Através desse artigo, iremos mostrar alguns passos simples que podem te ajudar a aumentar o pH do seu aquário de ciclídeos africanos.
Os ciclídeos do Vale do Rift na África são adaptados à água bastante dura e um pH bem elevado na natureza. Então, para que possam prosperar nos aquários, é preciso fornecer os mesmos parâmetros. A água da torneira no Brasil costuma ficar na faixa do 7.0 (neutro) e isso vai depender bastante da região em que você mora e da empresa que a fornece.
Veja também:
Um pH que fique por volta de 6.0 é ideal para a maioria dos ciclídeos da América do Sul e da África Ocidental, mas é muito baixo para os que habitam o Lago Malawi e Tanganica. Os peixes que habitam o Lago Malawi precisam de pH acima de 7.5 e os que habitam o Tanganica, preferem um pH acima de 8.0. Então, se você mantiver os ciclídeos do Vale do Rift, mas a água da sua torneira possui pH baixo, você precisará aumentá-lo.
A água alcalina anda de mãos dadas com a água dura, então além de precisar de um pH alto, você terá que ter um KH e GH alto. Então para te ajudar, veja algumas dicas abaixo sobre como aumentar o pH do seu aquário de ciclídeos africanos de forma segura.
Como aumentar o pH em um aquário de ciclídeos africanos?
1. Use um bom tamponador
Um jeito muito fácil de aumentar o pH e a dureza ao mesmo tempo é usar um tamponador. Vindo na forma de pó, use conforme indicado no rótulo e adicione a um balde sempre que fizer uma troca parcial de água. Além disso, o tamponador pode ser usado diretamente na água do aquário, embora seja recomendado que o pH seja aumentado devagar ao longo do tempo para evitar choque nos peixes.
Veja também:
Observe também que a amônia se torna mais tóxica em pH alto, portanto, certifique-se de que a filtragem está funcionando de maneira correta para evitar quaisquer problemas.
Os tamponadores podem ser adicionados à água da torneira ou água de RO e mesmo se você mora em uma área que possui água mole com um pH baixo, contanto que você adicione o tamponador toda vez que fizer trocas parciais de água, você terá água dura e bastante alcalina para os seus peixes.
2. Use substratos calcários
Substratos calcários são areias e cascalhos feitos de materiais naturais que podem tamponar o pH, a dureza ou ambos. Podemos incluir cascalho de calcário, corais triturados e aragonita. Os substratos contendo conchas do mar também protegem e ajudam a alcalinizar a água. Portanto, é muito comum a prática de utilizar substratos marinhos na composição de aquários de ciclídeos africanos do Lago Malawi e Tanganica.
3. Use decoração calcária
As rochas também podem tamponar o pH e a dureza. Escolha rochas calcárias, oceânicas ou de recifes de corais, pois todas elas ajudam a manter o pH e a dureza elevados. Se você parar pra pensar, é bem provável que você acabe montando um habitat marinho, mas praticamente sem os peixes marinhos e a incômoda água salgada.
4. Teste a água
Ao usar qualquer tampão para alterar o pH, é importante testar antes, durante e depois do procedimento. Prepare-se com testes de pH, KH e GH para ter o máximo de controle e fornecer a melhor água possível para seus peixes.
2 Comentários
Pingback: Quando e como trocar a água do aquário do meu peixe betta? - MyAquarium
Pingback: Top 5 melhores ciclídeos Mbuna para iniciantes - MyAquarium