Conheça a incrível estratégia de sobrevivência do guppy. O comportamento ajuda o animal a se esquivar de possíveis predadores.
Os guppies costumam ser animais de estimação despretensiosos. No entanto, na natureza, eles adotam táticas ousada para evitar que se tornem alimento de outras espécies. Assim, ao avistar um predador, eles repentinamente escurecem seus olhos cor de prata para azeviche (quase um preto). isso induz o predador a ir diretamente para sua cabeça.
O comportamento foi relatado em um artigo publicado em julho na Current Biology. O comportamento bizarro do animal, no entanto, ajuda o guppy a se esquivar de possíveis predadores.
Robert Heathcote, ecologista da Universidade de Exeter, na Inglatera, diz que a ideia veio à tona enquanto estava em um trem. Ele notou em vídeos de alta resolução que alguns peixes predadores, pareciam mirar seus ataques nas cabeças dos guppies com olhos negros. “O guppy espera até o último minuto, e então, se esquiva para fora do caminho do predador”, diz Heathcote, principal autor do estudo.
Veja também:
Para o experimento, Heathcote tentou adicionar lentes de contato, vídeos em Ipad e até tatuar o olho de um peixe morto. No entanto, descobriu que a agulha não conseguia perfurar a superfície dura do olho do guppy. Por fim, Heathcote e seus colegas construíram guppies robóticos. Estes foram amarrados por linhas de pesca, para testar sua hipótese. Os predadores tinham como alvo a cabeça dos guppies com olhos negros. Entretanto, iam atrás dos corpos dos que tinham os olhos prateados.
Em outro teste, guppies vivos ficaram protegidos por uma barreira transparente. Através disso, foi possível ver como eles moviam a cabeça para fugir das mandíbulas dos predadores. Os predadores possuem ataques balísticos, ou seja, o curso de ataque não possui desvio depois que atacam. Então os pesquisadores puderam “simular” se um guppy teria escapado sem a intervenção da barreira.
Os guppies maiores, que são menos ágeis e mais fáceis de serem pegos, se beneficiam ao máximo dessa estratégia.
Veja também:
Entretanto, os guppies podem não ser os únicos a utilizar essa estratégia. Outros peixes também mudam a tonalidade de seus olhos. Algumas espécies, incluindo os tubarões-epaulette e os pombos, possuem padrões de cores atraentes em suas costas.
“Este [estudo] abre uma área de pesquisa totalmente nova e pode explicar casos em que os olhos ou manchas nos corpos dos animais são muito evidentes”, diz Karin Kjernsmo, ecologista e evolucionista da Universidade de Bristol, na Inglaterra, que não esteve envolvida no estudo. “Juntando isso a uma estratégia evasiva, [esses resultados] podem explicar o comportamento e as cores desses animais.”
Em um mundo onde um dia você é a caça e no outro o caçador, sempre há mais coisas por trás daquilo que aparentam ser.
*Matéria original publicada em Scientific American.