Confira nesse artigo nossas 8 dicas essenciais para a montagem de um aquário plantado para iniciantes.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Nós amamos tanto aquários plantados, assim como também aqueles que só possuem peixes. Mas acredite, se você está pensando em ter um jardim submerso em sua casa, não vai se arrepender em ter que estudar um pouco mais para entender seu funcionamento.
Montar um lindo aquário plantado pode trazer uma beleza única para a sua casa, mas lembre-se de que eles necessitam de boa manutenção e equipamentos específicos, que iremos tratar mais pra frente.
Para ajudá-lo nessa questão, nós criamos esse artigo com 8 dicas essenciais para a montagem de um aquário plantado para iniciantes. Aproveite!
Dica 1 – Existem dois tipos de aquários plantados
Ao iniciar a montagem de um aquário plantado, você pode decidir entre um aquário High Tech (Alta Tecnologia) ou um Low Tech (Baixa Tecnologia).
Veja também:
O aquário plantado Low Tech necessita de baixa luminosidade e tecnologia, com plantas de fácil cultivo e apenas uma camada de substrato inerte. Por outro lado, um aquário High Tech necessita de alta luminosidade, substratos férteis, fertilizantes líquidos e injeção de CO2 para crescimento rápido das plantas.
A primeira opção é mais fácil para quem está começando, portanto, é a escolha ideal para um iniciante. Além disso, você pode ir testando diferentes configurações e aprimorando suas técnicas e conhecendo as diferentes plantas para aquários.
Então, a primeira dica é essa: comece com um aquário Low Tech. Dessa forma, procure pesquisar bastante, o máximo que puder para eliminar qualquer suposição ao tentar atualizar os equipamentos do aquário.
Dica 2 – Conheça os tipos de plantas
Da mesma forma que os aquários, há plantas Low Tech e High Tech, ou seja, aquelas que necessitam de pouca manutenção e as que são bem mais exigentes.
Como você é um iniciante, vai querer começar com as plantas mais fáceis, certo? Então, as plantas Low Tech.
Veja também:
As plantas Low Tech sobrevivem a uma ampla gama de condições de água e dificilmente serão exigentes quando o assunto for, por exemplo, uso de fertilizantes líquidos, substratos férteis, alta luminosidade ou injeção de CO2.
Abaixo, listaremos algumas lindas plantas Low Tech para você começar e experimentar, mas caso queira ver todas as plantas disponíveis em nosso site, clique aqui:
Dica 3 – Posição das plantas no aquário
Depois de comprar as novas plantas, você vai precisar posicioná-las nos lugares corretos dentro do aquário.
Como você sabe, as plantas de aquário irão crescer e podem ficar bem altas, dependendo da espécie. Então, você precisa ter em mente que deve posicioná-las em regiões específicas do aquário.
Há 3 tipos de plantas: plantas de primeiro plano (Frente), intermediárias (Meio) e as plantas de fundo.
Se você reparar bem em um jardim, poderá ver que há arbustos e flores mais altas do que outras, assim como também árvores que compõem a região do fundo, por exemplo.
Bom, em um aquário plantado, você deve fazer praticamente a mesma coisa!
Veja também:
Então, vamos entrar nos detalhes das plantas de forma um pouco mais detalhada.
Plantas de primeiro plano (Frente)
Como o próprio nome sugere, essa plantas devem ser colocadas na região frontal do aquário, pois são bastante curtas e não crescem tanto quanto as outras.
Às vezes, elas crescem bem devagar, demorando mais para se estabelecer do que outras plantas aquáticos. No entanto, elas são lindas, e algumas como a Sagitária, podem formar lindos carpetes no aquário se forem bem cuidadas.
Algumas boas plantas para se colocar na frente de um aquário Low Tech incluem:
Plantas intermediárias (Meio)
Essas plantas costumam ficar mais altas do que as plantas que ficam no primeiro plano e devem ficar na região intermediária, além de poderem enfeitar as laterais expostas do aquário.
