Qual a função e a importância de um aquário de quarentena? Como montá-lo? Nesse artigo, buscamos explicar alguns desses pontos.
Os aquários de quarentena geralmente são montados para aclimatar um novo peixe comprado ou para tratar doenças de peixes que a gente já possui. Um dos motivos que leva a montagem desses aquários, por exemplo, é que não sabemos se os peixes que estão vindo da loja possuem algum tipo de doença, já que algumas delas demoram para se manifestar.
Na maioria dos casos, os peixes ficam sob observação durante um período de 2 – 6 semanas. Por fim, se não houver nenhuma mudança na aparência ou comportamento do animal após esse período, eles são introduzidos no aquário principal.
Veja também:
Ao utilizar a quarentena, os peixes que vivem no aquário principal não correrão riscos de pegar doenças de outros peixes que tenham vindo de lojas ou de qualquer outro lugar.
Um aquário desse tipo, pode funcionar também como um “hospital”, onde peixes que já vivem no aquário principal que apresentam algum tipo de doença ou parasita, possa ser transferido para ele a fim de que seja medicado de maneira correta, sem prejudicar os outros habitantes saudáveis.
Quais são as vantagens da quarentena?
Existem muitos fatores que tornam a quarentena algo essencial para os seus peixes. Abaixo listaremos alguns deles:
– Aquários de quarentena geralmente são pequenos, ou seja, você não precisará dosar muita medicação para tratar do animal;
– Se um peixe que você comprar ou que esteja no seu aquário apresente alguma doença, não irá afetar os outros habitantes;
– Alguns medicamentos podem destruir as colônias de bactérias nos filtros, ou seja, acabam com toda a biologia criada durante a Ciclagem. Consequentemente, isso irá causar picos de Amônia e posteriormente de Nitrito;
Veja também:
– Quando tratamos um peixe dentro do aquário principal, significa que podemos enfraquecer todos os peixes do aquário e, por isso, contribuir para a proliferação das bactérias que estão causando a doença;
– Durante a quarentena, o peixe ganhará mais resistência e ficará mais forte para competir por comida com os outros no aquário principal.
Como montar o aquário de quarentena?
O ideal na maioria dos casos é possuir um aquário de no mínimo 20 litros. Isso lógico, vai depender do tipo de peixe que você possui.
Por exemplo, para peixes maiores como kinguios, o ideal é algo em torno de 60 litros para que você não precise ficar trocando quantidades absurdas de água todos os dias.
Quais outros equipamentos que necessito ter?
– Um termostato para controlar a temperatura do aquário (para peixes tropicais);
– Algum tipo de esconderijo para os peixes (Aqui você pode utilizar plantas ou até mesmo um pedaço de cano de PVC para funcionar como esconderijo e abrigar os peixes);
– Um filtro pequeno (opcional) ou bomba de ar (aquelas famosas bombinhas barulhentas);
– Coloque o aquário em uma superfície plana e em um local onde seja silencioso; então, encha o aquário com metade de água nova (utilizando um condicionador para retirar metais pesados) e metade da água do aquário;
Veja também:
– Adicione o aquecedor, o filtro (de preferência externo – Hang-on) e os locais de esconderijo;
– Assim que a temperatura da água do aquário hospital estiver igual a do aquário principal, você pode começar a aclimatar o peixe.
Sempre tenha contigo itens básicos de medicação. Dessa forma, você não precisará correr até a loja para comprar o medicamento se o seu peixe ficar doente.
Como manter o aquário?
Acima de tudo, se você estiver pensando em ter um aquário desse tipo apenas para deixar os novos peixes de quarentena antes de introduzi-los no aquário principal, você pode utilizar as próprias mídias do seu aquário.
Dessa forma, utilizando um pequeno filtro, água do aquário principal e algumas mídias biológicas, você não precisará trocar água todos os dias.
Agora, se estiver montando um aquário hospital, pois um dos seus peixes apresenta alguma doença, utilizar mídias do aquário principal não vai ajudar, pois os medicamentos provavelmente irão matar as colônias de bactérias existentes.
Neste caso, você terá que trocar a água do aquário hospital com muito mais frequência. Sobretudo, em alguns casos, até 100% da água para evitar picos de amônia.
Veja também:
Entretanto, se o aquário de quarentena para peixes novos já tiver mídias biológicas do aquário principal, as mudanças de água não precisarão ocorrer com tanta frequência, apenas trocas parciais levando em consideração o volume do aquário.
Lembre-se de nunca deixar o aquário de quarentena descoberto, utilize sempre uma tampa.
Como podemos ver, o aquário de quarentena é essencial, pois irá ajudar na aclimatação de novos peixes que chegarem e até mesmo servir como um “hospital” para peixes doentes que já estejam no aquário principal.
Procure sempre trabalhar dessa forma, aclimatando os animais antes de introduzi-los no ambiente onde estão todos os seus outros peixes.
Dessa forma, você evita problemas e consequentemente se livra de inúmeras doenças que podem acometer os peixes.
Qual sua opinião sobre o assunto? Você possui aquários de quarentena? Conte-nos sua experiência!
6 Comentários
Pingback: Por que meu peixe Oscar não está crescendo? - MyAquarium
Pingback: Por que meu peixe fica escondido no aquário? - MyAquarium
Pingback: Lerneose (Verme Âncora) – Quais são seus sintomas? Como tratar?
Pingback: O que é o carvão ativado e quanto tempo ele dura no aquário? - MyAquarium
Pingback: O que é a doença do Tetra Neon (Plistoforose)? Por que meu peixe está com a coluna torta? - MyAquarium
Pingback: Oodiniose (Doença do Veludo): Causa e Tratamento! | MyAquarium