Confira nesse artigo, algumas dicas interessantes para você montar seu primeiro aquário de kinguios!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Se você sempre teve o sonho de montar um aquário com os famosos kinguios (Peixinhos Dourados), chegou ao lugar certo!
O kinguio é um peixe originário da Ásia e é conhecido por suas diferentes colorações, sendo a mais comum a dourada. A espécie é considerada muito pacífica e resistente, mas precisa de ambientes bem estabilizados para prosperar.
Nesse artigo, confira algumas dicas importantes antes de você sair e ir até uma loja comprar tudo o que acha que precisa!
Como montar um aquário de kinguios?
Abaixo, montamos um passo a passo com as principais informações sobre como montar um aquário para kinguios. Espero que goste!
Qual é o tamanho do aquário ideal para kinguios?
Primeiro de tudo, você precisa saber qual é o tamanho do aquário recomendado para criar um único exemplar ou um grupo de kinguios.
Um aquário para um único exemplar de peixe Kinguio deve ter cerca de 120 litros. Se você optar por criar um casal ou um grupo de peixes, deverá adicionar mais 60 litros para cada peixe adicionado.
É importante que você tenha em mente de que o Kinguio é um peixe grande e requer bastante espaço. Não adianta adicioná-lo em aquários pequenos, pois com toda a certeza do mundo você terá problemas para manter os peixes saudáveis e uma água de boa qualidade.
Além disso, é bom lembrar que eles requerem cuidados especiais, como alimentação adequada, limpeza regular e medicamentos para tratamento de doenças. É por isso que você precisa estar ciente das responsabilidades antes de decidir criar um peixe da espécie.
Há muitas variedades de kinguios disponíveis, e cada uma delas possui suas características e necessidades específicas. Se você seguir direitinho as recomendações desse artigo, terá kinguios resistentes, saudáveis e que viverão por muitos e muitos anos.
Qual o melhor sistema de filtragem para um aquário de kinguios?
Os kinguios são peixes grandes e requerem uma boa filtragem para que a água se mantenha limpa e oxigenada. Alguns dos melhores filtros para aquários de kinguios incluem, por exemplo:
Filtros do tipo Canister
Os filtros do tipo Canister são alguns dos mais potentes e eficientes para aquários grandes, pois eles possuem uma capacidade de filtragem muito boa e podem ficar escondidos dentro de móveis e cantos do aquário.
Esse tipo de filtro também fornece todas as etapas de filtragem que um aquário precisa (mecânica, química e biológica).
O Canister funciona quando a água é pressurizada através dos meios filtrantes, tornando-o uma boa opção para ambientes com muita carga biológica, no caso um aquário com kinguios.
A principal desvantagem é que ele é um tipo de filtro que costuma dar problemas, como vazamentos. Por isso, é sempre bom comprar modelos de marcas famosas e vendedores confiáveis.
Filtros do tipo Sump
O Sump é uma excelente opção para aquário de kinguios, pois ele é ideal para lidar com uma grande quantidade de carga biológica.
Esse tipo de filtro nada mais é do que um reservatório que fica na parte de baixo do aquário principal. O reservatório coleta a água através da sifonagem ou gravidade, fazendo com que ela passe por todos os diversos elementos filtrantes, que são separados por seções. Então, a água retorna para o aquário principal através de bombeamento.
Uma das principais vantagens do Sump é que ele é fácil de limpar. Além disso, ele é o tipo mais personalizável de todos, especialmente quando você decide montar seu próprio sistema de filtragem.
Você pode escolher qualquer um dos tipos de filtros mencionados acima e terá sucesso na criação dos kinguios. A escolha dependerá basicamente do seu orçamento!
Qual é o melhor substrato para um aquário de kinguios?
O substrato é uma camada de material que vai no fundo do aquário que ajuda a criar um ambiente natural para os peixes.
Para os kinguios, você deve usar areia ou um cascalho de granulação fina, pois isso ajuda a evitar que os peixes se engasguem caso comam algum material do tipo. Além disso, esses substratos são fáceis de limpar e não afetam a qualidade da água, pois ajudam a manter o ambiente limpo e bem oxigenado.
É importante evitar usar cascalhos com pontas afiadas, pois eles podem machucar as barbatanas dos peixes. Quaisquer tipos de substratos orgânicos também podem liberar amônia, portanto, evite-os!
Você também pode deixar o aquário sem substrato. Há muitos exemplos de aquários de kinguios que não possuem um substrato, pois isso facilita na hora de limpar o ambiente.
Devo usar termostato em um aquário de kinguios?
O termostato é um dispositivo eletrônico que ajuda a manter a temperatura da água do aquário sempre constante.
No caso dos kinguios, você deve usar um termostato e configurá-lo para que a temperatura fique sempre entre 22 e 26ºC.
Os peixes são animais poiquilotermos, ou seja, a temperatura corporal acompanha a temperatura do ambiente. Se a temperatura da água estiver muito baixa, eles podem ficar estressados e doentes, e se estiver muito alta, podem sofrer insuficiência respiratória e morrer.
Além disso, é importante manter o aquário em uma área com temperatura ambiente estável e evitar colocá-lo perto de fontes de calor, como radiadores ou janelas expostas ao sol.
Se você tiver dúvidas sobre qual o melhor termostato para o seu aquário, eu montei um artigo especial falando sobre esse assunto, basta clicar aqui!
Como eu posso decorar um aquário de kinguios?
