Como eu posso acidificar a água do meu aquário e quais produtos usar para realizar esse procedimento com segurança?
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
A grande maioria dos aquários de água doce, especialmente os comunitários, prosperam em ambientes com pH neutro. Se você possui peixes que requerem condições diferentes de água, é bem provável que você já mantenha o pH o mais próximo possível do neutro (7.0), o que acaba sendo um valor aceitável para todos eles.
Embora quase todas as espécies de água doce possam suportar qualquer pH entre 6.5 e 8.5, muitas delas precisam de águas mais ácidas. Isso quer dizer que você deve acidificar a água para fazer com que seus níveis de pH correspondam as necessidades dos peixes.
Caso você não faça ideia de como acidificar a água do seu aquário e de quais produtos usar, continue lendo esse artigo para tirar todas as suas dúvidas!
Quando é necessário acidificar a água do aquário?
Se você usou algum produto para fazer testes de pH e viu que ele está muito acima do intervalo recomendado para as espécies que você cria, isso pode ser fatal! Lembre-se que alterações de pH podem danificar as brânquias dos peixes, e tudo o que você precisa fazer para corrigir esse problema é acidificar a água.
Por exemplo, caso você tenha um aquário do tipo biótopo amazônico, com águas escuras e espécies que vivem nessas regiões, a água deve ser mole e mais ácida. O pH deve variar entre um intervalo de 5.0 e 6.0. Caso os níveis desse pH ultrapassem 6.5, você precisará agir para acidificar a água e estabilizar seus valores.
Da mesma forma, se for um aquário comunitário com espécies de diferentes regiões, o pH deve estar sempre em torno de 7.0. Por exemplo, caso perceba que esse valor está ficando acima de 7.5, precisará agir para proteger seus peixes e evitar que surjam problemas devido à água muito alcalina.
É extremamente recomendado que os valores de pH sempre estejam estáveis, e que eles nunca se alterem para não trazer problemas aos habitantes do aquário.
Como saber os valores de pH da água do meu aquário?
Não há muitos segredos para descobrir os valores de pH da água de um aquário, mas pode ter certeza que não bastará apenas olhar pra ele para obter essas informações.
Você apenas conseguirá saber os valores de pH da água realizando testes com produtos vendidos para esse fim. Dependendo do quão estabilizado seu aquário está, você precisará realizar esses testes de pH apenas uma vez no mês. Caso contrário, deverá monitorá-lo todas as semanas.
Um dos principais produtos do mercado utilizados para realizar testes e descobrir os valores do pH da água é o pH Tropical da Alcon. Vou deixar um link aqui embaixo caso você queira adquiri-lo:
- Teste de água
Última atualização em 2024-12-03 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Uma vez que você tenha realizado a leitura do pH da água do aquário e viu que ela não está tão ácida quanto deveria, está na hora de agir para corrigir esse problema!
Como acidificar a água do aquário naturalmente?
A maneira mais fácil e segura de acidificar a água de um aquário é utilizar meios naturais. Você pode até usar alguns produtos químicos, mas eles tendem a agir muito rápido, diminuindo os valores de pH de forma brusca, podendo causar até a morte dos peixes. No entanto, se você souber utilizá-los da forma correta, não terá problemas! Irei indicar alguns deles no final do artigo.
1. Adicione troncos
Os troncos são utilizados em muitas montagens pelo mundo. Eles trazem beleza e até mesmo propiciam um ambiente mais natural para os peixes, pois acabam simulando fundos de rios, pântanos e lagos.
Os troncos liberam ácido húmico, responsável por acidificar a água e amolecê-la, deixando com a coloração bem parecida com aquela encontrada em rios da Amazônia (cor de chá). Este efeito acidificante é bem lento, gradativo e pode ajudar a acidificar a água do seu aquário, embora demore um pouco mais para ter um efeito.
Caso queira entender um pouco mais sobre o uso de troncos em um aquário, clique aqui para acessar um artigo especial sobre o assunto!
Veja também:
2. Xaxim
O Xaxim também é um excelente elemento que ajudará a acidificar a água do aquário, inserindo o mesmo ácido húmico liberado pelos troncos, mas seu efeito costuma ser um pouco mais duradouro do que o dos troncos.
