Quais são os principais benefícios de ter um sistema de CO2 no aquário? Nesse artigo, você vai entender a importância desse sistema para o ambiente aquático.
Uma coisa é fato! Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os reais benefícios de instalar um sistema de CO2 no aquário. A grande maioria delas enxergam esse sistema como uma despesa adicional e desnecessária, mas infelizmente não conseguem compreender sua real importância.
Veja também:
As plantas vivas que estão em um aquário que não possui um sistema de CO2 podem parecer, por exemplo, pálidas e doentias, e a água pode até mesmo ficar turva.
Há pessoas que também acham que não precisam de um sistema de CO2 completo quando já possuem muitos peixes no aquário: afinal de contas, os peixes liberam CO2 no processo de respiração. No entanto, não é bem assim que os sistemas naturais de água mantêm seu equilíbrio de gás carbônico. Há muitas outras razões naturais para esse processo, como a erosão do solo e a movimentação da água.
Então, continue lendo esse artigo para entender os principais benefícios de ter um sistema de CO2 no aquário.
3 benefícios de ter um sistema de CO2 no aquário
1. Plantas cada vez mais saudáveis
Um fato conhecido é que os peixes e as plantas precisam coexistir em equilíbrio. As plantas crescem à medida que o dióxido de carbono é produzido pelo peixe enquanto este se alimenta da matéria vegetal ou de outras fontes de alimento. Entretanto, uma quantidade grande ou pequena de CO2 no aquário irá afetar tanto as plantas quanto os peixes.
Veja também:
A falta de CO2 nas plantas pode deixar as folhas e caules pálidos ou limitar seu crescimento, deixando-as atrofiadas. Além disso, isso também significa que as plantas não serão capazes de oxigenar adequadamente o ambiente ou fornecer os nutrientes certos para os peixes.
Tais situações negativas são evitadas com a instalação de um sistema de CO2 de qualidade.
2. Peixes saudáveis
O CO2 desempenha um papel vital na vida e saúde geral dos peixes. Dependendo da quantidade de CO2 liberado na água, não só poderá causar problema para os peixes, mas também levar à sua morte prematura.
Lembre-se que os peixes produzem CO2 durante o processo de respiração, ou seja, quanto mais CO2 liberado na água mais ácida ela se tornará, podendo causar muitos problemas para espécies de águas alcalinas, por exemplo.
Veja também:
Infelizmente, a menos que você consiga detectar ou perceber o nível de dióxido de carbono dissolvido na água, o que você verá são peixes doentios ou mortos. Portanto, o ideal é ter um regulador de CO2, onde irá ajudar na injeção do gás, minimizando os efeitos negativos.
3. Combate ao crescimento de algas
As algas fazem parte dos pesadelos de todo aquarista, mas também são uma das grandes ameaças aos peixes. O acúmulo de algas afeta a vida deles, criando um ambiente insalubre que pode causar doenças, bem como afetar as plantas.
De acordo com estudos, o dióxido de carbono contribui para o crescimento de algas e também leva ao excesso de amônia, que é perigoso para os animais. A instalação de um bom sistema de CO2, irá ajudar a monitorar e controlar a dissolução desse gás na água, causando o efeito contrário e ajudando no controle.
Por mais que não seja um substituto para o CO2, o carbono líquido é uma excelente fonte para nutrir e melhorar a saúde das suas plantas. Caso queira conhecer um pouco mais do produto ou adquiri-lo, clique no link abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Seachem Flourish Excel | Fonte de carbono orgânico para aquários plantados. Tamanho: 50ml |
Comprar na Amazon |
Veja também:
Por mais que um bom sistema de CO2 seja relativamente caro, ainda assim traz muito mais benefícios do que malefícios para a saúde geral do aquário, uma vez que ajuda a melhorar a qualidade da água, a saúde dos peixes e também mantém as algas e seus compostos sob controle.
No entanto, é importante frisar que nem todos os aquários são iguais e precisam dos mesmos equipamentos. Esta é mais uma razão para você possuir reguladores e válvulas de CO2 de qualidade e sistemas de revendedores confiáveis em seu aquário.
O que você achou desse artigo? Conhece algum outro benefício do CO2 para o aquário? Deixe sua opinião aqui nos comentários!