Será que há como acabar com as algas de um aquário de forma natural? Confira as dicas que damos nesse artigo, elas podem salvar o seu aquário!
As próprias algas são um fenômeno natural. Se houver luz e água, haverá algas, além disso, elas estão na Terra há pelo menos um bilhão de anos. Portanto, você pode até mesmo falar que é normal ter uma certa quantidade de algas crescendo no aquário. pois é até benéfico para o sistema como um todo. As algas utilizam amônia como fonte de alimento, sendo elas próprias fontes de alimento para peixes e invertebrados, e até mesmo produzem oxigênio por meio da fotossíntese.
Entretanto, o excesso de algas no aquário significa que há sinais de desequilíbrio ou de que alguns níveis de poluentes estão muito altos. Além de feio, o excesso de algas pode causar problemas para os peixes, pois aumenta o pH, deixam o aquário pobre em oxigênio à noite, bloqueiam os filtros e sufocam os peixes.
Veja também:
Existem algicidas disponíveis que ajudam na eliminação de algas, porém são muito agressivos, podendo causar desequilíbrios no aquário conforme as algas morrem, além de não atacar a origem do problema. Como resultado, as algas voltam porque as condições que levaram ao surgimento ainda estão presentes. Então, vamos dar olhada em algumas dicas sobre como acabar com as algas do aquário de forma natural:
Reduza a luz
Um dos jeitos mais simples de atacar as algas no aquário é diminuir a quantidade de luz que o aquário recebe. No entanto, caso o aquário possua plantas, reduza a quantidade de luz para oito horas por dia. Caso contrário, desligue a luz completamente quando não estiver olhando os peixes e deixe-a ligada por apenas uma ou duas horas por dia. A eliminação das algas do aquário também pode ser tratada por algo chamado “blackout”, onde todo o aquário fica coberto por lençóis e as luzes apagadas por alguns dias.
Veja também:
Na escuridão completa, as algas serão atingidas, além disso, plantas fortes e saudáveis sobreviverão. Reduzir a iluminação não custa nada, e é a primeira coisa que você deve tentar fazer. Certifique-se de que a luz do dia não atinja o aquário em nenhum momento, pois isso pode causar algas.
Controle os Nutrientes
Na natureza, os nutrientes são submetidos a ciclos rígidos, o que significa que quaisquer fertilizantes são rapidamente absorvidos pelas plantas. Nos aquários, caso você utilize muitos nutrientes e poucas plantas, eles serão rapidamente absorvidos pelas algas. Para ajudar nisso, realize trocas parciais de água frequentes para manter os níveis desses nutrientes baixos, e se você tiver plantas, fertilize de maneira correta para que elas possam crescer e ajudar a combater as algas naturalmente.
Caso o aquário não possua plantas, realize trocas parciais de água frequentes para que os níveis de nitrato e fosfato baixem consideravelmente.
Veja também:
Realize manutenções com mais frequência
A melhor maneira de eliminar algas do aquário é realmente colocar as mãos dentro e remover manualmente o máximo que puder. Use um raspador de algas no vidro diariamente e escove as folhas das plantas, assim como também as decorações. Utilize um sifão para sugar o máximo possível das algas desalojadas, pois caso contrário, elas ficarão no fundo do aquário e irão crescer novamente.
Aspire bastante o cascalho, troque 10% da água diariamente (por uma semana, se necessário) e você conseguirá diminuí-las. Além disso, limpe o filtro também, mas utilize a água do aquário para fazer isso.
Veja também:
Adicione alguns peixes comedores de algas
Além de fazer todas as tarefas descritas acima, há muitos peixes tropicais de água doce e invertebrados que ajudam a eliminar as algas. Para aquários pequenos, adicione limpa vidros e camarões. Para aquários maiores, utilize molinésias, e comedores de algas siamês. Todos esses animais pastarão algas verdes e ajudarão a mantê-las afastadas, entretanto, esses animais precisam de rações e uma dieta rica em alimentos à base de vegetais.
Veja também:
Adicione plantas de crescimento rápido
Existe uma linha de pensamento que diz que você deve plantar o aquário com muitas plantas de crescimento rápido, pois elas podem competir por nutrientes e ajudar a eliminar as algas. Então, para isso, utilize algumas plantas, por exemplo, Cabombas e Elódeas, pois elas possuem crescimento rápido e não são exigentes quanto a iluminação. Para crescerem mais rapidamente, sugiro que adicione CO2 ao aquário.
Veja também:
Além disso, as plantas podem combater as algas simplesmente crescendo, pois assim irão sombrear as algas que estão na parte de baixo. Alguns aquaristas acreditam que elas liberam algicidas naturais próprios para impedir que as algas cresçam em suas folhas. Portanto, crie um ambiente saudável e com muitas plantas, assim as algas não deverão ser um problema para o seu aquário.
1 comentário
Pingback: As 10 melhores dicas para eliminar algas do aquário - MyAquarium