Eu devo escolher um aquário de vidro ou acrílico? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles? Confira nesse artigo!
Quando você visita uma loja de aquarismo e vai comprar um aquário, geralmente têm duas opções para escolher: aquário de vidro ou acrílico. Cada um deles servirá com o propósito de reter a água e manter o ecossistema do aquário funcionando corretamente, então vamos dar uma olhada nos prós e contras de cada um deles.
Quais são os prós e contras de um aquário de acrílico?
Prós
O aquário de acrílico possui o mesmo índice de refração da água. Então, isso quer dizer que quando você observa um peixe em um aquário desse tipo, a luz foi dobrada apenas uma ou duas vezes. Por conta disso, você verá menos distorção do animal, e sua cor e tamanho serão bem mais reais.
Além disso, os aquários de acrílico são muito mais leves, portanto, mais fáceis de transportar. Leve em consideração também que eles não farão tanto peso assim em um móvel, por exemplo.
Veja também:
Um aquário de acrílico pode ser facilmente moldado e formado de todos os jeitos que você imaginar. O acrílico é um material que possui menos tendência a distorcer as coisas que estão atrás de curvas. Então, é possível encontrar esse tipo de aquário com formas completamente diferentes das convencionais.
Esse tipo de aquário tende a ser bastante resistente. O material não precisa ser tão grosso quanto o vidro para suportar a mesma quantidade de água, por conta disso, o acrílico tem menos probabilidade de quebrar ou danificar.
Muito utilizado em aquários marinhos, os aquários de acrílico possuem melhor isolamento térmico do que os de vidro, ajudando a manter a temperatura ideal para configurações com recifes de corais.
Contras
Com toda a certeza do mundo, se você tiver um aquário de acrílico, ele vai arranhar. O acrílico, infelizmente é altamente riscável. Embora o impacto não o quebre, praticamente qualquer coisa pode arranhá-lo. Mesmo peixes e outros habitantes podem facilmente arranhar o acrílico com garras ou dentes. Além disso, você precisa ter muito cuidado com a limpeza e a colocação de pedras e substrato.
Um outro fator que pode atrapalhar a compra de um aquário de acrílico, é que geralmente eles são bem mais caros do que os de vidro.
Quais são os prós e contras de um aquário de vidro?
Prós
Ao contrário do acrílico, o vidro é muito mais difícil de arranhar. Para arranhá-lo, por exemplo, você precisa fazer isso com algo bem duro, como uma pedra ou metal para que tenha algum efeito. Assim, ele mantém sua clareza por longos períodos de tempo.
Veja também:
Os aquários de vidro são bem rígidos, por conta disso, podem ficar com a parte superior aberta sem maiores problemas. Por causa da rigidez, eles requerem menos suporte estrutural no topo, evitando que ele flexione ou rache sob o peso da água. Então, você terá acesso mais fácil para trabalhar com os elementos que estão dentro do aquário.
Além de tudo isso, os aquários de vidro são muito mais baratos do que os de acrílico, exceto quando feitos com vidros de altíssima qualidade. Isso lógico, dependerá do que o aquarista está procurando.
Contras
O vidro é muito mais denso, portanto, mais pesado do que o acrílico. Um aquário de vidro pode pesar de 4 a 10 vezes mais do que um aquário de mesmo volume, só que de acrílico.
O índice de refração de um aquário de vidro é bem diferente do da água. Isso significa que, as cores não são exatamente verdadeiras, a posição não é muito precisa, assim como também o tamanho pode ser ligeiramente distorcido.
Um forte impacto sobre um aquário de vidro irá trincá-lo, mas apenas em casos extremos, ele irá quebrar. Embora um aquário desse tipo dificilmente quebre, o de acrílico costuma possuir maior resistência.
Por ser mais rígido e quebradiço, o aquário de vidro não possui muitos formatos diferentes disponíveis, fora que quando são curvos, a luz tende a distorcer ainda mais. Esse tipo de aquário também dissipa o calor com muito mais facilidade do que um aquário de acrílico.
Veja também:
Embora o vidro seja mais resistente a arranhões do que o acrílico, ainda assim um arranhão pode ser permanente, enquanto no acrílico, podem ser atenuados e até mesmo removidos com polimento.
Conclusão
Tanto o vidro quanto o acrílico possuem suas vantagens e desvantagens. Se você quer manter um aquário que possua formas personalizadas, terá que desembolsar mais dinheiro e escolher um aquário de acrílico. Entretanto, caso o intuito seja apenas de criar peixes em um aquário retangular ou quadrado, procure um de vidro, pois é muito mais barato e resistente do que o de acrílico, fora que você pode investir o dinheiro comprando outros equipamentos para ele.