Se você está procurando ciclídeos africanos para colocar no seu aquário, chegou ao lugar certo! Confira essa lista que montamos!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Os ciclídeos africanos são muito famosos, eles são conhecidos por serem peixes vibrantes, coloridos e até mesmo muito agressivos com outras espécies. Entretanto, se você está em busca de alguns lindos exemplares para colocar no seu aquário, chegou ao lugar certo!
De um modo geral, esses peixes irão trazer muita personalidade ao seu aquário. Embora divertidos e até fáceis de cuidar, é importante saber as características de alguns deles antes de decidir comprá-los.
Por conta disso, nós criamos esse artigo com 7 lindos ciclídeos africanos para você colocar no seu aquário. Aproveite a leitura!
Veja também:
7 lindos ciclídeos africanos para você colocar no seu aquário
Existem centenas de espécies de ciclídeos africanos, embora a maioria delas você só encontre na natureza. Os tipos descritos nesse artigo são aqueles mais comuns encontrados em lojas de aquarismo.
É importante notar também que esses peixes não exibem nenhuma dessas cores distintas até que atinjam cerca de um ano de idade.
Abaixo, selecionei algumas das principais rações disponíveis para a maioria dos ciclídeos. Então, caso queira comprá-las, basta clicar nos links:
Última atualização em 2024-10-29 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
1. Pavão Flavescente (Aulonocara stuartgranti)
O Pavão Flavescente é um ciclídeo relativamente pequeno do Lago Malawi, já que pode atingir apenas 13 cm de comprimento. A espécie possui uma cor amarelo vibrante com destaque para o azul em sua barbatana dorsal e rosto.
Este ciclídeo está em um grupo muito pequeno de peixes do Lago Malawi, conhecidos como Ciclídeos Pavão, e são muito populares entre os aquaristas. Os ciclídeos pavão são colocados no gênero Aulonocara, que contém cerca de 28 espécies, mas com muitas subespécies. Devido as suas cores brilhantes, conferem a este grupo o merecido nome de “Pavão”.
O Pavão Flavescente, por sua vez, é uma espécie que se adapta muito rápido ao aquário, tornando-o um animal muito procurado entre os aquaristas. Eles preferem dietas carnudas e se comportarão como cachorros quando estiverem para serem alimentados, tamanha a sua excitabilidade.
Procure fornecer espaços abertos para que possam nadar e muitas cavernas para se esconderem e dormirem. Trocas parciais de água irão ajudar a manter esse ciclídeo saudável por muitos anos.
Veja também:
2. Ciclídeo Borboleta Africano (Anomalochromis thomasi)
O Ciclídeo Borboleta Africano é um peixe originário da Guiné, Libéria e Serra Leoa, na costa oeste da África. Na natureza, eles vivem em águas com fluxo moderado à forte, em riachos com muita vegetação e pântanos com substratos lamacentos.
Essa espécie é conhecida por conviver muito bem com outros peixes, uma vez que são pequenos e bastante tímidos. No entanto, assim como a maioria dos ciclídeos, eles podem se tornar territoriais durante a reprodução.
O Ciclídeo Borboleta Africano não costuma passar dos 5 cm de comprimento e, na maioria das vezes, a fêmea possui mais cores do que os machos.
Para aqueles que gostam de aquários plantados, por exemplo, essa espécie não possui o hábito de arrancar as plantas do lugar, fora que eles se sentirão muito mais confortáveis nesses ambientes, então são perfeitos para eles!
3. Ciclídeo Cinco Barras (Neolamprologus tretocephalus)
O Ciclídeo Cinco Barras é um peixe bastante comum no aquarismo e que possui uma beleza única. Com seus padrões de cores com listras verticais pretas em contraste com um fundo azul prateado, os tornam lindos espécimes para se ter em aquários.
Na natureza, esses animais habitam áreas rochosas com substratos arenosos em profundidades que variam de 4,5 – 15 metros.
Veja também:
O Ciclídeo Cinco Barras pode viver sozinho ou em casais, mas não toleram qualquer outro ciclídeo macho que esteja no aquário. Assim como a maioria dos outros peixes do gênero, eles se tornarão agressivos durante a reprodução e, por isso, devem ter um aquário próprio ou que contenha muito espaço para que eles possam se sentir confortáveis e criar seus territórios.
