Nesse artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o Ciclo do Nitrogênio, conhecido popularmente como Ciclagem.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
O Ciclo do Nitrogênio é um processo que a maioria dos aquaristas conhecem quando estão iniciando no hobby. Se você é um aquarista experiente, as chances de que você já esteja familiarizado com ele será muito alta.
Mas nem todos entendem como funciona esse processo, e há alguns pequenos equívocos que algumas pessoas seguem no início. O Ciclo do Nitrogênio é um dos conceitos mais importantes que você precisa entender antes de montar seu primeiro aquário.
Veja também:
A Ciclagem (Ciclo do Nitrogênio), Simplificado.
O Ciclo do Nitrogênio é o processo pelo qual os resíduos nitrogenados (cocô dos peixes, plantas em decomposição, comidas não consumidas) são destruídos.
Isso começa quando a amônia (e outros resíduos nitrogenados) é convertida, nitrificando as bactérias em nitrito. Em seguida, o nitrito é convertido por bactérias para nitrato.
Porque devemos nos preocupar com isso?
Bem, tanto a amônia quanto o nitrito são muito tóxicos para peixes de aquário.
Amônia
Quase tudo que é vivo em um aquário libera amônia. Os peixes produzem resíduos, folhas de plantas mortas se decompõem, e restos de alimentos apodrecem, liberando-a no aquário.
Mesmo em um nível baixo, a amônia é muito tóxica para os peixes e pode danificar várias células e diferentes tecidos (incluindo as brânquias), prejudicando seu crescimento, enfraquecendo seu sistema imunológico, e até mesmo, matando o animal.
Nitrito
O Nitrito é criado no aquário quando bactérias benéficas (por exemplo, Nitrosomonas) consomem amônia e a utilizam como fonte de alimento.
Veja também:
Infelizmente, o nitrito é quase tão tóxico quanto a amônia. Peixes absorvem o nitrito muito fácil, que acaba reagindo com a hemoglobina (a proteína transportadora de oxigênio) no sangue.
Quando isso acontece, há uma redução da capacidade do sangue de transportar oxigênio. Em níveis baixos, o nitrito pode prejudicar o crescimento de um peixe. Em níveis altos, o sangue não é capaz de transportar oxigênio suficiente para as células sobreviverem, resultando na perda de tecido e, eventualmente, a morte do animal.
Nitrato
Nos aquários de água doce, o estágio final do Ciclo do Nitrogênio começa quando colônias adicionais de bactérias benéficas consomem Nitrito e os converte em Nitrato.
O Nitrato não é inofensivo, porém é muito menos tóxico do que a Amônia ou o Nitrito. Entretanto, o Nitrato em altas concentrações pode causar diversos problemas, como inibir os efeitos das vitaminas, reduzir o crescimento dos peixes e aumentar o estresse, enfraquecendo seus sistemas imunológicos.
Geralmente, recomenda-se manter níveis de Nitrato abaixo de 20 ppm, sendo o ideal de 5 a 10 ppm.
A boa notícia é que muitos peixes de água doce podem lidar com níveis altos de nitrato com dano mínimo, mas é fácil reduzir seus níveis apenas fazendo uma troca parcial de água.
Você deve testar os valores da amônia, nitrito e pH durante a Ciclagem do aquário. Então, vou indiciar os três principais produtos do mercado para você adquirir agora mesmo:
Última atualização em 2025-01-04 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Realizando o Ciclo do Nitrogênio
A chave do ciclo são as colônias de bactérias benéficas que se desenvolvem e convertem resíduos através das várias etapas do ciclo do nitrogênio.
Embora existam estudos feitos para identificar as espécies exatas de bactérias que realizam as várias conversões, a verdade é que existem muitas espécies de vários grupos que podem realizar qualquer um dos estágios, dependendo de algumas condições ambientais.
Veja também:
No final das contas, quais as bactérias que você possui é menos importante do que o fato de que estão lá e você está dando um ambiente para que elas possam crescer.
