Como alimentar meus peixes de forma adequada? Há inúmeros tipos de rações no mercado e meios de alimentar o seu peixe para que você possa mantê-lo saudável.
Com o que você alimenta seu peixe e quando você o alimenta, é uma parte muito importante do processo que visa a saúde plena do animal no aquário. Há diversas dietas específicas e bem mais adequadas do que apenas polvilhar alguns flocos na superfície da água algumas vezes ao dia.
Como escolher o alimento certo?
A seção de rações de peixe dentro de uma loja de animais pode ser confusa para um aquarista iniciante. Portanto, aprenda um pouco mais sobre as espécies que está criando, verificando se são carnívoras ou herbívoras.
Após isso, podemos trabalhar com algumas opções:
Alimentos Congelados: Alguns peixes podem desfrutar de alimentos congelados, como blood worms, camarões, plâncton, krill e mexilhões. Algumas lojas vendem também legumes congelados e spirulina.
Acesse nossa loja virtual, através desse link, e veja nossa categoria de alimentos com spirulina.
Veja também:
Alimentos Secos: A primeira coisa que vem a mente quando pensamos em comida de peixe, é o famoso alimento em flocos. Essa é a opção mais comum para alimentar um aquário repleto de peixes, mas a ração pode vir também em grânulos e outras variedades. Esse tipo de ração pode ter um conteúdo menor em fibras, mas caso você adicione alguns vegetais, ajudará a reduzir o risco de distúrbios, como a doença da bexiga natatória e Hidropsia.
Alimentos Vivos: Algumas opções incluem camarões vivos, vermes e alguns tipos de peixes menores para grandes peixes carnívoros.
Alimentos Verdes: Se os peixes do seu aquário adoram mordiscar as plantas do aquário, dê-lhes verduras.
Algumas boas opções incluem alface, abobrinha, pepino e espinafre. Prenda-os ao lado do aquário ou em algum local próximo ao substrato, mas remova-os assim que perceber um desinteresse pela comida, após eles comerem.
Dependendo dos tipos de peixes que você possui no aquário, a biologia de cada um deles pode ser completamente diferente, ou seja, precisam de rações e alimentos variados.
Use uma combinação de alimentos para esses casos, como flutuantes, outros que afundam lentamente e rapidamente, para garantir que todos recebam a nutrição de que precisam.
Como alimentar?
Na maioria das vezes, alimentamos os peixes em excesso. Isso ocorre pois eles sempre parecem esfomeados quando chegamos perto do aquário. Isso pode causar, por exemplo, aumento da quantidade de resíduos no aquário.
Isso não quer dizer que o desperdício de alimento seja a única causa desse problema. O acúmulo de matéria orgânica que é excretada pelo peixe, por exemplo, pode também causá-lo.
Caso você faça testes e veja os níveis de nitrato subindo e que o aquário pareça estar poluído, provavelmente você estará superalimentando seus peixes.
Veja também:
Pelo fato de serem animais de sangue frio, os peixes não precisam de tanta comida para manter sua temperatura corporal ideal. Eles precisam ser alimentados uma vez por dia, mais ou menos no mesmo horário, embora você possa alimentá-los várias vezes ao dia, só que com uma quantidade bem menor de ração.
Siga a regra de ouro que diz que você deve alimentar um peixe apenas com o que eles vão comer em no máximo 5 minutos.
Há uma exceção: peixes herbívoros não possuem estômagos grandes para armazenar muita comida. Portanto, eles podem ser alimentados com mais frequência do que os carnívoros ou receber verduras para que possam comer durante todo o dia.
Nunca leve em consideração o tamanho do seu aquário como uma indicação de quanto alimento é necessário. Dez peixes em um aquário grande precisam da mesma quantidade de comida do que dez peixes em um aquário pequeno. Sobretudo, procure espalhar bem para que todos possam chegar facilmente a ela.
2 Comentários
Pingback: A água do aquário está com cheiro ruim? Saiba resolver! - MyAquarium
Pingback: Pop Eye - Doença dos olhos saltados - Causas e Tratamento - MyAquarium