Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
As trocas parciais de água (TPA), quando realizadas frequentemente, são de extrema importância para o seu aquário. Mas trocas totais de água (TTA) podem levar a sérios problemas. Há muitos mitos e mal-entendidos sobre esse processo.
Vamos citar o exemplo de um dono de aquário que não vinha fazendo trocas parciais de água desde que montou o aquário, isso há um ano.
Quando um amigo notou que o cascalho estava sujo, o dono ficou sabendo que deveria fazer trocas de água e limpar o filtro.
Veja também:
Ele imediatamente efetuou uma enorme troca de água, aspirou o cascalho completamente e mudou o meio filtrante, isso é o que chamamos de trocas totais de água (TTA).
No primeiro momento, tudo parecia correto, mas no dia seguinte, ele descobriu que metade dos seus peixes estavam mortos. Nas duas semanas seguintes, todos os peixes haviam morrido, embora ele tenha efetuado freneticamente várias outras trocas de água.
O que deu errado nesse caso?
Será que a troca de água matou seus peixes? Sim, mas não porque ele realizou esse procedimento! A causa é mais complexa do que isso. Ao longo do tempo, os subprodutos de resíduos dos peixes, restos de comida, folhas mortas das plantas, alteram a química da água. Como os peixes estão vivendo nessas condições, eles se ajustam a ela bem lentamente. Por isso, quando ocorre uma Troca Total de Água (TTA), há uma mudança drástica na composição química dela, e devido a essa mudança, os peixes não toleram e morrem.
Veja também:
Aqueles peixes que não morrem imediatamente ficam estressados e podem sucumbir a doenças nas próximas semanas ou meses. Naturalmente, o dono acha que a troca de água foi a causa e, portanto, uma má ideia realizar esse procedimento.
Por que você deve realizar apenas trocas parciais de água?
Se uma troca de água pode matar os peixes do meu aquário, porque eu preciso efetuar esse procedimento?
A resposta é que trocas parciais de água e não totais são importantes para a saúde a longo prazo dos seus peixes.
Os resíduos dissolvidos na água, que não ficam aparentes a olho nu, não chegam a matar o peixe, dependendo da composição, mas o estresse reduz sua imunidade as diversas doenças do aquarismo.
Veja também:
Geralmente os peixes são expostos à bactérias, vírus e parasitas com mais frequência do que os donos percebem.
Um peixe com um sistema imunológico forte raramente fica doente, mesmo quando exposto às doenças. Por outro lado, um peixe ficará doente mais facilmente devido ao estresse gerado pelas más condições da água e / ou dieta inadequada.
Mesmos os peixes que não forem vítimas de doenças podem ser afetados de outras maneiras.
Níveis elevados de nitratos na água podem impactar no crescimento do animal, bem como sua capacidade para se reproduzir.
Os peixes mais jovens são particularmente sensíveis as más condições da água. A melhor coisa que você pode fazer para manter seu peixe saudável é realizar trocas parciais de água (TPA) e monitorar os parâmetros da água com frequência.
Você deve sempre monitorar os parâmetros da água do seu aquário (amônia, nitrito e pH). Pensando nisso, deixarei os três principais testes do mercado para você adquirir agora mesmo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Amônia Tóxica | Teste que identifica a quantidade de amônia na água doce. Conteúdo: 50 testes |
Comprar na Amazon | |
Nitrito Alcon | Teste para identificar a quantidade de nitrito tóxico na água do aquário. Funciona para aquários de água doce e salgada. Conteúdo: 100 testes |
Comprar na Amazon | |
pH Tropical Alcon | Mede o pH na escala de 6,2 a 7,5. Para aquários de água doce. Conteúdo: Realiza 60 testes |
Comprar na Amazon |
Não realizo trocas de água no aquário. Preciso começar?
Se você chegou até aqui e descobriu que não fez TPAs no seu aquário durante meses, ou possivelmente anos, não será nada sábio tomar a atitude de simplesmente realizar uma troca repentina e massiva da água do aquário.
No entanto, você deve começar a realizar essas trocas aos poucos. Comece trocando menos de 5% do volume total do aquário.
Aguarde uma semana e faça outra pequena troca de água. Continue esse processo por vários meses, cada vez aumentando a porcentagem de água trocada, chegando a no máximo 20% e 30% do total da água, quando já estiver craque nesse procedimento.
Veja também:
Isso sujeitará seus peixes a uma mudança lenta na química da água, à qual eles podem se adaptar sem causar danos à saúde.
Com isso você descobrirá que, à medida que se acostumar com a rotina de TPAs, levará menos e menos tempo para realizar a tarefa.
Lembre-se sempre que esse é um tempo bem gasto, pois a água limpa é a chave para manter seus peixes saudáveis e aumentar sua expectativa de vida.