Você não faz ideia de como diferenciar o macho e a fêmea do Acará Bandeira? Neste guia, nós iremos te ajudar nessa difícil tarefa!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
O Acará Bandeira (Pterophyllum scalare) é o tipo de peixe que pode trazer muito charme e elegância para o seu aquário. Mas como diferenciar o macho e a fêmea dessa espécie?
Além disso, o Acará Bandeira macho é agressivo? As fêmeas são a melhor opção para aquários comunitários? Ambos os sexos são iguais quando se trata de cor e forma? Neste guia, iremos comparar os machos e fêmeas para que você tenha uma ideia de qual escolher para o seu aquário.
Aproveite para adquirir algumas rações para seus Bandeiras. Selecionei algumas das melhores do mercado. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Tetramin 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, | R$ 17,99 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2025-01-10 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Qual é a diferença entre o macho e a fêmea do Acará Bandeira?
A diferença mais aparente entre o Acará Bandeira macho e fêmea é o tamanho do “tubo de reprodução” existente entre as barbatanas ventral e anal do peixe. Nas fêmeas, por exemplo, esse tubo é muito mais espesso do que no macho. No entanto, essa diferença pode não ficar tão evidente até que os peixes estejam desovando.
Veja também:
Acará Bandeira Macho
Abaixo, listarei algumas das principais características físicas do macho da espécie:
- Cabeça: Corcova nucal pequena;
- Tubo de Reprodução: Pontiagudo e fino;
- Barbatanas: Barbatana frontal bifurcada;
- Formato do corpo: Corpo grande e circular;
Acará Bandeira Fêmea
Abaixo, seguem as principais características físicas da fêmea da espécie:
- Cabeça: Sem corcova nucal;
- Tudo de Reprodução: Tubo ovopositor arredondado;
- Barbatanas: Barbatana frontal lisa;
- Formato do corpo: Corpo angular pequeno;
Antes de entrarmos nas características de cada gênero, é importante saber que determinar o sexo desses peixes é impossível quando ainda são muito jovens.
Geralmente, o Acará Bandeira atinge a maturidade sexual com seis ou sete meses de idade, quando eles começam a formar pares. Mesmo assim, pode ser difícil saber a diferença entre eles. No entanto, observe com atenção e você poderá identificar o macho e a fêmea sem maiores problemas:
Características gerais do Acará Bandeira Macho
Vamos ver primeiro as características gerais do Acará Bandeira Macho:
- O macho possui corpo maior e mais circular do que o da fêmea;
- Os machos tendem a ter uma corcunda em suas testas;
- A área bem na frente dos olhos do macho é mais redonda e pronunciada;
- O tubo reprodutor do macho é pontiagudo e fino, como a ponta de um lápis;
- Os machos possuem barbatanas ventrais bifurcadas;
- Os machos também crescem muito mais rápido do que as fêmeas;
- A cloaca do peixe macho é muito mais estreita do que a das fêmeas;
Veja também:
Características gerais do Acará Bandeira Fêmea
E as características físicas da fêmea?
- As fêmeas não tem corcunda nucal e a protuberância da testa que você vê nos machos;
- A face da fêmea é um pouco mais inclinada;
- As fêmeas também são geralmente menores do que os machos;
- As nadadeiras ventrais das fêmeas são mais lisas e arredondadas;
- As fêmeas possuem a cloaca mais larga, enquanto a dos machos é mais estreita;
- Na época de reprodução, a fêmea fica com a barriga mais inchada e cheia de ovos;
Quais são as principais diferenças comportamentais entre o macho e a fêmea?
Além das diferenças na aparência, o macho e a fêmea do Acará Bandeira também possuem algumas variações em relação ao comportamento. Entretanto, é muito importante que você entenda como os dois sexos interagem com outras espécies e entre si se estiver planejando montar um aquário comunitário.
A diferença comportamental mais óbvia entre os dois peixes é que os machos são muito mais territoriais do que as fêmeas, ainda mais durante a época de desova. A agressão pode ser direcionada a outros machos de Acará Bandeira quanto outros machos de espécies totalmente diferentes.
Em comparação, as fêmeas geralmente só se tornam territoriais quando estão protegendo os filhotes.
Veja também:
Posso criar um macho e uma fêmea de Acará Bandeira juntos no aquário?
O Acará Bandeira é uma espécie tão fascinante que muitos tentam reproduzi-lo nos aquários. Mas será que você pode manter um macho e uma fêmea juntos?
Geralmente, apenas os machos são territoriais e se tornam agressivos com seus parceiros. Às vezes, o macho pode perseguir a fêmea durante a desova, mas é um comportamento normal de cortejo e geralmente não termina em conflito.
No entanto, se você tiver outras fêmeas dentro do aquário, é provável que o macho as ataque para proteger os ovos e os filhotes. Então, o recomendado é que você tenha apenas um macho e uma fêmea no aquário para evitar possíveis agressões.
Se você deseja reproduzir essa espécie, o jeito mais fácil de obter um par reprodutor é comprar um grupo de peixes jovens e mantê-los juntos. Sobretudo, à medida que os peixes atingem a idade de reprodução, eles se acasalam de forma natural e você deve remover os peixes que não tiverem formado pares.
Conclusão
Espero que você tenha aprendido sobre como diferenciar o macho e a fêmea do Acará Bandeira.
Infelizmente, é difícil distingui-los quando ainda são peixes jovens, mas quando atingem cerca de seis ou sete meses de idade, as chances de você conseguir identificá-los aumenta bastante.
Por fim, você possui Acará Bandeira no seu aquário? Nosso guia te ajudou a descobrir se ele é macho ou fêmea? Adoraríamos saber! Conte aqui nos comentários!