Nesse artigo, confira nosso guia completo sobre como criar Bloodworms e veja quais são seus principais benefícios para os peixes de aquário.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Se você chegou até aqui deve ser porque ficou curioso sobre a criação das famosas Bloodworms. Mas o que de fato elas são? As Bloodworms são tipos de vermes, e as mais comuns incluem as famosas larvas vermelhas de moscas (Chironomidae) e o gênero Glycera, um grupo de vermes que são geralmente encontrados em águas marinhas.
A maioria dos alimentos do tipo encontrados à venda para peixes ornamentais são variedades de pequenas larvas vermelhas e não vermes. Em pet shops, é bastante comum encontrá-las vivas, congeladas ou liofilizadas. Nesse artigo, você terá um guia sobre como criar bloodworms em sua casa e vai descobrir quais são as melhores recomendações para uso desse tipo de alimento.
O que são as Bloodworms?
As Bloodworms são larvas de insetos pertencentes à ordem Diptera, sendo a família de insetos aquáticos Chironomidae sua maior representante. Em português, podemos traduzir Bloodworms como “Minhocas ou Larvas de Sangue”, mas qual a razão desse nome? Bom, é bastante fácil deduzir, ainda mais se levarmos em consideração sua coloração avermelhada, certo? Na verdade, o que ocorre é que ela possui a presença de um pigmento de hemoglobina, uma proteína que contém íons de ferro em sua composição e que dá essa cor característica.
Essas pequenas criaturas são uns dos principais alimentos vivos disponíveis para os peixes. Por exemplo, quase todas as espécies carnívoras consumirão as bloodworms. Além disso, elas também são usadas para alimentar outros animais aquáticos como, por exemplo, axolotes, tartarugas, caranguejos, sapos, camarões e caramujos.
O que as bloodworms comem?
As Bloodworms podem sobreviver em diversos tipos de ambientes e possuem necessidades bastante simples. Sendo detritívoras, elas se alimentam de matéria orgânica em decomposição, seja folhas mortas, plantas ou qualquer outro tipo de resíduo. Elas podem sobreviver bem em solos de jardim com um pouco de esterco, por exemplo.
Qual é o ciclo de vida das Bloodworms?
O ciclo de vida das Bloodworms consiste em quatro estágios: ovo, larva (Bloodworm), pupa e mosquito adulto:
- Ovo: O mosquito adulto põe até 3.000 ovos em uma massa gelatinosa na superfície da água. Essa massa afundará e permanecerá no fundo por cerca de uma semana até que os ovos possam eclodir;
- Larvas: Após a eclosão, as larvas deixam essa massa e se enterram no substrato ou lama. Às vezes, elas podem se prender em estruturas semelhantes a tubos enquanto crescem. Nesta fase, elas se alimentarão de matéria orgânica na lama e na água, além de dejetos humanos em estações de esgoto, por exemplo. Durante essa fase, ela se torna vermelha devido a hemoglobina presente em seu corpo. Este composto permite que as larvas sobrevivam em ambientes com níveis baixos de oxigênio, como fundos lamacentos de cursos d’água.
- Pupa: As larvas só sobreviverão por cerca de duas a sete semanas. Depois disso, elas passam para o estágio de pupa. Alguns dias após entrar nesse estágio, elas irão nadar até a superfície. Depois de algumas horas na superfície, o mosquito adulto emergirá;
- Mosquito Adulto: Durante essa fase, o mosquito adulto acasala em enxames imediatamente que emerge. Como a mosca adulta não se alimenta, ela irá sobreviver por entre 3 e 5 dias.
Quais peixes podem comer Bloodworms?
Para ser sincero, todos os peixes de água doce e salgada irão aceitar essas criaturas em suas dietas. As bloodworms são famosas por serem utilizadas como isca, já que 99% dos peixes irão comê-las.
Essas pequenas larvas são capazes de fornecer muita proteína para os peixes, mas é importante não exagerar na hora da alimentação. Fique ciente de que elas não devem ser usadas como dieta básica, mas como um complemento à dieta regular dos peixes, que geralmente consiste em rações em flocos ou pellets de qualidade.
