Confira as 4 pragas mais irritantes encontradas em aquários de água doce. Aposto que você já deve ter presenciado algumas delas por aí!
Você já deve saber que as menores pragas podem causar grandes estragos em um aquário. Mas você sabe como identificá-las? Será que já teve alguma delas no seu aquário? Se não tem certeza, então, confira essa pequena lista que criamos!
Algas
As algas são bastante comuns e muito fáceis de serem identificadas. Elas são organismos unicelulares que se desenvolvem da mesma maneira que as plantas – a partir da luz. Algumas das algas que podem crescer em seu aquário incluem, por exemplo, algas peteca, cianobactérias, algas filamentosas e verdes.
De um modo geral, o tratamento para as algas é bastante simples – limite a luz e os nutrientes ou use um bom algicida para tratar o aquário. Sem tratamento, as algas podem deixar o ambiente bastante feio, além de sufocar quaisquer plantas vivas que você possa ter.
Veja também:
Planárias
As planárias são platelmintos que podem viver tanto em água doce quanto salgada, sendo mais comuns em aquários de água doce. Esses pequenos vermes brancos ou rosados às vezes podem ser vistos se esgueirando no vidro. Para evitar planárias, tome cuidado para não superalimentar os peixes do aquário.
Se elas forem vistas, não tente esmagá-las ou cortá-las, pois elas podem se regenerar em várias outras planárias. Portanto, você deve removê-las utilizando uma rede ou sifão, além de produtos químicos para matá-las.
A boa notícia é que, além de ser um pouco nojenta, as planárias não fazem mal aos peixes, e alguns deles até gostam de comê-las. Então, se você notá-las por aí, não entre em pânico. Mantenha a calma, utilize um bom sifão e sugue todas elas, assim como também diminua a quantidade de alimento dos peixes.
Contudo, a limpeza regular e a manutenção adequada podem ajudar com muitos problemas relacionados as pragas, especialmente com planárias.
Veja também:
Hidras
Hidras são pólipos de água doce com cerca de 2,5 centímetros de comprimento. Elas possuem um “pé” pegajoso em uma extremidade que usam para se manter presas em uma superfície, e uma dúzia de tentáculos na outra extremidade.
Os tentáculos da hidra possuem a capacidade de picar suas presas e imobilizá-las, e isso inclui peixes pequenos ou alevinos. Além disso, elas se reproduzem com muita facilidade e podem causar muitos danos ao aquário. Eliminá-las pode ser uma tarefa um pouco difícil, mas pode ser feita mergulhando plantas em uma mistura de água sanitária por cerca de 10 minutos e esfregando bem elas.
Algumas espécies de peixes, como gouramis e molinésias, comem essas pragas.
Veja também:
Caramujos
Este último pode ser considerado uma praga ou não, irá depender muito do ponto de vista de cada um, uma vez que há muitas pessoas que os adoram em seus aquários. Existem muito tipos de caramujos que podem ser encontrados em aquários, alguns mais desejados do que outros. Algumas variedades, como o Ramshorn e o Physa, às vezes são vistos como um incômodo, principalmente pela rapidez com que se reproduzem.
De um modo geral, eles não são prejudiciais aos peixes e ajudam a reduzir o desperdício de alimentos, por exemplo. Entretanto, para eliminá-los do aquário, basta colocar alguns vegetais e esperar; eles vão se reunir no vegetal e poderão ser removidos em massa.
Veja também:
Essas são as 4 pragas irritantes mais comuns em aquários de água doce. Você colocaria alguma outra nessa lista?
1 comentário
Qual é esse caracol da thumb?