Como as bactérias chegam ao aquário?
A boa notícia é que essas bactérias estão presentes em todos os lugares. Desde que estejam no ambiente certo e que tenham uma fonte de alimento, elas vão crescer.
Existem produtos no mercado de pets que adicionam grandes colônias de bactérias para ajudar a ciclar os aquários mais rápido. Estes produtos podem ajudar a acelerar a ciclagem, mas há algumas coisas que você precisa saber.
Se o ambiente do aquário não for o ideal (por exemplo, se o pH for muito baixo), ou se o produto não foi armazenado da forma correta, ou até mesmo você não tenha seguido as recomendações do fabricante, as bactérias podem estar comprometidas na embalagem e morrer antes que se estabeleçam no aquário.
Uma vez que as bactérias começam a crescer no aquário, existem algumas exigências: uma boa área de superfície para crescer, uma fonte de alimento e condições ideais de água para prosperar.
Para acelerar a ciclagem do seu aquário, você pode utilizar um produto muito famoso chamado Stability. Ele irá ajudar no processo de criar bactérias nitrificantes em sua filtragem biológica! Deixarei o link do produto aqui embaixo para você comprar agora mesmo:
- Sistema de estabilização de tanques para aquário marinho e doce
- Previne a “Síndrome do aquário novo”
- Auxilia na saúde do seu aquário
- Acelera a biologia do aquário
Última atualização em 2025-01-04 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Área de Superfície
As bactérias benéficas colonizam todas as áreas dentro de um aquário, mas o mais importante são as superfícies de meios filtrantes biológicos.
Mídias como esponjas, anéis de cerâmica e bio-balls são criadas para ter a maior área possível, e permitir o maior número de bactérias alojadas.
Filtros de mídia biológica são importantes porque a água passa pela mídia, e traz resíduos de nitrogênio para as colônias de bactérias.
Veja também:
Fontes de Alimento
Quando falamos sobre essas bactérias exigindo uma fonte de alimento, estamos nos referindo aos resíduos nitrogenados que elas quebram. Por exemplo, colônias bacterianas que convertem Amônia em Nitrito não crescerão se a Amônia não estiver presente.
Aquaristas entram em discussão com frequência sobre se há problemas em adicionar um pequeno número de peixes desde o início para fornecer amônia ou se executar esse processo sem peixes é melhor.
Embora não haja uma resposta certa (ambos têm sido bem-sucedidos usando os dois métodos), há algumas coisas que você precisa saber. Ao usar um peixe como fonte de amônia, você precisa ajustar os níveis para que ela não se acumule e acabe trazendo problemas para o animal.
Isso significa que os parâmetros da água devem ser testados com frequência e que trocas parciais de água devem ser realizadas para baixar os níveis de amônia.
É importante dosara quantidade de amônia no aquário para não trazer problemas para o peixe, ou seja, utilizando esse método, você terá uma demora na ciclagem do aquário.
Se você preferir fazer a Ciclagem sem peixes, você precisará entender que não é apenas enchendo o aquário com água e esperar que vai funcionar. Este é um erro comum cometido por novos aquaristas.
Portanto, sem uma fonte de amônia no aquário, o ciclo nunca irá começar. Para a ciclagem sem peixes, o aquário precisa ser dosado com uma quantidade de amônia pura. Certifique-se de utilizar amônia pura, sem outros produtos químicos.
Veja também:
Condições da Água
A maioria dos aquários não terá problemas para que as colônias de bactérias cresçam. No entanto, existem alguns fatores que podem ajudar a evitar problemas ou acelerar o ciclo. A primeira, e talvez a mais importante, é o pH da água, já que quanto menor o pH, menos amônia e mais amônio você irá possuir.
Quando o pH está em 6,0 ou abaixo disso, quase não há amônia presente, ou seja, você terá um crescimento benéfico muito limitado. Por outro lado, o crescimento de bactérias nitrificantes diminui quando o pH sobe acima de 8,0. Um pH ideal deve ficar na faixa de 7,5.