Embora sejam muito ricas em ferro e proteínas, as bloodworms possuem outros aminoácidos essenciais, minerais e vitaminas que seus peixes precisam para se reproduzir, ou seja, elas são perfeitas para instigar o processo de reprodução.
Como as bloodworms são muito ricas em proteínas, elas são mais adequadas para peixes como Bettas, Molinésias, Guppys, além do Acará Disco, Coridoras e Cascudos.
Quantas vezes eu posso alimentar meus peixes com bloodworms?
O ideal é que você forneça uma ou duas vezes apenas por semana. Lembre-se, porém, que você deve sempre alimentar seus peixes com uma dieta variada. Superalimentá-los com bloodworms pode levar à Constipação.
Como criar Bloodworms?
Criar Bloodworms não é uma tarefa muito fácil, ainda mais se levarmos em consideração que não conseguimos criá-las da mesma forma que artêmias, dáfnias ou outros tipos de alimentos vivos disponíveis.
O que vou precisar para criar Bloodworms?
A primeira coisa que você vai precisar ter para criar bloodworms é uma caixa de plástico ou vidro transparente à prova de vazamentos, além de terra e um pouco de esterco animal.
Você deverá adicionar uma fina camada de terra e um pouco de esterco nesse recipiente e completar com água sem cloro. Mexa e espalhe tudo com um palito e posicione essa pequena caixa fora de sua casa em um local quente, mas ao mesmo tempo sombreado, já que os mosquitos possuem certa aversão à luz. Espere algumas semanas para que eles ponham ovos acima da água. Isso pode demorar um pouco, mas você também pode encontrar seus ovos em rios, riachos ou em locais de água parada.
Como colher as bloodworms?
Você deve verificar esse pequeno recipiente semanalmente para verificar se há a presença de larvas ou não, e quando detectá-las, basta utilizar uma pequena rede bem fina para retirá-las da água.
Nota: É importante que você lave bem as bloodworms antes de fornecê-las para os peixes.
Após mais ou menos duas ou três semanas, você deve começar a ver alguns pequenos vermes se preparando para entrar no estágio de pupa. Os mosquitos adultos sobrevivem por até três dias, mas como já mencionamos antes, eles não comem e passam a maior parte do tempo acasalando. Permita que isso ocorra sobre o recipiente. Uma das coisas que você pode fazer é adicionar redes na superfície para evitar a fuga dos mosquitos.
Devo criar ou comprar bloodworms?
Para ser sincero, eu recomendo que você sempre adquira bloodworms de criadores especializados no processo. Criar esse tipo de alimento vivo em casa é uma tarefa um tanto quanto chata e, além disso, se você não tiver um controle sobre a criação, pode acabar trazendo outros problemas como criar locais de reprodução para mosquitos da dengue, por exemplo.
Há na internet diversos fornecedores desse tipo de produto, vendendo-os como alimentos congelados e liofilizados. Por isso, eu recomendo que você procure-os, ao invés de iniciar sua própria criação!
Caso não queira ter muito trabalho, eu recomendo que você adquira a ração em gel da Tetra para fornecer bloodworms para seus peixes. Vou deixar o link aqui embaixo pra você adquiri-la agora mesmo:
No products found.
Conclusão
As Bloodworms são uns dos tipos de alimentos vivos mais nutritivos disponíveis para peixes ornamentais, uma vez que são muito ricas em proteínas e a grande maioria dos peixes irão aceitá-las sem maiores problemas.
A única dificuldade fica na criação dessas criaturas. O processo não é fácil e você terá que ter um controle bem grande sobre ela para evitar a propagação de mosquitos vetores de doenças. Portanto, eu recomendo que você adquira esse tipo de alimento através de fornecedores confiáveis!
1 comentário
Ótimo artigo, queria adicionar que, se for alimentar, tem que matar as bloodworm, porque senão, elas escapam pro substrato e fica feio o negócio.