Se tem algo que atiça a cabeça das pessoas são os mitos. Nesse artigo, listamos alguns mitos do aquarismo, para te ajudar a pensar e ver se realmente você sempre esteve certo.
Todos nós já ouvimos alguma coisa no Aquarismo e ficamos curiosos para saber se aquilo era verdade ou não. Listaremos alguns mitos sobre esse fantástico hobby.
Espero que gostem!
Eu lavo o cascalho do meu aquário frequentemente. Por que meu peixe está doente?
É muito comum vermos pessoas que acham que o cascalho do aquário, assim como outros ornamentos, deve ser retirado, lavado e devolvido ao aquário como parte do processo de manutenção e limpeza.
Veja também:
Em alguns casos, presenciamos até mesmo o uso de detergente. Já escutei muito isso de pessoas mais velhas e que não tinham muita informação sobre esse processo. Uma simples sinfonagem do cascalho já deve resolver o problema. O cascalho é um local importante para o crescimento de bactérias benéficas.
Se você o limpar rotineiramente com sabão ou algum outro produto químico, pode estar matando essa preciosa colônia de bactérias, todas as vezes. Pense no cascalho como um meio filtrante secundário para o seu aquário.
Vejo meu aquário com a água sempre cristalina. É sinal de que está tudo bem!
De certa forma, certo e errado. Não é porque a água do seu aquário “parece limpa” que seja boa para os seus peixes. Amônia, nitrito e nitrato não dão à sua água nenhuma cor diferente, mas todos esses compostos são tóxicos para os animais em diferentes concentrações.
Veja também:
Para que possamos dar um exemplo de um jeito bem exagerado: o vinagre branco destilado parece com água limpa, mas você não encheria um aquário com ele, certo? A única maneira de identificar se a água do seu aquário está “boa” é verificar seus parâmetros.
Testes de amônia, nitrito, dureza da água e pH estão disponíveis no mercado e podem te ajudar nesse processo. Lembre-se bem de conferir quais são os parâmetros ideais de água para as espécies que você possui em seu aquário.
Aquários pequenos são bons para iniciantes.
Na verdade, o oposto disso é verdadeiro. Aquários pequenos são mais difíceis de manter, porque devido ao pequeno volume de água os parâmetros podem mudar rapidamente.
Por exemplo, se a amônia está acumulando, levará muito mais tempo para acontecer em um aquário maior do que em um menor.
Veja também:
Um outro exemplo, se a energia acabar no meio do inverno, um aquário manterá sua temperatura ideal por muito mais tempo do que um pequeno.
Então, quando for a uma loja comprar um novo aquário, sempre procure pelos grandes e não caia na conversa de que você pode começar com um pequeno e partir para um maior no futuro. Lógico! Isso se o seu orçamento permitir.
Onde moro é quente, então não preciso utilizar um aquecedor/termostato.
Sua casa pode ser bem aconchegante. Mas tenha em mente que você usa roupas e dorme sob cobertores. Fora que você é uma espécie de sangue quente, o que significa que seu corpo pode regular a temperatura automaticamente.
Os peixes são animais de sangue frio, o que significa que a temperatura do corpo é a mesma da água em que estão nadando. Você deve ter em mente que essa temperatura pode variar durante o dia e a noite.
Veja também:
O ideal é que seu aquário possua um termostato, pois irá aquecer a água automaticamente e irá desligar quando esta chegar na temperatura que estiver marcada no aparelho. Isso manterá a temperatura estável para o peixe 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Os peixes não toleram oscilações grandes de temperatura durante curtos períodos de tempo. Esse tipo de alteração, pode causar estresse, e o estresse constante pode levar a doenças e a morte.
Não preciso realizar TPA (Troca Parcial de Água) no aquário, já que possuo plantas vivas.
É muito verdade o fato de que as plantas vivas ajudam a remover nitratos e outros compostos prejudiciais da água. Elas são ótimas nisso. O problema é quando você confia apenas nelas para fazer todo o trabalho.
O que vemos em alguns casos é apenas a reposição de água quando esta evapora. Com o tempo isso pode causar alguns problemas, porque a dureza da água pode aumentar constantemente, inibindo o crescimento de algumas plantas.
Veja também:
Quando isso ocorre, elas param de crescer adequadamente e, portanto, não limpam a água com a mesma eficácia. Com isso, não poderão mais lutar contra a proliferação de algas, assim como elas costumavam fazer.
Outro problema que pode ocorrer é o acúmulo de partículas orgânicas suspensas na água. Isso pode dar a água uma tonalidade amarelada, semelhante a produzida por uma baixa concentração de taninos (substâncias encontradas nos troncos que deixam a água do aquário com cor de chá).
Esses pequenos compostos filtram a luz que passa pela água. Algumas plantas exigem maior iluminação e podem ser afetadas por isso, inibindo ainda mais seu crescimento.
Então, realize TPAs regularmente, mesmo que haja plantas em seu aquário, pois alguns nutrientes que elas necessitam serão encontrados nessas trocas parciais de água.
E aí? Você conhece algum outro mito no Aquarismo? Deixe seu relato nos comentários!