Curiosamente, muitas plantas de primeiro plano podem ser anexadas a troncos ou rochas e usadas como plantas intermediárias, como no caso das Anubias.
Algumas boas plantas para se colocar no meio de um aquário Low Tech incluem:
Plantas de fundo
As plantas de fundo geralmente são espécies maiores, que possuem folhas bem largas e que podem atingir grandes alturas.
Os aquaristas geralmente utilizam esse tipo de planta para compor os cantos traseiros dos aquários, já que criam aspectos lindos sem ficarem ofuscadas pelas plantas intermediárias.
Algumas boas plantas que podem ser usadas também como de meio/fundo em um aquário Low Tech incluem, por exemplo:
- Amazonense;
- Samambaia de Java;
- Vallisneria;
- Rabo de Raposa;
- Echinodorus Osiris;
- Cabomba;
- Echinodorus Uruguayensis;
Dica 4 – Entenda sobre a intensidade da luz
Ao iniciar um aquário plantado, você vai precisar de luz, isso é fato! Mas a quantidade e intensidade dela vai depender do tipo de planta que você escolher.
Como você já deve imaginar, plantas Low Tech são ideais para iniciantes. Portanto, com requisitos baixos de luminosidade já irá garantir que elas cresçam vigorosas no seu aquário.
Veja também:
Abaixo, entenda um pouco como funciona a intensidade da luz:
Intensidade de Luz Fraca: Se refere à luz que possui até 25 lúmens por litro;
Esse tipo de luminária é suficiente para ver seus peixes e suas plantas e, por isso, geralmente está inclusa na maioria dos kits vendidos em lojas.
Intensidade de Luz Moderada: Se refere à luz que possui entre 25 – 55 lúmens por litro;
Intensidade de Luz Forte: Se refere à luz que possui entre 55 – 90 lúmens por litro;
O ideal, no entanto, é que você possua uma luminária que fique na casa dos 20 – 40 lumens por litro.
Além disso, a maioria das plantas de aquário precisam de 8 a 12 horas de luz diária, seguidas por um período quase igual de escuridão para se reabastecerem.
Dica 5 – Dá pra ter plantas sem uso de CO2
Cada molécula orgânica de um organismo vivo é baseada em carbono. Portanto, o CO2 desempenha um papel vital em aquários plantados.
De um modo geral, as plantas usam o CO2 no processo de fotossíntese, pois o seu crescimento está relacionado à disponibilidade do gás. Outra vantagem do uso de CO2 é que você evitará algas. Além disso, as plantas ficarão muito mais bonitas e vistosas.
Veja também:
A necessidade de dosagem de CO2 em um aquário não é necessariamente obrigatória. Afinal, os aquários low tech ideais para iniciantes ficarão bem apenas com o CO2 dissolvido na água vindo da superfície do aquário e da respiração dos peixes.
Entretanto, se você precisa que suas plantas cresçam mais rápido, adicione CO2 à medida que aumenta a intensidade da luz no aquário.
Por mais que o carbono líquido não seja o substituto perfeito para o cilindro de CO2, ainda assim, recomendo que você adquira um produto do tipo! Ele irá ajudar suas plantas a se desenvolverem com mais rapidez e evitar o surgimento de algas.
Vou deixar a recomendação do produto Flourish Excel da Seachem, pois costumo utilizá-lo bastante para ajudar minhas plantas crescerem saudáveis! Para comprá-lo, basta clicar no link abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Seachem Flourish Excel | Fonte de carbono orgânico para aquários plantados. Tamanho: 50ml |
Comprar na Amazon |
Dica 6 – Qual é o melhor substrato para um aquário plantado para iniciantes?
Uma das dicas mais interessantes para iniciantes em aquário plantado é escolher o substrato certo.