Os kinguios são peixes grandes e requerem muito espaço, por isso é importante que o ambiente tenha decorações, mas também áreas abertas para que eles possam nadar livremente.
Algumas boas opções para aquários de kinguios incluem, por exemplo:
1. Plantas
As plantas naturais ajudam a oxigenar a água e fornecem refúgio para os peixes. Você pode adicionar algumas plantas resistentes e de folhas largas em um aquário de kinguios.
A única coisa que você precisa se atentar é que os kinguios gostam de revirar o substrato e tirar as plantas do lugar. Então, opte pelas espécies resistentes.
Clicando nesse artigo aqui, você pode conferir algumas lindas espécies de plantas para colocar no aquário dos seus peixes!
2. Rochas
Assim como as plantas naturais, as rochas ajudam a criar um ambiente mais natural para os peixes. Eu recomendo que você adicione rochas grandes e arredondadas, pois isso ajuda a evitar que os peixes machuquem suas nadadeiras e escamas em decorações afiadas.
Você pode adicionar as rochas na região do meio, mais para o fundo do aquário. Esse tipo de disposição cria um ambiente muito atraente para os peixes e para quem os observa.
Adquira condicionadores para tratar a água do aquário
Os condicionadores para aquário são fundamentais para manter uma água de boa qualidade. Eles ajudam a eliminar o cloro, cloramina e diversos outros metais pesados presentes na água da torneira, que são extremamente prejudiciais para os peixes de aquário.
Abaixo, separei alguns dos principais do mercado para você adquirir agora mesmo:
Última atualização em 2024-11-04 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
O que os kinguios comem?
Os kinguios precisam comer bastante para manter seu aspecto “rechonchudo”, mas você não deve exagerar na quantidade, pois excesso de ração deixa a água suja, diminui o pH e aumenta os níveis de amônia e nitrito. Por isso, é bom dosar na quantidade.
Para alimentar o kinguio, jogue um pouco de comida e espere que ele coma, assim que perceber que o peixe já não está com o mesmo ímpeto inicial, pare de alimentá-lo. Você pode alimentar o kinguio de duas a três vezes por dia.
Os kinguios pequenos comem rações em flocos, mas os médios e grandes, se adaptam melhor ao alimento granulado, pois são mais fáceis de pegar e não desmancham na água.
Abaixo, confira alguma das melhores rações disponíveis para os kinguios. Caso queira adquiri-las, basta clicar nos respectivos links:
No products found.
Posso adicionar o Peixinho Dourado em um aquário comunitário?
A temperatura e a qualidade da água, suas necessidades nutricionais e a dureza são bem diferentes dos chamados “peixes comunitários” ou peixes tropicais. Por isso, não recomendamos que eles coexistam com quase nenhuma outra espécie de água fria.
Se você já misturou espécies de peixes tropicais com os kinguios, deve ter percebido que eles se adaptaram ao aquário sem maiores problemas. No entanto, o ideal é que esses animais convivam apenas com outros peixes de água fria, pois os parâmetros da maioria das espécies tropicais divergem e muito do que os kinguios precisam.
Então, podemos frisar que colocar kinguios em aquários comunitários não é uma boa ideia, mas ainda assim possível, contanto que os parâmetros sejam bem parecidos e que o aquarista tenha um pouco de sorte.
Nesse artigo aqui, separamos algumas das principais espécies de peixes compatíveis com os Kinguios.
Por que os kinguios são tão famosos?
Os kinguios são muito populares por conta de sua beleza e resistência. Eles também são conhecidos como Peixe Japonês (embora sua origem não seja japonesa), e também peixinhos dourados (Goldfish).
A espécie apresenta uma longevidade fora do comum e uma impressionante capacidade de adaptação. Eu acredito que os kinguios sejam os animais mais judiados em todo o mundo, ultrapassando até mesmo os bettas. Isso acontece pelo fato deles serem peixes resistentes e muito adaptáveis e, por isso, são submetidos as mais horripilantes atrocidades.
Há muitos casos em que os kinguios são criados em pequenas tigelas de vidro e sem nenhum tipo de equipamento (filtro ou termostato). Além disso, pessoas que criam esses peixes nesses ambientes, costumam trocar toda a água do aquário, acabando com a pouca biologia que foi criada dentro dele.
Veja também:
Por mais que o kinguio seja um peixe resistente, ainda assim não deve viver em condições precárias. As carpas, um outro exemplo, são peixes muito bonitos e algumas raças delas, mais apuradas, chegam a valer milhares de dólares quando ganham as concorridas exposições que ocorrem no mundo todo, inclusive no Brasil. No entanto, geralmente são criadas em espaços apertados!
Os kinguios, assim como as carpas, habitam lagos de águas frias e não costumam sofrer com isso. Na maioria das vezes vivem em lagos artificiais de jardim ou interiores. Em alguns países na Europa, ter esse tipo de lago no quintal é muito comum.
Conclusão
Montar um aquário para kinguios não é uma tarefa muito difícil, embora você precise investir em equipamentos um pouco mais caros para criá-los da forma correta.
Os kinguios são peixes pacíficos e que gostam de nadar por todos os cantos do aquário, por isso, é interessante que eles tenham espaço para nadar e que vivam na companhia de outros de sua própria espécie.
Espero que esse artigo possa ter te ajudado sobre como montar um bom aquário de kinguios. Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário que eu irei te responder assim que possível!