Nesse artigo, confira 5 plantas ideais para colocar em um aquário com as famosas coridoras. Muitas delas são fáceis de encontrar em lojas de aquarismo!
As coridoras são uns dos peixes de fundo mais procurados pelos aquaristas por causa de seu comportamento pacífico, habilidades únicas de limpeza e, principalmente, por conta de suas lindas cores.
Existem centenas de espécies delas com diferentes tamanhos, preços, aparência, parâmetros de água e muito mais. No entanto, nesse artigo, iremos focar em algumas espécies de plantas ideais para compor um aquário de coridoras. Então, vamos lá!
O que torna uma planta ideal para um aquário de coridoras?
Por serem habitantes de fundo, as coridoras preferem substratos com no mínimo 5 cm de altura, bem como diferentes variedades de plantas vivas para “imitar” seu habitat natural.
Veja também:
As plantas vivas em um aquário de coridoras é importante porque ajuda a fornecer locais seguros para que elas possam dormir, explorar ou até mesmo se esconder, caso haja possíveis ameaças. As plantas vivas também ajudar a oxigenar o aquário e atuam como um sistema de filtragem bônus, utilizando os nutrientes da água do aquário.
As coridoras, em particular, preferem plantas que sejam grandes o suficiente para que elas possam se esconder. Seja um arbusto ou uma planta que possui folhas grandes e largas, elas irão adora de qualquer forma.
Confira 5 plantas ideais para um aquário com coridoras
Helanthium tenellum
Conhecida anteriormente como Echinodorus Tenellus, a Helanthium tenellum é uma planta que cria um ambiente bastante suave e relaxante no aquário, e as coridoras irão adorar andar pelo meio de suas folhas.
Como suas folhas são mais estreias do que largas, elas podem não fornecer uma grande proteção para as coridoras, mas ainda assim, é bastante divertida para que possam explorar. No entanto, cuidar dessa planta pode não ser uma das tarefas mais fáceis, uma vez que exigem iluminação moderada, uso de substrato fértil, injeção de CO2 e fertilização líquida.
Veja também:
Embora as coridoras prefiram ambientes com pouca luz, elas são peixes altamente adaptáveis, então não se assuste com plantas que requerem bastante luz – apenas certifique-se de fornecer alguns esconderijos e locais escuros para que elas possam descansar.
Cryptocoryne parva
Caso esteja procurando uma planta para colocar na frente do aquário e que seja fácil de cuidar, adicione a cryptocoryne parva. Essas plantas são bastante interessantes e uma adição exuberante que suas coridoras irão adorar.
Existem mais de 60 espécies diferentes de cryptocoryne, sendo a cryptocoryne parva uma das menores. Elas crescem pouco em águas relativamente paradas ao longo de rios e riachos e podem medir entre 5 e 10 cm de altura.
As coridoras gostam dessas plantas porque suas folhas fornecem refúgio e, eventualmente, podem crescer cobrindo grandes espaços dentro do aquário. Além disso, como as coridoras são bem esfomeadas, podem procurar alimento em meio as suas folhas.
Veja também:
Mesmo que você tenha outras plantas no aquário que possam ofuscar a cryptocoryne, ela ainda irá prosperar. Apenas certifique-se de deixá-la sozinha e em um aquário bem estabilizado.
Vallisneria
A Vallisneria é uma planta de crescimento rápido. Ela possui folhas estreitas e delicadas e pode atingir cerca de 70 cm de altura, portanto, perfeita para compor a parte do meio ou fundo do aquário.
No entanto, pode demorar até dois meses para que elas se estabeleçam no aquário, mas, uma vez que o faça, irão se propagar muito rápido através de mudas. Mesmo a cada três dias, uma vallisneria pode gerar um novo broto.
Se você é um iniciante, esta é uma boa escolha, já que você não precisa ficar podando essa planta o tempo todo.
Com folhas largas e altas geralmente ficam dançando sobre o topo do aquário e servem como um local seguro para as coridoras. Lembre-se que esses peixes são sociáveis, embora às vezes tímidos, devem ter um lugar seguro para que possam se refugiar e descansar.
Blyxa Japonica
A Blyxa japonica é uma planta que ganhou notoriedade com o passar dos anos. O termo blyxa, por exemplo, é derivado de uma raiz grega que significa “jorrar ou brotar”.
As coridoras adoram a Blyxa porque suas folhas podem atingir cerca de 20 centímetros de altura, proporcionando um abrigo seguro para elas e outros peixes, inclusive alevinos.
Veja também:
A planta vai cobrir qualquer espaço disponível em um aquário, mas não se preocupe, porque as coridoras vão gostar ainda mais disso, com mais lugares para cavar e vasculhar em busca de alimento.
Os aquaristas gostam dessa espécie de planta porque ela possui uma taxa de crescimento e iluminação moderada, além de parecer um pequeno arbusto, dando um toque único ao ambiente.
Sagittaria Subulata
A Sagittaria subulata é uma outra excelente planta para se ter em um aquário com coridoras. Elas são resistentes e crescem muito rápido em ambientes ricos em nutrientes.
Além disso, quanto menos luz a Sagitária receber, mais as folhas tentarão crescer para cima para alcançá-la, então a iluminação moderada funciona melhor. A planta pode se espalhar rapidamente pelo aquário, criando um lindo carpete natural para os habitantes de fundo, como as coridoras.
De um modo geral, as coridoras irão adorar nadar por entre suas folhas e socializar com outros peixes de seu cardume nesses locais.