O substrato fornece uma base para as plantas enraizarem e também constitui um lar para bactérias benéficas. As bactérias mencionadas são importantes porque quebram os resíduos orgânicos dos peixes e das plantas em nutrientes que são absorvidos por elas.
Veja também:
Certamente, há muitas opções de marcas de substratos disponíveis no mercado, no entanto, eles podem ser classificados em duas categorias principais:
- Substrato inerte: areia, cascalho, etc;
- Substrato Fértil: substratos com nutrientes que devem ser adicionados antes da camada de um substrato inerte. Esse tipo é responsável por fornecer nutrientes essenciais para o desenvolvimento de plantas exigentes.
Infelizmente, a grande maioria das opções inertes não possuem nutrientes suficientes e ,portanto, requerem fertilização adicional. Por conta disso, quando você decide adicionar plantas mais exigentes no seu aquário, precisará montá-lo novamente com um bom substrato fértil para que elas possam se desenvolver adequadamente.
Na maioria dos casos, principalmente na montagem de um aquário Low Tech, você pode utilizar um substrato inerte para condicionar suas plantas e, posteriormente, adicionar fertilização líquida para aquelas mais exigentes.
Há diversos tipos de substratos à venda, no entanto, eu recomendo que você adquira um que costumo usar bastante em minhas montagens, o GoldenBlack da OceanTech. Ele é um lindo substrato preto que não altera o pH da água. Excelente para aquários plantados!
Para comprá-lo ou conferir outros substratos, basta clicar no link abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Substrato Inerte Golden Black OceanTech | Areia preta totalmente natural inerte e de pH neutro; Afunda totalmente, ideal para todos os tipos de aquários incluindo aquários plantados. Embalagem: 7kg |
Comprar na Amazon |
Dica 7 – Preciso de um filtro para o aquário plantado?
Dependendo do que você estiver planejando em fazer, o filtro pode não ser uma necessidade absoluta. Mas, se você deseja criar peixes juntos com as plantas, um filtro será absolutamente necessário.
Veja também:
Além disso, plantas e substratos serão bons filtros em aquários plantados, considerando que este ambiente não tenha acúmulo de detritos e resíduos químicos, como cocô de peixes.
A regra é: se você planeja apenas cuidar de algumas plantas no aquário, não há necessidade de adicionar um filtro, mas se for criar peixes, com toda a certeza precisará de um!
Dica 8 – Peixes que não são compatíveis com aquários plantados
É preciso muito cuidado ao montar um aquário plantado e com peixes, uma vez que alguns deles podem não ser ideais para viver com plantas.
Embora a maioria deles se alimentem de algas, algumas espécies adoram bagunçar o substrato e beliscar as plantas. Quer um exemplo? Os kinguios são peixes que adoram revirar o substrato e morder alguns tipos de plantas.
Veja também:
Algumas espécies de peixes que você deve evitar colocar ao iniciar seu primeiro aquário plantado incluem:
Se você já tem algumas dessas espécies no aquário, tente adicionar plantas mais resistentes, por exemplo, Samambaia de Java, Amazonense, qualquer tipo de musgo e anubias.
O que você achou dessas dicas para iniciantes sobre o aquário plantado? Acrescentaria alguma outra dica? Conte-nos nos comentários!
7 Comentários
Pingback: Por que a água do aquário está marrom / amarela e como corrigir esse problema? - MyAquarium
Pingback: Peixe-lua Pigmeu (Elassoma gilberti) - MyAquarium
Pingback: Rasbora Azul Neon (Sundadanio axelrodi) - MyAquarium
Pingback: Tetra Fortuna (Moenkhausia costae) - MyAquarium
Pingback: Neolebias de Ansorge (Neolebias ansorgii) - MyAquarium
Pingback: Top 5 plantas para colocar na parte da frente do aquário - MyAquarium
Pingback: Swordtail Characin (Corynopoma riisei - MyAquarium