Nesse artigo, listamos algumas excelente dicas sobre como cuidar do famoso peixe betta e como mantê-lo sempre saudável!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
O peixe Betta é considerado um animal de estimação resistente e muito fácil de cuidar, motivo esse que leva muitos aquaristas a começarem no hobby através dessa espécie. Além disso, eles são muito inteligentes e fáceis de se apegar!
Para aqueles que criam seus peixinhos com muito amor, é bastante difícil ter que se despedir dele em algum momento. Por isso, você fará qualquer coisa para mantê-lo sempre saudável e fazer com que ele tenha o maior tempo de vida possível.
Pensando nisso, criamos um artigo com 5 dicas úteis sobre como cuidar de um peixe betta e mantê-lo saudável! Aproveite!
Dicas sobre como cuidar de um peixe betta
1. Alimente seu peixe betta com uma dieta equilibrada, mas evite a superalimentação
Na natureza, o peixe betta está sempre beliscando as raízes das plantas, mas principalmente comendo pequenos insetos, crustáceos e ovos de outros peixes. Portanto, em um aquário, você deve considerar uma alimentação rica em proteínas.
Para melhorar a saúde geral do peixe, alimente-o com uma ração adequada e de qualidade, pois isso vai interferir em sua taxa de crescimento, cor e vida útil.
Veja também:
Infelizmente, a maioria dos donos de bettas costumam superalimentá-los, o que é uma das principais causas de mortes prematuras desses animais. Então, é fundamental que você dê uma quantidade de ração que ele possa comer em até um minuto. Uma ou duas bolinhas de ração ou alguns flocos pequenos são o suficiente para eles.
Alimente o peixe betta uma vez por dia, no máximo duas vezes! Procure dar uma ração que atenda todas suas necessidades nutricionais.
Vou aproveitar para listar algumas das melhores rações para o peixe betta. Caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Tetra Bettamin Pellets | Combinação de farinha de peixe, camarões, artêmias, ou seja, com alto teor proteico. Potencializa a cor dos bettas e promove o crescimento das barbatanas Embalagem: 29g |
Comprar na Amazon | |
Supervit Granulat Tropical | Alimento que contém beta-glucano e vitamina C que fortalece o sistema imunológico do animal. Embalagem: 10g |
Comprar na Amazon | |
Betta Granulat Tropical | Alimento básico para alimentação diária de peixes betta. A utilização regular realça a coloração dos peixes. Embalagem: 5g |
Comprar na Amazon |
2. Mantenha seu betta em um aquário limpo
Como os bettas possuem a reputação de viver em diferentes condições de água, uma infinidade de mitos foram criados em cima deles. Então, acabar com esses mitos é a chave para o sucesso na criação desses peixes!
Saiba que a água suja do aquário é uma maneira bastante fácil de matar o seu peixe betta. Mas eu não estou falando apenas daquela água visivelmente suja, mas sim daquela que possui produtos químicos da decomposição de resíduos do peixe e alimentos não consumidos, tornando-a tóxica.
Além disso, embora o peixe betta possa sobreviver em pequenos espaços, o ideal é que você mantenha-o em um aquário com no mínimo 20 litros. Lembre-se também que você nunca deve trocar toda a água do aquário, mas apenas cerca de 20 – 30% dela toda semana.
Veja também:
Listarei aqui algumas dicas sobre como cuidar do aquário do peixe betta:
1. Primeiro de tudo, adquira um bom condicionador de água para remover o cloro, cloramina e outros metais pesados da água. Esses compostos são muito prejudiciais para o peixe! Ao adquirir o condicionador, procure sempre utilizar a quantidade recomendada pelo fabricante na água de reposição do seu peixe quando for trocá-la;
Vou deixar uma lista com os melhores condicionadores do mercado para você adquirir agora mesmo para o seu aquário:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Prime Seachem | Elimina o cloro, cloramina, assim como também ajuda no controle da amônia, nitrito e nitrato. Além disso, promove regeneração da mucosa natural dos peixes. Tamanho: 100ml |
Comprar na Amazon | |
Tetra Aquasafe | Possui fórmula completa que funciona em segundos, bem como protege a mucosa protetora natural dos peixes. Tamanho: 50ml |
Comprar na Amazon | |
Protect Plus Alcon | Neutraliza o cloro e metais pesados da água, assim como também ajuda a minimizar o estresse dos peixes. Tamanho: 30ml |
Comprar na Amazon |
2. Limpar o aquário é bem simples, utilize uma pequena mangueira ou sifão para retirar toda a sujeira que você ver no fundo, como restos de cocô, plantas e animais mortos. Retire cerca de 20 – 30% da água do aquário; Essa água que você retirou do aquário pode ser usada para regar as plantas da sua casa, pois ela é rica em nutrientes;
3. Prepare um outro recipiente com a água que você vai colocar e adicione a quantidade de condicionador para tratá-la. Lembre-se também que a temperatura dessa água deve ser igual a do aquário para evitar choques térmicos;
4. Despeje a água nova no aquário do seu peixe betta com bastante cuidado e bem devagar, pois isso ajuda a evitar quaisquer problemas, como alterações bruscas na temperatura ou nos valores de pH;
De qualquer forma, você não vai precisar se preocupar tanto, pois os bettas não são animais muito sujões. Ao contrário dos kinguios que produzem muita amônia, por exemplo, os bettas são animais mais limpinhos e trocas parciais de água semanais já são o suficiente para manter seu aquário sempre limpo.