Por mais que ele possa ajudar a acidificar a água, ainda assim não é muito recomendado para uso em aquários, pois além de não ter um aspecto muito bonito, ainda pode abrigar micro-organismos oriundos da decomposição de alimentos não consumidos dos peixes. Esse problema ocorre devido a sua constituição fibrosa e aerada. Além disso, por conta dessa constituição, os níveis de amônia podem subir trazendo problemas e doenças para os peixes.
O uso de Xaxim é recomendado para grandes locais de reposição de estufas.
3. Turfa
A turfa possui um papel muito parecido com aquele desempenhado pelo filtro deionizador, pois desmineraliza a água, e com a ação dos ácidos húmicos e graxos, acaba deixando-a mole a ácida naturalmente, embora seja de forma fraca e lenta.
No geral, a turfa possui o aspecto de terra molhada e alguns aquaristas costumam utilizá-la como fertilizante para aquários plantados.
4. Casca de Coco
Por mais que a casca de coco possua menos efeitos do que o Xaxim, por exemplo, ainda assim têm a mesma finalidade de amolecer a água sob a liberação de ácido húmico e acidificá-la.
5. Folhas de Amendoeira
As folhas de amendoeira são muito fáceis de serem encontradas na natureza e ajudam a acidificar a água do aquário.
Adicionar esse tipo de folha permite que ela se decomponha ao longo do tempo liberando tanino no processo, o que ajuda a diminuir o pH e, acima de tudo, acidificar a água.
Ficou interessado no uso de folhas de amendoeira? Criei um artigo especial sobre esse assunto, clique aqui para acessá-lo.
Quais produtos eu posso usar para acidificar a água do aquário?
Acidificar a água utilizando produtos químicos é a maneira mais rápida e fácil para se alcançar os valores desejados. Sobretudo, há diversos produtos no mercado que ajudam a acidificá-la. Vou listar dois dos produtos mais usados para este fim, então, caso você queira adquiri-los, basta clicar em seus respectivos links:
1. Alcon Labcon Acid
- Condicionador de água
Última atualização em 2024-12-03 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
O Alcon Labcon Acid é um excelente produto para acidificar a água do aquário, pois ele irá ajudar a diminuir os valores do pH muito rapidamente. É perfeito para utilizar na água de reposição, mas infelizmente esse produto não possui a função de tamponador (vou explicar no próximo item).
De qualquer forma, é possível utilizá-lo para diminuir os valores de pH, mas você deve utilizá-lo em conjunto com os elementos naturais listados acima para criar o efeito tampão.
2. Seachem Acid Buffer
- Tampão não fosfato para baixar o ph
- Projetados para o aquário plantado ou para água muito dura onde os tampões de fosfato
- Reduz o ph, converte a alcalinidade do carbonato
- Produto de origem: US
Última atualização em 2024-12-02 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
O Seachem Acid Buffer, ao contrário do Alcon Acid, é um tamponador! Mas o que seria isso?
Tamponadores são produtos que auxiliam a ajustar o KH (Dureza de Carbonatos), de modo que travam o pH e não deixam que esses valores oscilem no aquário. O Alcon Acid, por exemplo, acidifica a água deixando o pH no nível desejado, mas não corrige o KH. Isso significa que os valores de pH poderão voltar aos níveis originais com o tempo, no caso do aquário ter água muito alcalina.
À medida que o tamponador diminuir o pH, ele também converte a alcalinidade do carbonato (KH) em CO2. Então, isso acaba causando o efeito tampão, que faz com que esses valores não se alterem com o tempo.
Conclusão
Como você pode ver, acidificar a água do aquário não é um processo tão difícil, mas requer um pouco de conhecimento para evitar problemas mais graves.
Se você estiver no início da montagem de um aquário e quer deixá-lo com água ácida, opte pelos elementos naturais. Pode ter certeza que no futuro você não terá problemas com oscilações nos valores de pH.
Agora, se você já têm um aquário estabilizado e precisa urgentemente acidificar a água porque decidiu adicionar espécies que requerem águas mais ácidas, adquira alguns dos produtos listados acima e utilize-os de acordo com as instruções da embalagem.
Por fim, se você seguir as instruções de uso à risca, dificilmente terá algum tipo de problema em seu aquário!