Nesse artigo listaremos 10 dicas para o iniciante no Aquarismo começar no hobby de maneira correta e evitar os erros mais comuns.
Cuidar de um aquário é uma tarefa prazerosa, que garante muitos anos de diversão, educação e até ajuda a aliviar o estresse. Quando você está começando no hobby, no entanto, é fácil cometer erros e ver seus níveis de estresse aumentarem, ao invés de diminuirem.
Nesse artigo, listaremos 10 dicas para o iniciante no aquarismo, e acredite, isso pode fazer toda a diferença na hora de comprar um aquário e adquirir os peixinhos.
Veja também:
Evite começar com aquários pequenos
Os aquários pequenos são muito mais difíceis de manter do que os grandes, portanto, não são adequados para iniciantes. As condições de água são mais estáveis em aquários grandes e, por exemplo, se por algum motivo as coisas derem errado, você terá mais tempo para corrigi-las.
Uma das dicas mais importantes para o iniciante no aquarismo é: sempre comece com o maior aquário que seu orçamento puder comprar. Então, adquira um aquário com no mínimo 60 litros.
Não comprar os peixes quando comprar o aquário
Um aquário que você acabou de montar não está pronto para receber os peixes. Então, faça a Ciclagem antes de adicioná-los , pois seguindo esses passos, você não terá problemas com mortes frequentes ou doenças prematuras.
Aguarde o período de Ciclagem do aquário
Leva um tempo até o aquário atingir o seu equilíbrio biológico. Para isso, é necessário realizar o processo descrito acima, Ciclagem.
Nas lojas existem produtos que ajudam a acelerar esse processo, porém, a maneira mais segura de realizá-lo, no entanto, é apenas aguardar mesmo. A Ciclagem dura em torno de 30 dias.
Evite adicionar muitos peixes
Um aquário novo ainda está em processo de equilíbrio biológico. O ideal é colocar os peixes devagar, pois devido a esse processo de maturação do aquário, ao adicionar uma quantidade enorme de peixes de uma única vez, as bactérias nitrificantes não darão conta da carga biológica que foi colocada, e você poderá ter problemas, como picos de Amônia e Nitrito, que são prejudiciais e mortais para os peixes.
Uma regra muito comum usada no aquarismo é de 1 cm de peixe por litro de água. Não é uma verdade absoluta, porém, pense nela quando estiver comprando seus primeiros peixinhos.
Lembre-se de que cada espécie possui necessidades específicas, portanto, pesquise bastante sobre elas e veja qual o tamanho mínimo de aquário ideal para mantê-la.
Testar os parâmetros da água
É quase impossível saber os parâmetros da água sem fazer testes químicos nela, e consequentemente, pra saber se é seguro ou não adicionar os peixes.
A maioria dos peixes se ajustam aos níveis de amônia e nitrito que sobem lentamente no aquário, mas isso não quer dizer que você não deva se preocupar.
Veja também:
Entretanto, há produtos para testes de Amônia, Nitrito, pH, Dureza de Carbonatos e Dureza Geral que devem ser adquiridos. Os peixes precisam ficar em um ambiente que esteja de acordo com suas necessidades básicas.
Infelizmente, os testes são a única maneira de saber se sua água é segura ou não para eles.
Evite ao máximo a superalimentação
Todos ficamos preocupados quando o assunto é o peixe passando fome, entretanto, isso pode causar uma série de problemas. Um peixe precisa se alimentar poucas vezes por dia, novamente, pesquisa pra saber qual a quantidade de ração ideal para ele.
A ração que sobra no aquário, pode poluir a água e elevar os níveis de amônia e nitrito. A maioria dos peixes precisam comer duas vezes ao dia, uma na parte da manhã e outra na parte da tarde. Além disso, eles devem consumir toda a ração em menos de 2 minutos.
Prestar atenção na hora de comprar o filtro do aquário
Tome muito cuidado na hora de comprar um filtro para o seu aquário. A maioria dos filtros são classificados com base na litragem do aquário, este sistema funciona muito bem para a maioria, no entanto, aquários com muitos peixes, ou aqueles com grandes peixes predadores, precisam de equipamentos grandes ou até mesmo múltiplos equipamentos de filtragem.
Para você que está iniciando, o ideal é que o filtro passe 5 vezes o volume de água do aquário por hora.
Por exemplo, você comprou um aquário de 60 litros, o seu filtro deve passar 300 Litros/hora.
Novamente, isso é apenas uma dica para iniciante e não uma REGRA que deve ser seguida à risca. Há peixes que precisam de diferentes condições de filtragem, porém, ela pode valer para a grande maioria deles.
Nunca deixar a luz do aquário ligada o tempo todo
Como todos os animais, os peixes precisam de descanso, e deve ser o mesmo período todos os dias.
Na natureza, o ciclo dia/noite é bastante consistente, principalmente nos trópicos. Deixar a luz do aquário acesa o tempo todo, estressa o animal, e também contribui para o crescimento de algas.
Compre um timer(temporizador) para energia, e regule para que o seu aquário fique com as luzes ligadas entre 8 e 12 horas por dia.
Veja também:
Nunca limpe o aquário todo
Ao montar o aquário, a biologia ainda é frágil e instável. Portanto, evite retirar as decorações que foram colocadas, mexer ou aspirar cascalho, e até mesmo limpar o filtro e as mídias biológicas.
Há um processo conhecido como TPA (Troca Parcial de Água), e ele deve ser feito algumas vezes por mês, ou até semanas, dependendo da litragem do aquário.
A limpeza do filtro, por exemplo, deve ser feita exclusivamente utilizando a água do próprio aquário e nunca com água da torneira, pois assim, você evita que as bactérias benéficas que estão alojadas nas mídias sejam destruídas.
Veja também:
Adicione plantas ou enfeites no aquário
As decorações fornecem ao seu peixe segurança, reduzem o estresse e faz com que suas cores realcem. Em alguns aquários, os peixes procuram se esconder porque não há decorações suficientes, buscando refúgio atrás de um termostato, filtro ou qualquer outro objeto.
Portanto, procure adicionar plantas, pedras e qualquer outro ornamento que você possa adquirir. Acredite… seus peixes irão se sentir muito mais seguros!!
Ter um aquário em casa pode parecer uma tarefa fácil, mas está longe disso. No aquarismo é necessário ter disciplina, muito estudo e principalmente paciência. Nós todos somos capazes de criar lindos aquários e ter peixes saudáveis por muitos e muitos anos É só uma questão de perseverança.
E aí, o que você achou das 10 dicas para o iniciante no aquarismo? Você possui alguma experiência? Conte-nos nos comentários! 😉
4 Comentários
Pingback: A água do aquário está com cheiro ruim? Saiba resolver! - MyAquarium
Pingback: Por que meu peixe Oscar não está comendo? - MyAquarium
Pingback: Confira 10 peixes compatíveis com o Lebiste (Guppy) - MyAquarium
Pingback: Por que os peixes do meu aquário não crescem? - MyAquarium