Com que frequência posso adicionar peixes ao meu aquário? Descubra nesse artigo se o seu aquário comporta mais animais!
A frequência com que você pode adicionar peixes ao aquário está inteiramente ligada a qualidade da água e ao tamanho do aquário. A água do seu aquário, por exemplo, deve ser testada no dia em que você deseja adicionar mais peixes – a amônia e o nitrito devem estar zerados.
A amônia ou o nitrito devem estar com valores inferiores a 0,1 ppm, acima disso, o recomendado é não adicionar novos peixes. Isso indica que o kit de teste está mostrando que há mais resíduos (cocôs e restos de ração) dos peixes do que as bactérias conseguem consumir.
Veja também:
Em teoria, se a amônia e nitrito estiverem zerados, você pode adicionar novos peixes. No entanto, faça testes regulares na água para verificar se houve alguma variação ao adicionar determinada quantidade de peixes.
Não tenha pressa em adicionar novos peixes
Todo aquário retém um número finito de peixes antes que fique superlotado. A maior tentação de todo aquarista é sair comprando uma infinidade de peixes e ir adicionando ao tudo ao mesmo tempo. Tenha paciência, reserve um tempo e permita que os peixes que já estão no aquário possam crescer e atingir seu potencial máximo, pois a maioria dos peixes ornamentais comprados em petshops são jovens.
Veja também:
Comprar um filtro mais potente, adicionar uma bombinha de ar e trocar a água com mais frequência, pode ajudar um pouco quando o aquário está no limite máximo, mas não aumentará o tamanho dele. Se você tiver pensando em comprar mais peixes, que tal comprar um outro aquário maior?
Pesquise muito as espécies antes de comprar
Pesquisar sobre as espécies que você está pensando em comprar é a melhor dica para evitar muitos problemas no futuro. Verifique qual o tamanho máximo do peixe quando ele se tornar adulto e, principalmente, veja se ele precisa viver sozinho ou em grupo e se é compatível com as espécies que você possui.
Muitas espécies possuem particularidades que devem ser seguidas à risca, então, não tente reinventar a roda.
Veja também:
Nós temos muitos outros artigos que podem te ajudar na escolha dos peixes e qual o tamanho ideal do aquário para eles. Portanto, cabe ao entusiasta do hobby, apenas pesquisar e escolher qual espécie mais lhe agrada e buscar um aquário adequado para ela.
Com que frequência posso adicionar peixes ao meu aquário? Se você perceber que a amônia e nitrito estão zerados, mesmo com o passar dos dias, pode adicionar novos peixes. Lembre-se apenas de verificar o tamanho ideal do aquário para as espécies que está pensando em adquirir.
*Fonte: Sewlluk