Você já ouviu falar do Carbon Mbreda? Conheça essa excelente fonte de carbono orgânico para as plantas do seu aquário!
Caso você não saiba, o dióxido de carbono (CO2) é um recurso vital de que as plantas precisam para fotossintetizar e produzir a energia que precisam para crescer. Por isso, para manter as plantas de um aquário com uma boa taxa de crescimento e sempre saudáveis, os aquaristas utilizam o famoso gás carbônico pressurizado (CO2).
Para aqueles que não possuem os famosos cilindros de CO2, o uso de carbono líquido pode ajudar no crescimento das plantas, mantendo-as bonitas e saudáveis. Mas, lembre-se que ele não substitui o gás pressurizado, sendo apenas um bom complemento e uma adição interessante no combate às algas.
O carbono líquido pode substituir o Cilindro de CO2?
O carbono líquido é comercializado como uma fonte de carbono, embora muitos especialistas em aquários plantados concordam que ele não é uma fonte de substituição ao CO2 pressurizado.
Na realidade, muitas plantas preferem crescer com as folhas para fora da água porque é mais fácil ter acesso direto ao CO2 no ar. Além disso, alguns estudos analisaram a quantidade de CO2 liberado nas doses recomendadas por esses equipamentos e produtos, e o CO2 pressurizado obteve números muito maiores do que o carbono líquido.
Então, como já mencionamos acima, ele funcionará como um bom complemento para suas plantas!
O que é o Carbon Mbreda?
O Carbon Mbreda é conhecido por ser uma excelente fonte de carbono orgânico e nutrientes para as plantas de aquários e lagos. A principal função desse produto é ajudar no fornecimento de carbono para a realização da fotossíntese nas plantas.
Como você já deve saber, todas as plantas precisam do carbono como parte do processo na produção em forma de açúcares. Então, durante essa transformação, quando há um excedente de oxigênio liberado pelas plantas, você conseguirá ver um processo conhecido como “pearling”, onde há liberação de oxigênio pelas folhas.
O Carbon Mbreda pode ser utilizado como um auxílio do gás carbônico, como uma fonte alternativa de carbono para as plantas, deixando-as bonitas e saudáveis. Portanto, você pode usá-lo em aquários que já possuem um sistema de CO2 instalado!
Além disso, o Carbon Mbreda é excelente no tratamento de algas peteca e é bastante seguro tanto para os peixes quanto para os invertebrados, desde que você o utilize de acordo com as suas recomendações!
Para comprar o Carbon Mbreda você pode utilizar o link abaixo:
Como eu devo usar o Carbon Mbreda?
Você pode adicionar o produto diretamente na água de reposição, ou seja, nas trocas parciais de água ou diretamente na água do aquário principal.
Caso seja a primeira vez que você utiliza o produto, eu recomendo que você adicione cerca de 5 ml para cada 50 litros de água. A partir da segunda dosagem, adicione apenas 1 ml para cada 20 litros diariamente. Lembrando que uma tampinha cheia desse produto possui cerca de 8 ml.
Monitore as suas plantas durante as semanas e veja como ela estão reagindo ao produto!
Posso usar o Carbon Mbreda para todos os tipos de plantas?
Algumas plantas podem não suportar o uso de carbono na água. Então, eu recomendo que você evite o uso desse produto em plantas das espécies: elódeas, vaslinérias, cabombas, riccia entre outras que possuem folhas mais sensíveis.
Agora, se mesmo assim quiser testar, adicione uma dosagem menor do produto na água e monitore os resultados! Quaisquer sinais de derretimento das folhas, suspenda o uso!
Recomendaria o produto?
Sim! Por mais que o Carbon Mbreda não seja um substituto ao gás carbônico (CO2), ainda assim é uma excelente fonte de carbono, e pode te ajudar a ter um aquário com plantas saudáveis e bonitas, mesmo no caso em que você tenha um sistema com equipamentos (iluminação / substrato) e plantas mais simples!