O Baiacu é um peixe fascinante devido ao seu formato e personalidade única, mas muitas espécies ficam incrivelmente grandes, requerem água salobra ou são muito agressivas para serem mantidas em aquários com outros peixes. Felizmente, o Baiacu Amazônico (Colomesus asellus) é um dos poucos baiacus que pode conviver em aquários comunitários. Nesse artigo, descubra como cuidar desse estranho ser e veja se ele é o peixe certo pra você!
Quem é o Baiacu Amazônico?
O Baiacu Amazônico é uma linda espécie encontrada no Rio Amazonas e seus afluentes, que vai do Peru à ilha de Marajó. Na natureza, esses animais se alimentam de pequenos caramujos, insetos e matéria vegetal. Seu corpo amarelado é coberto por faixas escuras que mais se assemelha a uma abelha, e tem uma barriga branca com uma mancha preta perto da base da cauda.
Ainda não se sabe muito sobre a criação desses animais em cativeiro, portanto, todos os animais vendidos em lojas são encontrados na natureza. Muitos deles podem vir extremamente magros e e com infecções parasitárias. Por isso, evite comprar peixes que estejam com o abdômen retraído ou coberto por manchas brancas.
Veja também:
Mesmo que você adquira um espécime saudável, certifique-se de colocá-lo em um aquário de quarentena para garantir que ele não transmita doenças para os outros peixes. Devido à alta probabilidade de patógenos, recomendamos sempre tratá-los antes de adicioná-los em qualquer ambiente comunitário.
O Baiacu Amazônico pode inflar?
Sim, eles podem aspirar a água ou ar como mecanismo de defesa, mas não os force para ver esse comportamento. É mais fácil você procurar fotos na internet do que tentar ver seu peixe ativar seus mecanismos de defesa. Além disso, na hora de transportá-lo, certifique-se de utilizar um pequeno pote plástico ao invés de redes.
Quanto tempo vive um Baiacu Amazônico?
A maioria dos cuidadores desses peixes relatam que eles costumam viver por cerca de 8 – 10 anos e às vezes até mais. Isso vai depender bastante dos cuidados que você mantiver com eles!
Como montar um aquário para o Baiacu Amazônico?
Como o Baiacu Amazônico é um peixe bastante ativo, eu recomendo que você mantenha-o em um aquário com no mínimo 100 litros, mas sendo o ideal 200 litros. Além disso, por viverem em uma variedade enorme de habitats na natureza, o ideal é que sejam mantidos em águas moles ou duras, com níveis de pH que variem entre 6,0 – 8,0 e temperatura na faixa de 22° – 28°C.
Procure criar um ambiente densamente plantado ou com muitas decorações para quebrar a linha de visão desses peixes e evitar que eles fiquem agressivos com as outras espécies. Na natureza, o Baiacu Amazônico vive em locais com um fluxo de água bastante agitado, por isso, adicione um bom filtro ao aquário para prover a oxigenação que necessitam.
Veja também:
Posso manter mais de um Baiacu Amazônico no aquário?
O ideal é que sejam mantidos sozinhos ou em grupos de seis ou mais. Se você decidir criar um grupo menor do que esse, pode ser que comecem a entrar em disputas territoriais. Adicione muitas decorações e plantas para criar bloqueios na linha de visão deles e dar-lhes áreas interessantes para explorar.
Quais são os peixes compatíveis com o Baiacu Amazônico?
Fique ciente de que o Baiacu Amazônico é um peixe que possui muito mais atitude do que os demais e, por isso, pode beliscar peixes com nadadeiras longas e que sejam mais lentos. Além disso, eles são propensos a comer invertebrados como caramujos e camarões. Ao invés disso, mantenha-os com outros peixes pacíficos de tamanho semelhante que sejam igualmente enérgicos, como peixe espada, tetras, rasboras e ciclídeos anões.
Qual é o alimento ideal para o Baiacu Amazônico?
Assim como a grande maioria dos baiacus, o Baiacu Amazônico possui quatro dentes que crescem de forma contínua na frente da boca que criam uma espécie de “bico”, permitindo-lhes mastigar as cascas duras de crustáceos e moluscos.
Para evitar que seus dentes fiquem muito compridos, você deve alimentá-los com todos os tipos de alimentos crocantes, como caramujos e krill congelado. Embora não ajude muito na hora de lixar os dentes, você também consegue alimentá-los com bloodworms congelados.
Veja também:
Como cortar os dentes do Baiacu Amazônico?
Se os alimentos duros não estiverem afiando seus bicos o suficiente, os dentes do Baiacu Amazônico podem ficar tão grandes que eles não conseguirão mais comer da forma adequada. Para evitar que morram de fome, você precisa cortar as pontas dos dentes com um aparador de cutículas bem afiado.
Na internet é possível encontrar vários métodos para afiar os dentes dos baiacus, mas uma técnica bastante comum é adicionar, em um pote separado, 2 a 4 gotas de óleo de cravo e 1 litro de água . Adicione o baiacu nessa solução anestésica leve e ele deve ficar sedado em um ou dois minutos.
Segure o baiacu sonolento em seu punho; se o baiacu estiver muito escorregadio, utilize luvas cirúrgicas ou uma rede para obter uma melhor aderência. Use um cortador de cutículas para aparar as pontas pontiagudas dos dentes superiores e inferiores, conforme necessário. Coloque o peixe de volta na água doce e ele deve acordar em alguns minutos.
Dependendo do baiacu e da sua dieta, esse procedimento pode precisar ser repetido a cada 4 – 12 meses.
Caso a ideia de odontologia não seja muito atraente pra você, considere criar um de seus parentes menores, como o baiacu-anão. Esses pequenos animais só crescem cerca de 3,5 cm e podem ser mantidos em aquários bem pequenos, além de não possuírem problemas com dentes grandes que necessitem ser afiados.