Eliminar as algas pode ser um grande desafio para muitos, então, confira nossas 10 melhores dicas para eliminar as algas do aquário de uma vez por todas.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Então você montou um lindo aquário, adicionou algumas decorações, peixes e plantas e do nada começaram a surgir pequenas manchas marrons ou verdes por toda a parte.
Fique sabendo que a grande maioria dos problemas relacionados com as algas podem ser facilmente resolvidos se você tomar algumas medidas simples. No entanto, as algas estão presentes em quase todos os aquários e, por isso, não fique desanimado caso se sinta “premiado” por tê-las por aí!
Nesse artigo, mostraremos as 10 melhores dicas para você eliminar as algas do aquário de uma vez por todas.
10 melhores dicas para eliminar algas do aquário
1. Evite superalimentar os peixes
Por mais divertido que possa ser observar os peixes nadando em direção à superfície quando você oferece uma ração, a superalimentação é uma das causas mais comuns para o surgimento de algas.
Restos de comida produzem amônia e fosfatos que se “transformam” em algas. Uma vez que elas se desenvolvem por conta de alimentos não consumidos e resíduos de peixes, é melhor evitar jogar grandes quantidades de ração no aquário.
Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? Confira nosso artigo que fala sobre como alimentar os peixes de forma adequada.
Procure sempre adquirir rações de alta qualidade para os seus peixes. Aproveite para adquirir algumas delas agora mesmo, clicando aqui!
Veja também:
2. Desligue as luzes
Deixar as luzes do aquário acesas por mais tempo do que o necessário pode encorajar o surgimento de algas no aquário e até mesmo ajudá-las a se espalharem. Por isso, recomendamos que você deixe seu aquário com as luzes acesas entre 8 – 12 horas por dia, dependendo dos peixes que você cria e das necessidades de suas plantas.
Portanto, se você estiver no trabalho o dia todo, acenda as luzes quando chegar em casa e apague-as antes de dormir, ou compre um temporizador de energia para configurar os períodos em que ela deve ficar acesa.
Quer saber qual a quantidade de luz que seus peixes precisam? Nós criamos um artigo especial que trata sobre esse assunto, clique aqui caso queira entender um pouco mais sobre ele.
Aproveite também para adquirir um excelente temporizador de energia para o seu aquário, assim você pode controlar o período em que as luzes ficam acesas e apagadas. Abaixo, listarei alguns dos melhores do mercado:
Última atualização em 2024-12-31 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Veja também:
3. Faça trocas parciais de água
Na natureza, o Nitrato é transportado e diluído pela chuva e pelas correntes de água, tornando mais difícil o crescimento excessivo de algas. Mas em um ambiente tão pequeno, as algas irão florescer se a água não for trocada com certa regularidade. Isso significa que quanto menor for o aquário, mais cuidado você terá que tomar para evitar que o incômodo organismo assuma o controle!
Portanto, você precisará realizar trocas parciais de água com frequência! Quer entender mais sobre esse processo? Clique aqui e fique por dentro desse assunto tão importante no mundo do aquarismo!
O sifão é um excelente aliado na hora de realizar trocas parciais de água, já que ele ajuda a retirar a sujeira que fica acumulada no fundo do aquário. Caso queira adquirir um sifão de qualidade, clique no link abaixo:
- Fácil de usar
- Limpeza rápida e eficiente
- Possui bomba de sucção manual
- Atende até 600 litros
Última atualização em 2024-12-31 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
4. Teste a água do aquário com frequência
É possível encontrar em pet shops uma série de kits para testar a qualidade da água e que podem ajudar a identificar possíveis problemas com ela. Quanto mais cedo você tentar lidar com as algas, mais fácil será controlá-las.
Portanto, procure um bom teste para fosfatos e verifique seus níveis regularmente. Caso os testes mostrem níveis elevados de fosfatos na água, por exemplo, você precisará realizar trocas parciais de água com mais frequência, ou adquirir um filtro de osmose reversa (RO) para filtrar a água antes de colocá-la no aquário.
Utilize o teste da PRODAC para verificar os níveis de fosfatos do seu aquário. Esse produto é conhecido por ser um dos mais famosos do aquarismo. Para adquiri-lo, clique no link abaixo:
- Indicado para aquários de aguá doce e salgada
- A escala de medição de pH vai de 4,5 a 9,0
Última atualização em 2024-12-31 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Você também pode adquirir produtos removedores de fosfatos. Abaixo, listarei um dos melhores do mercado:
- Removedor de Fosfato
Última atualização em 2024-12-31 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Veja também:
5. Monte um kit anti-algas
Se você está com problemas com algas, é imprescindível que possua um bom kit anti-algas para combatê-las. Procure comprar um bom limpador magnético ou um raspador de algas para ajudar a manter os vidros sempre limpos. Além disso, há alguns produtos no mercado que ajudam a evitar o crescimento de algas.