4. Ciclídeo Neon Azul (Paracyprichromis nigripinnis)
O Ciclídeo Neon Azul é um peixe endêmico do Lago Tanganica, na África. Eles são encontrados em profundidades que podem atingir até 43 metros, onde se concentram em grandes cardumes.
Esses animais preferem viver próximos de estruturas rochosas onde há muitas formações de cavernas. Os machos da espécie, por exemplo, vivem em saliências rochosas com as fêmeas nadando em suas proximidades. Na natureza, eles se alimentam basicamente de zooplâncton em águas abertas acima das rochas.
O Ciclídeo Neon Azul é um excelente peixe para aqueles que já possuem uma certa experiência no hobby. Mas no geral, eles são fáceis de cuidar, desde que o aquarista realize trocas parciais de água frequentes para mantê-la sempre nos níveis ideais para eles. Além disso, esses animais preferem uma iluminação fraca e locais com muitas cavernas. Os machos podem começar a perder as cores caso estejam com companheiros inadequados, e também se o aquário não tiver cavernas suficientes para que possam se esconder.
5. Auratus (Melanochromis auratus)
O Auratus é um um lindo ciclídeo endêmico do Lago Malawi, na África. Assim como a maioria dos outros mbunas, esses peixes habitam áreas rochosas. Na natureza, é uma espécie poligâmica que forma grandes famílias, com um macho dominante e várias fêmeas.
Em relação as suas cores, os machos e as fêmeas são bem distintos. Enquanto elas e os peixes mais jovens possuem cores amarelas com listras pretas, os machos são pretos com listras azuis ou amarelas.
O Auratus é considerado um peixe um pouco difícil de cuidar e não é indicado para iniciantes. Os machos, por exemplo, costumam ser territoriais e muito agressivos. Na grande maioria das vezes, aquaristas inexperientes compram esse peixe e só depois descobrem que ele está matando todos os outros do aquário.
6. Demasoni Pombo (Chindongo demasoni)
O Demasoni Pombo é originário do Lago Malawi, na África, e é considerado um peixe um tanto quanto difícil de criar, devido à sua natureza agressiva. Eles exibem alguns traços comportamentais bastante interessantes, preferindo ficar a maior parte do tempo em superfícies rochosas, bem mais do que a maioria dos Mbunas. Muitas vezes, esses peixes são vistos nadando de lado ou de cabeça para baixo enquanto explora cavernas e fendas.
Veja também:
Apesar de serem peixes relativamente pequenos, o Demasoni Pombo é um animal muito corajoso e possui níveis de agressividade de causar inveja à muitos outros peixes. Para se ter uma ideia, os machos não se toleram, assim como indivíduos que possuam cores semelhantes.
No geral, para a criação em aquários, mantenha sempre esses peixes em haréns, com várias fêmeas para um único macho. Além disso, a proporção ideal é de três fêmeas para cada um deles, isso ajuda a formar grupos e diminuir um pouco os níveis de agressividade entre eles.
7. Calvus Black (Altolamprologus calvus)
O Calvus Black é um peixe distinto tanto pelo seu formato quanto pela suas cores, tornando-o um exemplar bastante atraente para aquaristas que já possuem certa experiência no hobby.
Esses animais possuem corpos estreitos que permitem que eles se apertem em fendas e quaisquer outros locais dentro de seus domínios rochosos. Lá eles se escondem e procuram por presas. Essa espécie costuma se alimentar de pequenos peixes, alevinos, ovos, assim como também de invertebrados encontrados nas profundezas dessas fissuras. Para se ter uma ideia, eles podem deslizar-se para dentro desses locais e “sugar” tudo aquilo que fica ao seu alcance.
O Calvus Black vive na região sudoeste do Lago Tanganica, na África, mas há uma série de variantes espalhadas pela região. Cada uma delas possui cores distintas, dependendo de sua localização. Alguns, por exemplo, podem acabar se tornando espécies distintas ou subespécies desses peixes. As cores dos seus corpos variam entre o preto e cinza, com tonalidades em amarelo. Entretanto, outros podem variar de preto com detalhes em branco e azul claro.
O que você dessa lista que montamos com os 7 lindos ciclídeos africanos para você colocar no seu aquário? Recomendaria algum outro? Deixe aqui nos comentários!