A temperatura também têm um papel muito importante no crescimento das bactérias. De um modo geral, um intervalo de 26°C a 29°C pode produzir bons resultados. Temperaturas abaixo disso, farão com o que as bactérias levem mais tempo para se reproduzirem.
Mas, independente de como você escolher definir seus parâmetros de água para que as bactérias cresçam, lembre-se de que elas são muito mais adaptáveis à química da água do que seus peixes. Então, certifique-se de ajustar a química da água para o peixe que você pretende colocar dentro do aquário, ao invés das bactérias.
Então, havendo uma quantidade suficiente de oxigênio dissolvido na água (utilizando filtros), as colônias de bactérias benéficas irão maximizar seu crescimento.
Veja também:
Acompanhando a Ciclagem (Ciclo do Nitrogênio)
Durante o processo de ciclagem, realize testes na água, testando uma vez por dia e registrando todos os resultados possíveis.
Como saber quando um aquário está ciclado?
A única maneira de saber é testando os parâmetros da água, especificamente os níveis de amônia, nitrito e nitrato. No início, os níveis de amônia irão aumentar, mas se for acima de 5ppm, as bactérias benéficas podem morrer.
Se isso acontecer, efetue uma troca parcial de água para diminuir esse nível. Se estiver dosando amônia no aquário, suspenda o uso até o nível de amônia ficar abaixo de 5ppm.
Após alguns dias, o nível de amônia começara a cair e o nitrito irá aumentar. Ao usar o método de ciclagem sem peixe, continue adicionando a mesma quantidade de amônia que você já vem colocando.
Quando os níveis de nitrito começarem a subir, em alguns dias também irá cair. Então, isso irá significar que o nitrito está sendo convertido em nitrato e você deve ver o nível de nitrato começar a subir.
Continue esse processo até que os níveis de amônia e nitrito cheguem a zero (teste 24 horas após a última adição de amônia).
Quando chegar nesse ponto, saberá que seu aquário está ciclado.
Realize uma Troca Parcial de Água (porque o nitrato deve ter subido) e teste sua água uma última vez.
Veja também:
Se todos os parâmetros estiverem alinhados, ou seja, Amônia e Nitrito zerados, você poderá adicionar peixes ao seu aquário.
O período de tempo necessário para um aquário ciclar pode variar muito. No entanto, já vi casos de aquários sendo ciclados em menos de uma semana e outros em que demoraram meses para efetuar tal processo.
Tenha muita paciência durante esse processo!
Se você planeja montar um aquário, é importante que você tenha uma sólida compreensão do Ciclo do Nitrogênio, pois o melhor passo para garantir um aquário de sucesso é permitir que ele funcione da forma certa.
Por fim, se você acompanhar os níveis de amônia, nitrito e nitrato no seu aquário, não só irá começar com o pé direito, mas também irá permitir que identifique outros problemas, como se o aquário não está superlotado ou se a rotina de manutenção está sendo insuficiente.
10 Comentários
Preciso estudar muito sobre a ciclagem , muito boa a matéria, mas não consigo entender nada, como é difícil, não posso só por o peixinho betta com termostato e filtro ?
Preciso fazer esse processo todo ? É muito difícil
Pingback: Por que os peixes do meu aquário não crescem? - MyAquarium
Pingback: Por que meu peixe kinguio está mudando de cor? - MyAquarium
Pingback: Como baixar o nível de amônia em um aquário naturalmente? - MyAquarium
Pingback: 10 peixes ideais para colocar em um aquário pequeno! - MyAquarium
Pingback: Por que meu kinguio (peixinho dourado) fica no canto do aquário? - MyAquarium
Pingback: Rasbora Mínima (Boraras urophthalmoides) - MyAquarium
Pingback: Como remover a sujeira acumulada no fundo do aquário? - MyAquarium
Pingback: Qual o perigo do excesso de Nitrito para os peixes de aquário? | MyAquarium
Pingback: Qual é a importância da agitação da água na superfície do aquário? | MyAquarium