Caso tenha ficado interessado em adquirir um bom antialgas para o seu aquário. Aproveite para conhecer alguns dos melhores produtos disponíveis no mercado, clicando aqui!
Adquira um kit de limpeza para evitar que seu aquário fique infestado com algas:
Última atualização em 2024-12-31 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
6. Plantas vivas ou plantas artificiais
O debate entre plantas vivas e artificiais é sempre muito comum e se resume à preferência pessoal de cada um. As plantas vivas possuem propriedades anti-algas, já que consomem fosfatos e nitratos da água e substrato, evitando que as algas assumam o controle.
Entretanto, se as plantas não forem devidamente cuidadas, podem ser elas a principal causa dos problemas! Se as folhas caírem e começarem a apodrecer, por exemplo, podem poluir o aquário e causar o surgimento de algas.
Se você possui peixes que comem e mordiscam as plantas, isso também pode ser ruim. Por outro lado, as plantas artificiais não resolvem o problema das algas, mas também não o causam.
Ficou em dúvidas sobre que tipo de planta escolher? Nós temos um artigo super interessante que fala sobre os benefícios de cada uma delas, clique aqui para acessá-lo.
Veja também:
7. Peixes comedores de algas
Compre peixes que se alimentam de algas. Mesmo que você utilize um bom limpador magnético, raspador, esses pequenos peixinhos poderão remover as algas incômodas de maneira bastante fácil. Existem muitos peixes que se alimentam de algas e, pode ter certeza de uma coisa, eles estão desesperados por um emprego em seu aquário.
Confira nossa lista com os 5 melhores peixes comedores de algas para aquários.
8. Compre um filtro adequado para o seu aquário
Um filtro de boa qualidade ajuda a remover o excesso de comida, matéria orgânica em decomposição, produtos químicos perigosos e resíduos de peixes da água.
Os peixes excretam resíduos constantemente enquanto nadam. Se esses resíduos não forem removidos, as toxinas irão se acumular tanto que as algas se tornarão as donas do aquário!
Portanto, adquira um filtro que passe por ele uma quantidade por hora 5 vezes maior do que a litragem do seu aquário! Quer entender mais? Confira esse artigo que criamos sobre como manter a água do aquário cristalina. Nele, é possível ter uma ideia da importância de uma boa filtragem.
Veja também:
9. Remova qualquer peixe morto do aquário rapidamente
Se um peixe morrer, tire o coitado do aquário, dê um funeral digno e siga em frente o mais rápido possível. Peixes em decomposição podem ser um pesadelo para o aquário.
Seus peixes estão morrendo e você não sabe o por quê? Clique aqui e veja quais são os motivos que podem estar causando a morte deles.
10. Oxigene a água
O dióxido de carbono (CO2) nutre as algas, enquanto o oxigênio as deixa famintas. Portanto, adicione um filtro mais potente ou uma bombinha de ar com uma pedra porosa para fazer a água circular no aquário e estimular a oxigenação. As plantas vivas também podem ajudar a introduzir o oxigênio no aquário.
Ficou com dúvidas? Clique aqui e veja a importância da oxigenação e movimentação da água em um ambiente aquático.
Então, o que você achou das nossas dicas para ajudar a eliminar as algas do aquário? Você possui alguma outra? Deixe nos comentários sua experiência!
8 Comentários
Pingback: Ciclídeo Aurora (Maylandia aurora) - MyAquarium
Pingback: Quais são os benefícios do ozônio para um aquário? - MyAquarium
Pingback: Peixe Lápis Anão (Nannostomus marginatus) - MyAquarium
Pingback: Peixe Espada (Xiphophorus hellerii) - Ficha Técnica | MyAquarium
Pingback: Top 13 peixes para aquários comunitários ideais para iniciantes - MyAquarium
Pingback: Como montar um aquário para camarões (neocaridina)? - MyAquarium
Pingback: Confira 8 peixes compatíveis com o Lebiste (Guppy) - MyAquarium
Pingback: Comedor de Algas Siamês (Crossocheilus oblongus) - MyAquarium