Os peixes podem se adaptar mais fácil do que você imagina a diferentes condições de dureza da água. Nesse artigo, mostraremos a relação entre a água dura e os peixes de aquário.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Para muitos aquaristas, a água “dura” pode se tornar um grande problema. Geralmente, não medimos esforços para deixar a água “mole” em prol dos nossos peixes. Antes de entrarmos em guerra com os parâmetros específicos da água, já parou pra pensar e considerar se os peixes comprados no petshop realmente precisam de alterações nesses parâmetros ou se podem se adaptar ao que flui da torneira?
A dureza da água
A dureza da água se refere à quantidade de minerais dissolvidos nela, e é medida de duas maneiras: Dureza Geral (GH) e Dureza de Carbonatos (KH), também conhecida como alcalinidade. O primeiro mede magnésio e cálcio, enquanto o segundo mede íons carbonato e bicarbonato. Ao medir a água “dura” para peixes, podemos utilizar duas medidas, sendo elas grau de dureza (dH) ou partes por milhão (ppm). Um grau de dureza geral (dH é definido como 10 mg / L CaO (Cálcio), é equivalente a 17,85 ppm.
- Quando o dH é de 0 a 6 e o ppm é de 0 a 100, a água é mole ou muito mole;
- Se o dH da água for de 6 a 25 e o ppm é de 101 a 449, é pouco dura ou dura;
- Quando o dH é 30 ou maior e o ppm é 450 ou maior, considere a água muito dura;
O KH da água está relacionado ao nível de pH do aquário. Quanto maior a medição do KH, menor o pH do aquário sofrerá variação – e isso é bom para os peixes.
Veja também:
Escolhendo peixes de água “dura”
Temos uma boa notícia para você: a menos tenha investido em espécies tropicais específicas que absolutamente precisam viver em água mole, como Discos capturados na natureza, é provável que seus peixes se adaptem à dureza da água local em seu aquário.
Mesmo que você tenha pesquisado sobre a espécie e condições específicas de dureza de água, talvez o peixe adquirido no petshop não tenha nascido nessas condições. De fato, a maioria dos peixes criados para venda em petshops, foram criados em águas que se inclinam para o lado alcalino, ou seja, duro.
Veja também:
No entanto, você pode adquirir espécies que irão prosperar em águas duras, abaixo mostraremos algumas delas:
- Guppies (Poecilia reticulata), Molinésias (Poecilia sphenops), Plati (Xiphophorus maculatus);
- Peixe Paraíso (Macropodus opercularis);
- Ciclídeos africanos e alguns outros da América Central;
Como amolecer ou endurecer a água?
Existem algumas maneiras para deixar a água mole, abaixo listaremos algumas delas:
- Utilização de Turfas – A turfa suaviza a água e reduz a dureza (GH). Você pode comprá-la em lojas de aquarismo, no entanto, costuma ser um pouco mais cara nesses locais. É muito mais econômico comprá-la em lojas de jardinagem. Leia o rótulo cuidadosamente!
- Utilize troncos e plantas para que a água fique mais ácida, assim diminuindo sua dureza;
Se as espécies de peixes escolhidas realmente precisam ter água mole, considere mudar a fonte de água ao invés de usar tratamentos caros. Usar água de Osmose Reversa (RO) para misturar é uma opção, assim como usar uma combinação de água da torneira e água destilada. Alguns aquaristas, coletam até mesmo água da chuva, que é naturalmente macia e ácida, no entanto, tome muito cuidado, pois a probabilidade de estar contaminada pode ser grande.
Veja também:
Por outro lado, se você achar que sua água é muito mole, também há maneiras de endurecê-la, incluindo:
- Adicionar algumas conchas ou coral nos filtros;
- Utilização de calcário ou outros tipos de pedras que possam alcalinizar;
De qualquer forma, se você utilizar um desses procedimentos para amaciar ou endurecer a água, verifique se os itens utilizados estão realmente limpos, para que não causem mais danos do que benefícios.
Você pode utilizar alguns produtos para acidificar ou alcalinizar a água do aquário. Abaixo, listarei os dois principais produtos do mercado para você adquirir agora mesmo:
Última atualização em 2024-10-29 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Pergunte ao dono do Pet Shop ou atendente sobre a dureza da água do local
Ao comprar os peixes, verifique com o atendente quais são os níveis de dureza e pH da água dos aquários do local. Você pode se surpreender ao descobrir que a maioria deles está cheio de água dura, neutra a alcalina, mesmo para os peixes que são supostamente de água mole.
Não parece lógico manter os peixes de aquário no tipo “errado” de água. Entretanto, procure mantê-los em condições semelhantes àquelas em que nasceram e que foram criados.
3 Comentários
Grandes dicas. Grato… Tomando o aquarismo
Obrigado, Marcos!
Um grande abraço!
Pingback: O pH da água meu aquário está alto! O que pode ser? Como baixar? - MyAquarium