3. Compre um termostato / aquecedor para o aquário
Um outro equívoco muito comum sobre o peixe betta é que ele pode sobreviver em temperatura ambiente. Na verdade, ele até pode “sobreviver”, mas não viver de forma adequada!
A temperatura da água de um aquário com o peixe betta deve ficar sempre entre 24° – 30°C, já que eles costumam nadar bem menos quando a água está muito fria.
Na natureza, as águas nos trópicos – incluindo as da Tailândia – são naturalmente mais aquecidas devido ao clima da região. Portanto, se você mora em uma região mais fria, é importante usar um aquecedor ou termostato no aquário.
Vou deixar uma lista com os melhores aquecedores do mercado para você adquirir. Clique aqui para acessá-la!
Veja também:
4. Construa a casa perfeita para o seu peixe betta
Uma boa vantagem de ter esses peixes em casa é que eles não precisam de grandes espaços. Como já mencionamos antes, o peixe betta pode viver em aquários com no mínimo 20 litros sem maiores problemas.
Aquários muito grandes não fazem tanta diferença aqui, pois esses peixes só atingem cerca de 6 cm de comprimento quando chegam a fase adulta. Além disso, eles também possuem uma vida bastante solitária, não sendo possível adicioná-los com outras espécies. já que são muito agressivos.
Veja também:
Em relação a decoração, procure adicionar algum tipo de cascalho ou areia com cerca de 2,5 cm de profundidade. O cascalho não só traz beleza, mas também age como um filtro para alimentos e excrementos não consumidos.
Uma outra dica interessante é adicionar uma luminária e algumas plantas fáceis de cuidar para que eles possam ter um lugar para descansar. As plantas vivas ajudam a melhores os níveis de oxigênio no aquário, o que ajuda a manter o peixe betta mais saudável.
Lembre-se também que as decorações artificiais podem ser usadas sem problemas, mas certifique-se de que elas não sejam muito pontudas, pois podem causar danos às suas barbatanas.
5. Escolha o peixe certo
Os bettas são os animais mais comuns em pet shops, então você terá uma variedade enorme de espécies e cores para escolher. Mas reserve um tempinho para selecionar o peixe certo, porque alguns deles podem ter problemas de saúde, o que pode acarretar em um tempo de vida menor. Você não vai querer trazer um peixe doente para casa, certo? Só se você já for muito experiente e quiser tirá-lo de lá para cuidar do animal e restabelecê-lo.
Então, certifique-se de comprar seus peixes em um pet shop que possua boa reputação.
Além disso, veja se o peixe apresenta cores pálidas, nadadeiras rasgadas, ferimentos e olhos esbugalhados. Esses sinais claros indicam que esse peixinho possui problemas de saúde. Então, evite-o caso você não seja experiente!
Se você chegou até aqui, pode ter certeza de que se tornará um excelente aquarista! Ler e aprender sobre as espécies é o primeiro passo no sucesso na criação de qualquer animal de estimação.
Por fim, espero que essas dicas para cuidar de um peixe betta possam te guiar nessa nova empreitada! Desejo todo o sucesso no mundo para você e o seu peixinho. Boa sorte!
2 Comentários
Comprei um Betta na loja Petz e o peixinho veio bem abatido sem cor e não queria comer, troquei a ração e ele começou comer bem pouco, durou só 20 dias enfim morreu. Gostaria que você me indicasse um lugar de confiança em São Paulo pra eu comprar outro Betta. Obrigada
Olá Solange, tudo bem? Sinto muito pela perda do seu peixinho!
Geralmente, não digo TODAs as lojas, mas a Petz e a Cobasi possuem peixinhos de qualidade. No entanto, você precisa sempre checar se o peixinho apresenta cores opacas ou manchas pelo corpo. Se estiverem assim e você não possuir muita experiência na criação, eu recomendo que não os pegue!
Uma coisa que eu sempre indico é chegar pertinho do aquário e simular que vai dar ração para o peixe. Se ele nadar pra cima com vontade em busca da ração, é sinal de um peixe ativo e saudável.
Fora essas lojas mais comuns, eu recomendo uma que fica no Shopping Morumbi chamada Mondo Pet. Segue o link: https://www.morumbishopping.com.br/lojas/mondo-pet. Nessa loja, eles possuem bettas muito bonitos e lá é um lugar legal pra você conhecer outras espécies tanto de água doce quanto de água salgada.
Além dela, eu também indicaria a loja Galpão Animal que fica na Vila Leopoldina. É um outro lugar muito interessante com peixes de ótima qualidade, além de ser um passeio muito legal devido aos inúmeros animais que eles trabalham! É cada um mais lindo que o outro!
Quando comprar um outro betta, me conta qual foi a experiência. Vou adorar saber!
Um grande abraço.