Não sabe como baixar o pH do seu aquário de água doce? Então, confira esse artigo e aprenda e baixar esses valores sem prejudicar os peixes!
Você está procurando uma maneira de baixar o pH do seu aquário de forma segura? Ótimo, você veio ao lugar certo!
Neste artigo, você aprenderá como baixar o pH do seu aquário de água doce com segurança para não estressar seus amigos aquáticos. Além disso, o mais importante é que essas técnicas o ajudarão a manter um nível de pH constante.
Então, vamos começar!
Aviso: Antes de baixar o pH do aquário, você precisa considerar que seus peixes estão realmente mostrando sinais de sofrimento. Caso contrário, mantenha do jeito que está e concentre-se em apenas manter esse níveis estáveis!
Como é medida a escala de pH?
O pH é medido em uma escala de 0 à 14: 7 é neutro, abaixo disso a água é ácida e acima alcalina, conforme mostrado na figura abaixo:
Cada número na escala representa uma diferença de 10 vezes.
O quê? Como assim? Não entendi!
Calma, já vou explicar! Quando o aquário possui um pH de 6, quer dizer que ele é 10 vezes mais ácido do que um que possui pH de 7. Se ele, por exemplo, possui pH de 5, quer dizer que é 100 vezes mais ácido do que um pH de 7, e assim por diante.
Não é muito difícil entender isso, né?
Muitos peixes necessitam de níveis de pH diferentes para que possam viver saudáveis. No entanto, a maioria deles aceitam o pH neutro, no caso o 7. Portanto, pesquise as espécies e suas necessidades.
Veja também:
Então, como reduzir com segurança o nível do pH do aquário?
O melhor meio de reduzir os níveis de pH é usando métodos naturais. Usar produtos químicos comprados em lojas pode alterar os níveis de pH em seu aquário muito rápido. Isso pode causar estresse, doenças e até mesmo a morte dos peixes.
Abaixo, listaremos 3 métodos que ajudam a baixar os níveis de pH do aquário:
1. Adicione um tronco ao aquário
Adicionar um tronco natural irá baixar com segurança os níveis de pH. O tronco solta uma substância conhecida como tanino, que ajuda a reduzir o pH da água. No entanto, por conter essa substância, a água tende a ficar com aspecto de cor de chá.
Essa descoloração é natural e não prejudica os peixes, podendo até mesmo dar um aspecto interessante ao aquário.
Infelizmente, você não pode sair por aí adicionando troncos e pedaços de madeira ao aquário sem nem mesmo pesquisar os tipos mais usados. Troncos vendidos para répteis, por exemplo, podem parecer fantásticos, mas podem conter produtos químicos prejudiciais aos peixes. No entanto, os mais comuns são troncos de aroeira e de goiabeira.
Quer entender como tratar o tronco que você comprou? Nós temos um artigo que fala sobre esse assunto, clique aqui para acessá-lo.
2. Colocar folhas de amendoeira
As famosas folhas de amendoeira são também conhecidas como “condicionadores de água dos pobres”, devido à sua capacidade de alterar as condições da água. Quando você as coloca em um aquário, elas vão lentamente se decompondo e liberando taninos.
Se você não gosta de folhas dentro do aquário, pode colocá-las dentro do próprio filtro, evitando que elas fiquem visíveis.
Veja também:
As folhas de amendoeira não só reduzirão com segurança o pH do aquário, mas também adicionarão propriedades antibacterianas que são úteis para peixes que estejam sofrendo com podridão nas nadadeiras, ou para aquários de alevinos, por exemplo.
Assim como os troncos, as folhas de amendoeira também deixam a água com aspecto de cor de chá. Quer entender um pouco mais sobre essas lindas folhas? Clique aqui e leia nosso artigo especial sobre elas.
3. Filtro de Osmose Reversa
A Osmose Reversa, comumente referida como RO, é um processo em que você desmineraliza a água para criar uma mais “pura”.
O processo ocorre quando a água passa sob grande pressão através de uma membrana reversa semipermeável, utilizando um filtro de osmose reversa. Dessa forma, a membrana só permite a passagem das moléculas da água e impede a passagem de moléculas maiores, como minerais e outros produtos químicos.
A água de RO nada mais é do que o processo de purificação da água que muitos criadores de peixes marinhos e de água doce utilizam para proteger suas espécies de produtos químicos e partículas da água que possam ser prejudiciais para eles.
A desvantagem é que um bom filtro de Osmose Reversa pode custar caro. No entanto, seu processo de deionização natural e seguro é fácil de usar e evita que a água fique com outra cor.
Lembre-se disso…
Não é porque você leu em um livro ou na internet que o pH ideal para os seus peixes é 7 e seus testes saíram com 7.4, que você precisa sair correndo para baixá-lo.
Caso seus peixes não demonstrem sinais de sofrimento, mantenha o pH do jeito que está. Seus peixes provavelmente irão prosperar em um nível constante entre 6.6 e 7.4, talvez até mesmo entre 6.2 e 7.8.
Então, o que você precisa evitar são oscilações drásticas, pois elas farão com que seus peixes fiquem estressados.
Portanto, recomendamos que você mantenha o valor de pH em 7.4, ao invés de tentar diminuí-lo e ter oscilações entre 6.6 e 7, mesmo que os livros digam que eles preferem 7.
Realizar trocas parciais de água e fazer manutenções de rotina com frequência é a chave para manter os níveis de pH estáveis.