Nesse artigo, daremos algumas dicas sobre como alimentar os peixes com alimentos vivos.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Na maioria das vezes, seus peixes irão aceitar quase todos os tipos de alimentos que você puder fornecer, ainda mais se ele estiverem morrendo de fome. Algumas espécies como, por exemplo, os cascudos e muitos vivíparos, adoram se alimentar de algas, mas também precisam de rações específicas para se manterem saudáveis.
Embora as rações em flocos ou pellets sejam consideradas excelentes para compor a dieta base dos peixes, a grande maioria deles iria surtar se tivesse a chance de ter alguns alimentos vivos ou congelados à disposição.
Vamos falar sobre as rações em flocos
A ração em flocos é sem dúvida um dos alimentos mais comuns disponíveis para peixes ornamentais. Ela contém todos os nutrientes importantes para manter os peixes bem nutridos e, consequentemente, saudáveis. Infelizmente, você não pode alimentar seus peixes apenas com alimentos vivos ou congelados e, por isso, você deve adicionar algum tipo de ração em sua dieta.
É sempre interessante dar uma olhada na composição das rações que você está comprando, pois a maioria delas contém farinha de peixe, farinha de camarão, algas marinhas, plâncton, vitaminas, conservantes, bem como farelo de trigo e soja, além de muitos outros componentes.
As farinhas são importantes e necessárias pois fornecem uma quantidade adequada de proteínas, mas elas não contém os mesmos nutrientes e sabores encontrados nos camarões ou em outros frutos do mar.
Veja também:
A maioria dos ingredientes vêm listado por ordem de volume. Portanto, procure por combinações que tenham farinha de peixe e frutos do mar no topo da lista.
Que tal adquirir as melhores rações do mercado para os seus peixes? Selecionei algumas das melhores do mercado pra você adquirir agora mesmo. Então, caso queira comprá-las, basta clicar nos links abaixo:
Última atualização em 2025-01-17 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Quais são os principais alimentos vivos para peixes?
Tubifex
Assim como as minhocas, o Tubifex come praticamente qualquer tipo de material em que esteja sendo criado. A maioria desses vermes são criados em leitos de trutas, o que significa que eles vivem de resíduos dos peixes.
Alimentar seus peixes com esse tipo de alimento pode trazer alguns riscos, uma vez que são potenciais focos de transmissão de infecções bacterianas ou parasitárias. No entanto, os peixes de água doce adoram esses vermes e crescerão muito rápido se forem alimentados com ele, mas o alimento precisa estar bem limpo para que não possa transmitir doenças.
Para comprar o Tubifex, primeiro de tudo comece procurando por lojas confiáveis do ramo e examine cuidadosamente a água em que eles estão sendo criados.
A água desse ambiente de criação deve ser bem clara, quase cristalina. Então, ao comprá-los, coloque-os em um recipiente grande e enxague os vermes de 3 – 4 vezes por dia até que a água fique transparente.
Procure colocá-los na geladeira e examine a água todas as manhãs. Se ela estiver limpa, provavelmente eles também estarão!
Veja também:
Caso não esteja muito interessado em criar tubifex em sua geladeira, você pode comprar uma ração em flocos enriquecida com esse tipo de proteína. Vou deixar o link da ração Tropical Tubivit logo abaixo caso queira comprá-la:
No products found.
Artêmias (Camarão de salmoura)
Um dos melhores alimentos vivos disponíveis são as artêmias. A textura e o sabor das artêmias variam de acordo com a maneira que foram alimentadas, bem como de seu armazenamento.
Independente da forma como você congela ou cria as artêmias, poderá ficará surpreso ao ver como os seus peixes pequenos irão consumi-las.
Assim como os seres humanos, os peixes possuem preferências por determinados tipos de alimentos. Então, não hesite em experimentar os diferentes tipos de alimentos vivos para encontrar aquele que melhor satisfaz seu animal de estimação.
Outros alimentos Vivos
A artêmia não é o único alimento vivo “seguro” disponível para os peixes. Alguns especialistas consideram as Dáfnias, também conhecidas como pulgas d’água, uma das principais escolhas para alimentos vivos.
Veja também:
Elas não carregam nenhum tipo de doença que o Tubifex pode carregar, por exemplo, e são uma excelente fonte de nutrição para todos os peixes, e podem ser criadas facilmente. No entanto, pode ser um pouco difícil encontrar dáfnias disponíveis em pet shops, mas provavelmente você encontrará em grupos de aquarismo em redes sociais, onde poderão te fornecer uma pequena colônia para você começar a sua própria criação.
Uma vez que seus peixes começarem a se alimentar de alimentos vivos, você estará criando um leque enorme de possibilidades para eles. Há muitas opções disponíveis. Considere algumas outras opções interessantes de alimentos vivos:
- Minhocas;
- Moscas;
- Vermes de Grindal;
- Larvas de Mosquito;
- Larvas de besouro do Amendoim;
Alimentos Congelados
Caso você não goste dos alimentos vivos por achar muito caro ou difícil de criar, os alimentos congelados são uma ótima alternativa.
Há muitos tipos de alimentos congelados disponíveis, e alguns aquaristas até combinam vários alimentos populares em uma única mistura que os peixes costumam adorar.
Se o pet shop mais próximo de onde você mora tiver uma seção de alimentos congelados, provavelmente você não irá encontrar nenhum sorvete por lá, mas encontrará de tudo para seus peixes, desde Krill à algas. Não se esqueça que até mesmo os peixes carnívoros gostam de plantas e vegetais.
Veja também:
De fato, alguns peixes herbívoros, como os cascudos, só comem material vegetal. Então, você ainda consegue alimentá-los com algas congeladas ou alimentos liofilizados, bem como pedaços de alface e espinafres frescos.
Portanto, na próxima vez que você fizer uma salada, lave bem as verduras e tente alimentar os seus peixes com uma pequena porção. Talvez você tenha uma bela surpresa! Alguns legumes fornecem vitaminas e fibras (ervilhas, cenouras e pepinos, por exemplo) que são essenciais para os peixes.
Independente se o alimento for vivo ou congelado, animal ou vegetal, o seu peixe irá adorar ter uma variedade em sua alimentação.
Lembre-se de algo muito importante, você é o único Chef que eles possuem!
1 comentário
Pingback: Como criar dáfnias para os peixes do meu aquário? - MyAquarium