Aprenda nesse artigo como baixar o nível da amônia em um aquário naturalmente, sem a adição de produtos químicos!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
A Amônia é extremamente perigosa para os peixes, mesmo quando está em níveis baixos, e é a grande assassina invisível dentro de nossos aquários.
Nesse artigo, nós te daremos algumas dicas sobre como baixar o nível da amônia no seu aquário naturalmente. Aproveite a leitura!
Como surge a amônia?
A amônia surge de duas formas em um aquário. Quando os peixes se alimentam, acabam liberando resíduos (cocô) dentro do aquário, o acúmulo desses resíduos acabam contribuindo para o surgimento da amônia. Além disso, os peixes produzem a amônia por meio de suas guelras conforme respiram, mas infelizmente, não estão adaptados para lidar com ela, pois na natureza a amônia é diluída pela imensidão dos corpos de água em que vivem.
Para contornar isso nos aquários, utilizamos filtros, ou mais especificamente bactérias nitrificantes vivas que ficam nesses filtros, já que são elas as responsáveis por baixar os níveis de amônia naturalmente.
Veja também:
Graças à mãe natureza, existem grupos de bactérias, chamadas de bactérias nitrificantes, que podem converter a amônia tóxica em nitrito, que também é tóxico, mas que depois o converte em nitrato, menos prejudicial. Esta é a parte mais importante no entendimento do Ciclo do Nitrogênio e é, portanto, o que nos permite manter qualquer peixe no aquário.
Então, a primeira coisa que você precisa fazer para reduzir os níveis de amônia em um aquário é instalar um filtro e adicionar mídias biológicas, e deixá-lo funcionando por cerca de 30 dias (Ciclagem). Isso se tornará o sistema de suporte à vida para os peixes.
Adquira excelentes mídias biológicas para o seu aquário! Selecionei as melhores e criei uma pequena lista pra te ajudar. Confere aí:
Última atualização em 2024-12-04 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Como baixar os níveis de amônia em um aquário naturalmente?
Diminua a quantidade de peixes no aquário
Caso o seu aquário já tenha passado pela Ciclagem e mesmo assim possui níveis altos de amônia, então, você precisará diminuir a quantidade de peixes dentro dele.
Veja também:
Um aquário superlotado possui muitos peixes liberando amônia através da respiração e resíduos, causando esses picos. Portanto, diminua o número de peixes para que você tenha menos amônia no aquário.
Os peixes podem comer menos, acredite!
A superalimentação é um dos grandes vilões quando o assunto é o aumento dos níveis de amônia. Por isso, lembre-se de que qualquer alimento não consumido no aquário, irá apodrecer e logo, fará com que os níveis de amônia subam rapidamente.
Veja também:
Há algumas espécies que costumam comer muito mais do que outras, isso é fato! No entanto, procure pesquisar as necessidades nutricionais de cada uma delas, uma vez que muitos peixes podem comer uma ou duas vezes por dia e com quantidades bem menores de comida!
Além disso, você consegue diminuir a quantidade de amônia no aquário fornecendo rações de qualidade para os seus peixes. Separamos as melhores rações para você comprar agora mesmo:
Última atualização em 2025-01-02 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Adicione plantas
Se você possui um aquário com um substrato e têm uma luminária, mesmo que tenha luz fraca, ainda assim você pode adicionar algumas plantas vivas low-tech que cresçam bem rápido dentro dele. Como resultado, as plantas usam a amônia como fonte de alimento e ajudam a diminuir seus níveis no aquário.
Veja também:
Por fim, procure aquelas que possuem crescimento rápido e que não precisam de muitos requisitos, assim você ajuda a diminuir os níveis de amônia no seu aquário naturalmente.
7 Comentários
Pingback: Cascudo Banjo (Bunocephalus coracoideus) - MyAquarium
Pingback: Top 5 melhores ciclídeos Mbuna para iniciantes - MyAquarium
Pingback: Pavão Flavescente (Aulonocara stuartgranti) - MyAquarium
Pingback: O uso de sal no aquário de água doce! | MyAquarium
Pingback: Por que meus peixes estão morrendo? | MyAquarium
Pingback: Peixe Betta estressado? Veja como identificar e o que fazer! - MyAquarium
Pingback: Caranguejo Vampiro: Cuidados, Aquário, Dieta e Comportamento | MyAquarium