Será que as algas em um aquário podem matar os peixes? Como manter eles e as plantas protegidas das algas?
Então elas apareceram! Depois de todo o esforço empregado para criar a paisagem aquática perfeita para os seus peixes, lá estão as algas! O que aconteceu? Será que elas podem matar os meus peixes?
As algas em um aquário podem matar os peixes?
De certa forma sim! Se o aquário tiver uma grande quantidade de algas, isso pode diminuir os níveis de oxigênio e liberar produtos químicos nocivos na água, causando tanto a morte dos peixes quanto de plantas. Com uma manutenção adequada, elas serão relativamente inofensivas, mas de um modo geral, possuem potencial para matá-los.
Veja também:
O que são as algas e por que estão no meu aquário?
As algas são um dos problemas mais comuns na vida de qualquer aquarista, independente se ele possui um aquário plantado ou não. Saiba que é absolutamente natural que elas cresçam. As algas aparecem quando há excesso de nutrientes e luz no seu aquário. Simplificando, são as “plantas” que você nunca pediu, mas que virão de qualquer maneira.
Elas vão aparecer persistentemente, como invasoras tentando tomar toda a sua casa, isso se deve ao fato de que elas sobrevivem nas mesmas condições que suas plantas e peixes. Água, luz e nutrientes são tudo o que elas precisam para prosperar.
A razão pela qual elas podem estar crescendo no seu aquário é devido a:
1. Superalimentação dos peixes
É muito importante que tenha em mente a quantidade de ração que você dá para os peixes. Se você deixar qualquer resto de ração no aquário, ela criará nitrato. O excesso de nitrato acabará se tornando perigoso para a vida aquática, ou seja, para os peixes e plantas. No entanto, as algas amam nitratos. Quando mais alto seus níveis, mais delas você terá.
Então, procure alimentar seus peixes com pequenas quantidades, espere alguns minutos e retire qualquer excesso de comida que vir a flutuar.
Veja também:
2. Deixar as luzes acesas por muito tempo
Se você tiver um aquário plantado, a recomendação é que deixe as luzes acesas entre 8 – 12 horas por dia. Mais do que isso pode ocasionar o surgimento de algas. Então, certifique-se de que sua luz artificial não seja forte o suficiente para estar causando esse problema. Mantenha um temporizador ligado na energia ou crie uma rotina diária para acender e apagar as luzes na hora certa. Também é uma excelente ideia não colocar o aquário onde a luz solar direta seja proeminente.
3. Não limpar o aquário com frequência
A manutenção de um aquário é primordial para evitar o surgimento de algas. Sobretudo com o tempo, você notará plantas mortas, rações não comidas e mais lixos flutuando por aí. Todos os dias, você deve dar uma olhada para o aquário e se houver alguma coisa flutuando no topo, basta retirá-la. Também é recomendável realizar trocas parciais de água e fazer testes com a água com bastante frequência.
4. Falta de uma boa equipe de limpeza
Nem é preciso dizer que peixes comedores de algas são essenciais para todos os aquários. Esse tipo de peixe é como ter uma equipe de manutenção diária que mantém seu aquário limpo. Eles irão ajudar na limpeza comendo, por exemplo, restos de ração, algas e quaisquer outros detritos que possam surgir. Lembre-se apenas que eles também precisam de uma dieta própria para poder crescerem saudáveis.
5. Aquário superlotado
Muitos peixes deixarão seu aquário deslumbrante, entretanto, quanto mais peixes, mais resíduos. Mais resíduos equivalem a mais nitratos, ou seja, mais algas. Para esse tipo de situação, menos é mais.
Procure pesquisar sobre as espécies que você está criando. Veja quais são os requisitos básicos e a quantidade de peixes que você pode adicionar em determinada litragem. Isso já vai te ajudar bastante na hora de evitar a superpopulação no aquário.
Veja também:
Como manter meus peixes e plantas seguros das algas?
A melhor maneira de manter as algas fora do aquário é com trocas parciais de água constantes e uma manutenção adequada. Contudo, se você é do tipo que gosta de criar lindas paisagens aquáticas, já tem uma chance maior de que seu ambiente seja saudável para os peixes. Ao processar nitratos, fosfatos e amônia, as plantas aquáticas ajudam a manter a qualidade da água.
Além disso, as plantas são ótimas em absorver os nutrientes no aquário em comparação com as algas. Aquários plantados já se saem muito melhor do que aqueles que não possuem plantas. As algas começarão a crescer ao menor sinal de negligência e desequilíbrio. Por isso, é do total interesse dos seus peixes que você fique de olho no estado em que o paisagismo está.
Certifique-se de remover todo e qualquer resíduo que inclua:
- Plantas morrendo;
- Folhas podres;
- Resíduos de peixes;
- Peixes mortos;
- Algas;
- Ração extra;
- Qualquer resíduo flutuando no aquário;
Conclusão
De certa forma, as algas em um aquário podem matar os peixes. Se o aquário tiver uma grande quantidade delas, mas muito mesmo, pode diminuir os níveis de oxigênio e liberar produtos químicos nocivos na água, causando tanto a morte dos peixes quanto de plantas.
No entanto, o surgimento de algas está intimamente ligado com a falta de manutenção e cuidados gerais com o aquário, ou seja, uma coisa leva a outra. Quanto menor for o cuidado com o ambiente em que seus peixes vivem, maior é a probabilidade de que adoeçam e acabem morrendo. Portanto, você não poderá culpar apenas as algas, não é mesmo?