de puxá-la de sua superfície.
Para transferir essa anêmona para um outro lugar, certifique-se de usar um objeto sem corte e bem fino, como um cartão de banco não usado, para passar sob o pé dela. Lentamente, cutuque os pés e vai tirando a anêmona do aquário. Utilize luvas ao manuseá-la.
Alimentação
Carnívora. Por mais que a Anêmona Adesiva seja carnívora, ainda assim ela está bem equipada com alternativas nutricionais para o seu bem-estar. Na natureza, por exemplo, acredita-se que ela seja planctívora, ou seja, parece mais adequada na coleta de plâncton. Além disso, ela também usa suas células venenosas ou nematocistos encontrados em seus tentáculos para picar e capturar presas. A espécie absorve nutrientes da água ao seu redor e consome resíduos dos animais residentes.
Veja também:
Em um aquário, ela pode ser um pouco mais exigente em relação à alimentação, mas geralmente aceita alguns pequenos alimentos ricos em proteínas. Alimente-a com pequenos pedaços de peixe, camarão mysis, artêmias ou bloodworms várias vezes na semana. Lembre-se que você precisará direcionar o alimento até a anêmona.
Simbiose com o Peixe-Palhaço
Os Peixes-Palhaço adoram viver nessas anêmonas. Além disso, quando você oferece alimentos para seus peixes, eles geralmente o arrancam de sua mão e fornecem para a anêmona. No entanto, nem todos os peixes são inteligentes a ponto de fazer isso, então, não dependa deles para alimentar sua Anêmona Adesiva.
Peixes-Palhaço que estejam hospedados em sua anêmona não serão capazes de se alimentarem e fornecerem alimento suficiente para ela, portanto, forneça alimento para ambas as espécies.
Veja também:
Configuração do aquário
Para manter a Anêmona Adesiva saudável você precisará de um aquário com no mínimo 380 litros, além de muitas rochas vivas para compor o ambiente dela. Fora isso, o aquário precisa ter no mínimo entre 9 e 12 meses de idade para que ela se estabeleça mais fácil.
A Anêmona Adesiva não é adequada para aquários pequenos, pois é difícil manter a qualidade da água alta e ela terá dificuldades para atingir seu tamanho final. Além disso, ela precisa de níveis moderados e altos de iluminação como qualquer outra anêmona, e o movimento da água deve ser moderado. Um bom skimmer de proteína é obrigatório para criá-la.
Por fim, caso a anêmona esteja se movendo, certifique-se de verificar a iluminação e a qualidade da água.
Referências Bibliográficas
Cryptodendrum adhaesivum (Klunzinger, 1877), SeaLifeBase;
Scott W. Michael , Damselfishes & Anemonefishes, TFH Publications, 2008;
Ronald L. Shimek, Guide to Marine Invertebrates: 500+ Essential-to-Know Aquarium Species, Microcosm, 2005;