Nesse artigo, listaremos algumas lindas espécies de rasboras que você precisa conhecer para colocar no seu aquário. Confira suas principais características.
Caso você não saiba, existem muitas espécies diferentes de rasboras disponíveis no aquarismo.
Esses peixinhos costumam ser bem pacíficos, fáceis de cuidar e muito bonitos. É um dos peixes que mais gosto de criar e costumo recomendar para muitos aquaristas independentemente do nível de experiência.
No entanto, com inúmeras espécies disponíveis, escolher o ideal pode ser um desafio. Por isso, decidi montar uma lista com algumas das espécies de rasboras mais lindas e fáceis de cuidar que você pode criar no seu aquário. Aproveite!
Top 7 espécies de rasboras que você precisa conhecer
1. Rasbora Galaxy
Nível de cuidado: fácil;
Tamanho: até 2,1 cm;
Tamanho do aquário: 20 litros para um pequeno grupo;
O Rasbora Galaxy é um pequeno peixe de água doce encontrado em lagos com bastante vegetação no sudeste da Ásia, mais especificamente em Mianmar.
Esses lindos animais apresentam muitas cores, desde manchas brancas peroladas nas laterais até colorações avermelhadas em suas barbatanas.
Descobertos em 2006, boa parte dos aquaristas adotaram e se apaixonaram por esses pequenos danios, já que são adequados para aquários pequenos e bem plantados. Além disso, eles são muito pacíficos e podem viver tranquilamente com outros peixes em aquários comunitários.
Veja também:
Apesar de ser bem pequeno, podendo chegar aos 2,1 cm de comprimento, eles darão muita vivacidade ao seu ambiente aquático. Mas tenha em mente que eles são peixes tímidos e que possuem nado lento, ou seja, podem ser intimidados por peixes maiores e agressivos.
2. Rasbora Mosquito
Nível de cuidado: moderado;
Tamanho: até 3,5 cm;
Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 8 peixes;
O Rasbora Mosquito é uma espécie muito pacífica, mas não deve ser mantida em aquários comunitários, já que são muito pequenos e tímidos. O ideal, no entanto, é que sejam mantidos em aquários próprios e em grupos com no mínimo 8 exemplares.
Mantendo-os em grupos, por exemplo, eles se sentirão menos tímidos e, consequentemente, exibirão com frequência seu comportamento natural. Os machos também exibem suas melhores cores enquanto competem uns com os outros pela atenção das fêmeas.
Procure manter o Rasbora Mosquito em aquários densamente plantados. Adicione também plantas flutuantes e troncos para diminuir um pouco a luminosidade que entra na água, pois a espécie gosta de locais mais escuros.
3. Rasbora Arlequim
Nível de cuidado: moderado;
Tamanho: até 5 cm;
Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 10 peixes;
Endêmio do sudeste da Ásia, o Rasbora Arlequim é uma espécie bastante popular no comércio de aquários em todo o mundo.
Eles são peixes que toleram uma variedade enorme de condições de água, mas precisam de cuidados extras, uma vez que são indicados apenas para aquaristas que já possuem certa experiência no hobby.
No geral, o Rasbora Arlequim prefere ambientes com água mole e ligeiramente ácida. Além disso, caso queira que suas cores se destaquem, procure adicioná-los em grupos com no mínimo 10 exemplares, além de colocar um substrato escuro e muitas plantas no aquário.
4. Rasbora Tesourinha
Nível de cuidado: fácil;
Tamanho: até 13 cm;
Tamanho do aquário: 75 litros para um grupo;
O Rasbora Tesourinha é uma espécie bastante interessante para se criar em aquários. A cauda bifurcada lhes dá um estilo de nado único, que é a razão para o nome. Afinal, sua cauda abre e fecha como o movimento de uma tesoura.
Veja também:
Além disso, caso você esteja procurando um peixe para viver em um aquário comunitário e que seja bastante agradável, fácil de cuidar e que goste de viver na superfície, o Rasbora Tesourinha pode ser ideal para você.
Simplesmente pelo fato desses peixes gostarem de ficar a maior parte do tempo na superfície, não irão incomodar seus companheiros de aquário.
5. Rasbora Anã
Nível de cuidado: moderado;
Tamanho: até 2,5 cm;
Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 8 peixes;
O peixe Rasbora Anã é um dos menores membros da família Cyprinidae, já que podem chegar aos 2,5 centímetros de comprimento.
Esses peixes não são apenas coloridos, mas também amigáveis e muito pacíficos. Ter vários da mesma espécie em um aquário é essencial para que vivam bem, por isso precisam viver em grupos com no mínimo 8 exemplares. Devido ao seu tamanho, a escolha de companheiros de aquário deve ser feita com muito cuidado, pois eles podem ser intimidados com facilidade por peixes maiores e mais ativos.
Além disso, o Rasbora Anã é muito sensível ao ambiente, por isso são indicados para aquaristas com alguma experiência no hobby. Para que possam prosperar, precisam de boas condições de água e, o mais importante, de muita estabilidade na qualidade dela.
6. Rasbora Espei
Nível de cuidado: fácil;
Tamanho: até 2,5 cm;
Tamanho do aquário: 75 litros para um grupo de 8 peixes;
Pacífico e voltado para ambientes comunitários, o Rasbora Espei é um peixinho peculiar e com muita personalidade. Eles se dão muito bem em grupos de pelo menos 8 peixes, mas com grupos maiores, eles passarão boa parte do tempo nadando e brincando, ao invés de ficarem apenas escondidos.
De um modo geral, o Rasbora Espei é um peixe fácil de cuidar, além de não ser muito exigente em relação a alimentação. No entanto, seu aquário deve ser bem cuidado e possuir parâmetros estáveis para que eles possam prosperar.
7. Rasbora Merah
Nível de cuidado: fácil;
Tamanho: até 2 cm;
Tamanho do aquário: 20 litros para um grupo de 6 peixes;
Com uma coloração marcante, o Rasbora Merah é uma espécie bastante procurada pelos aquaristas. À distância, esses animais apresentam cores vermelhas bem intensas.
Veja também:
Esses peixes costumam ser bem tranquilos e se dão bem com outras espécies que possuem o mesmo tamanho. Então, são perfeitos para compor aquários com outros rasboras pequenos dessa lista.
Assim como a maioria dos outros peixes de sua família, o Rasbora Merah precisa viver em grupos para que possa se sentir seguro. Portanto, para mantê-los saudáveis e com um comportamento mais natural, o aquário precisa ter no mínimo 6 peixes da espécie e cerca de 20 litros.
Então, o que você achou dessas espécies de rasboras? Adicionaria alguma outra nessa lista? Conte aqui nos comentários!