Quer saber para que serve o anel de alimentação para peixes? Então leia esse artigo e tire todas as suas dúvidas sobre esse importante item no aquarismo.
Há algumas coisas que são segredos guardados por aquaristas mas que precisam chegar à todos.
Todas as pessoas que chegam em casa e veem um anel vazio flutuando na superfície do meu aquário, apontam para ele e perguntam: “O que é isso?”
É um anel de alimentação para peixes e, para muitos aquaristas, é uma ferramenta muito útil na hora de alimentar nossos animais aquáticos.
Nunca ouviu falar dele?
Não fique surpreso…
Hoje, garanto que você vai aprender tudo sobre o anel de alimentação para peixes. Acompanhe nosso artigo!
O que é um anel de alimentação para peixes?
Um anel de alimentação para peixes é talvez uma das peças mais simples que um aquarista pode comprar. Na verdade, um anel desse tipo é dividido em três partes:
1. Ventosa: Responsável por fixar e manter o anel de alimentação no lugar.
2. Alavanca: Permite que o anel de alimentação suba e desça com o nível da água.
3. Anel alimentador: flutua em cima da água e mantém a ração dos peixes no lugar.
Veja também:
Como funciona um anel de alimentação para peixes é ainda mais simples do que sua construção. Simplesmente coloque o anel no vidro do aquário para que ele possa flutuar na superfície da água.
Então, tudo o que resta fazer é adicionar a ração dos peixinhos…
E assim, o anel acaba prendendo toda a comida dos peixes – impedindo-a de flutuar por todo o aquário.
Obviamente, isso só funciona para rações que ficam na superfície do aquário, como grânulos e flocos. Caso a ração flutuante seja uma parte importante da dieta dos peixes, então esse anel pode oferecer muitos benefícios, mas iremos abordá-los mais pra frente.
Em primeiro lugar, gostaria de acrescentar que, embora a palavra anel implique algo redondo, esse não é o caso para todos os anéis de alimentação para peixes.
Existem diversos tipos de tamanhos disponíveis, desde pequenos anéis redondos até grandes quadrados.
Nota: Você também encontra anéis de alimentação para peixes de lagoas. No entanto, eles flutuam livremente, não sendo possível anexá-los a nada.
Por que eu preciso de um anel de alimentação para peixes?
Vamos começar pelo mais óbvio, exatamente a função principal desse equipamento…
1. Impedir que a comida dos seus peixes se espalhe pelo aquário.
Você está cansado de ver os flocos de ração serem sugados pelo filtro ou encharcados antes que os peixes tenham a chance de comê-los?
Um anel de alimentação mantém a ração no lugar enquanto os peixes desfrutam do alimento, não apenas evitando o desperdício, mas reduzindo a quantidade de comida que é deixada para apodrecer – comida apodrecida pode realmente prejudicar a qualidade da água do aquário.
Veja também:
É por este motivo que o anel de alimentação costuma ficar abaixo de um alimentador automático – já que o alimentador possui a função de distribuir a comida enquanto o anel a mantém no lugar.
2. Vários anéis de alimentação para vários peixes
Você possui um peixe que adora intimidar os outros na hora de comer? Coloque vários anéis em um aquário. Um valentão não pode monopolizar todos os anéis ao mesmo tempo.
3. Impede que plantas flutuantes se movam
Seu aquário possui plantas flutuantes? Então um anel de alimentação pode ajudar a mantê-las no lugar, impedindo-as de ficar vagando livremente no aquário.
4. Ninho de bolhas
Então, para esse caso específico, apenas aqueles que possuem peixes que produzem ninhos de bolhas podem ser beneficiados.
Peixes como o betta e o gourami gostam de construir ninhos de bolhas em objetos que quebram a circulação da superfície da água, como uma planta, pedra ou até… adivinha? Um anel de alimentação.
O anel não apenas fornece um espaço tranquilo para os peixes criarem um anel de bolha, mas também torna mais fácil retirar o ninho quando precisar limpar o aquário.
Qual o local ideal para colocar o anel de alimentação para peixes?
O motivo pelo qual gosto de anéis de alimentação instalados na lateral do aquário é porque você pode deixá-los em um local calmo com o mínimo de circulação de água.
Isso é bem importante. Embora os anéis sejam mais do que capazes de manter a ração dos peixes em um único lugar, a turbulência da água pode fazer com que a comida escape.
Veja também:
Agora, o local perfeito para você deixar os anéis de alimentação dependerá inteiramente da sua montagem. Como você sabe, o fluxo de retorno do filtro, bombas de circulação ou coolers podem agitar a superfície da água.
Eu nem precisaria dizer isso, mas evite ao máximo colocá-lo em cima de pedras porosas – as bolhas vão atirar a comida para fora do anel.
A boa notícia é que, depois de encontrar o local ideal para o anel de alimentação, você não terá que movê-lo, a menos que reorganize ou adicione um novo equipamento que afete a circulação da água.