Confira nossa lista com alguns dos mais lindos peixes compatíveis com o famoso peixe Kinguio (Peixinho Dourado)!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Os kinguios são criaturas lindas e muito famosas no aquarismo, mas às vezes pode ser uma boa ideia adicionar alguma variedade ao seus aquários. Depois de vários anos cuidando e observando esse animais, criei uma pequena lista com alguns peixes compatíveis, e pode ser que você se surpreenda com alguns deles!
Mas primeiro de tudo, vamos entender quais são os tipos de peixes que você pode manter com um kinguio no aquário.
Que tal adquirir algumas excelentes rações para os seus kinguios? Tomei a liberdade e selecionei as melhores rações do mercado para os seus peixinhos dourados!
Para comprá-las, basta clicar nos links abaixo:
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Quais são os tipos de peixes compatíveis com o peixe Kinguio?
Se você achou um potencial companheiro para o seu kinguio, mas ficou em dúvidas se é um bom companheiro para ele, aqui vai algumas dicas:
- Evite peixes agressivos ou que gostem de mordiscar barbatanas. No geral, os kinguios são bastante pacíficos e não se dão bem com barbos agressivos, ciclídeos africanos e quaisquer outros ciclídeos maiores do que eles;
- Considere a velocidade que seu peixe nada. O Kinguio comum (também conhecido como peixinho dourado ou cometa) é um nadador relativamente rápido e pode engolir coisas que não deveria. Por sua vez, os mais exóticos são lentos e, portanto, podem ser intimidados por outros peixes rápidos e agitados;
- Fique longe de peixes pequenos e espinhosos. Os kinguios gostam de explorar e colocar tudo na boca – incluindo comida, substrato, plantas e outros peixes. Na maioria das vezes, queremos evitar qualquer espécie que seja pequena o suficiente para caber em suas bocas, então considere o tamanho máximo de um kinguio ao escolher potenciais companheiros. Além disso, tome cuidado com peixes menores que possuem espinhos, como limpa vidros e coridoras pequenas, pois eles podem ficar presos em suas guelras se forem engolidas.
- Mantenha peixes que possam viver nas mesmas condições. Os kinguios preferem águas mais frias, que giram em torno de 10 – 21°C e podem viver em ambientes sem um termostato, por exemplo. Para muitos peixes de nossa lista, esse ambiente está no limite aceitável para manter a espécie confortável. Além disso, os companheiros de aquário devem ser capazes de viver com o mesmo tipo de dieta dos kinguios. Se você adicionar um predador que precisa de dietas ricas em proteína, por exemplo, existe a possibilidade de que o peixinho dourado receba muita proteína e fique constipado.
Então, com essas regras em mente, aqui está uma pequena lista com 5 peixes compatíveis com os famosos kinguios! Aproveite!
Veja também:
5 peixes compatíveis com o peixe Kinguio!
1. Mini-arraias (The Hillstream Loach)
Este incrível peixe estranho se parece com uma arraia em miniatura e age como um cascudo. As mini-arraias se alimentam de algas, procuram restos de comida e se agarram no vidro com tanta força que o peixe dourado não consegue arrancá-las.
O melhor de tudo é que elas desfrutam de temperaturas mais baixas, assim como os kinguios. Esta categoria de peixes inclui o Botia Reticulada, Botia Borneo Sucker, Chinese Hillstream Loach (Pseudogastromyzon cheni) e muitos outros.
2. Brochis (Brochis multiradiatus)
As coridoras comuns geralmente não são uma boa opção para aquários com kinguios, uma vez que elas são pequenas e possuem espinhos, podendo causar problema se forem engolidas. Mas e se você puder ter uma coridora gigante? Então, procure pelo Brochis, conhecido também como peixe-gato-de-nariz-de-porco.
Este dócil morador de fundo pode atingir cerca de 8 cm de comprimento. A espécie é perfeita para fazer parte da equipe de limpeza do aquário, já que gosta de cavar o substrato e aspirar quaisquer sobras de alimento que encontra.
Tenha em mente que o Brochis também possui espinhos nas barbatanas peitorais e dorsais, mas mesmo assim esse peixe é um bom companheiro, pois é um animal grande e não será visto como um alimento para o faminto kinguio.
Veja também:
3. Dojô (Misgurnus anguillicaudatus)
O Dojô, também conhecido como Peixe Cobra, é um animal bem grande que adora se enterrar no cascalho e se alimenta de qualquer coisa que o aquarista oferece pra ele. Essa incrível criatura amigável prospera em águas frias e é uma adição bastante popular ao aquário de kinguios.
Então, se você tiver um aquário grande e está buscando por peixes compatíveis com o peixe kinguio, o Dojô é perfeito, não há como errar!
4. Barbo Rosado (Pethia Conchonius)
No começo do artigo, nós recomendamos ficar longe de barbos semi-agressivos e agressivos, o que é uma pena, pois há muitos que podem sobreviver em águas frias. Felizmente, existem alguns deles relativamente pacíficos, como o Barbo Rosado, que pode coexistir com o seu peixinho dourado, desde que você siga algumas regras básicas.
A primeira dica é conseguir um cardume maior de Barbos para minimizar qualquer agressividade entre eles. Se você tiver um grupo com 10 ou mais (com mais fêmeas do que machos, já que eles são mais agressivos), irão deixar seus outros peixes em paz.
A segunda dica é uma variedade de Barbo Rosado com barbatanas compridas. A nadadeira fluida vai desacelerar esse veloz nadador, fazendo com que todos no aquário consigam comer por igual.
Veja também:
E para fechar, a terceira dica é manter a variedade mais comum de kinguios com o Barbo Rosado, já que os barbos ainda podem ser muito mais rápidos do que eles. Espécies mais exóticas serão muito mais lentas do que o Barbo Rosado.
5. Plati Variatus (Xiphophorus variatus)
Um vivíparo (peixe que dá à luz filhotes vivos) pode parecer uma escolha arriscada para viver com um kinguio, mas eu gosto dessa ideia. O Plati Variatus é um peixe bastante resistente e que pode viver em água frias. Algumas pessoas não gostam desses peixes porque dão à luz muitos filhotes, mas, neste caso, seu kinguio comerá felizmente a maior parte dos alevinos e manterá a população sob controle.
Os platis possuem muitas cores e padrões diferentes, portanto, se você está procurando algo para contrastar com os kinguios, um cardume de platis azuis ou amarelos pode resolver o problema. E finalmente, eles atuam como fantásticos membros da equipe de limpeza, comendo algas ou o excesso de ração que tenha ficado no fundo do aquário.
O que você achou da nossa lista de peixes compatíveis com o peixe kinguio? Adicionaria mais algum outro? Deixe aqui nos comentários!
1 comentário
Você é um excelente professor. Vou montar um aquário de 140 X 40 X 55. Estou em dúvida sobre quem povoará. Não vou utilizar Sump.. Serão 2 filtros externos. Aceito sugestões sobre os três tipos: Cíclicos, Kinguios ou Tetea Néon. E, evidentemente espécies companheiras e a quantidade deles. Sou amador.