Quer saber como cuidar de filhotes de guppy? Neste artigo, trazemos dicas essenciais para que os filhotes desses lindos peixes coloridos prosperem em seu aquário.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Guppies são peixes excelentes para se criar em um aquário. Além de serem muito lindos, se reproduzem com muita facilidade, no entanto, os pais dessa espécie não possuem um cuidado parental com os filhotes. Os alevinos de guppies são deixados de lado pelos pais e, muitas vezes, são comidos pelos peixes adultos.
Mas é muito fácil cuidar dos alevinos dessa espécie, então neste artigo, iremos te ensinar sobre como cuidar de filhotes de guppy!
Como os guppies nascem?
O guppy torna-se sexualmente maduro por volta dos 4-6 meses, mas eles não botam ovos. Guppies criam os filhotes em suas barrigas e dão à luz pequenos alevinos. A fêmea pode dar à luz cerca de 20-60 alevinos de cada vez. Isso quer dizer que elas poderão dar a luz a cada 30 dias, até atingirem os 2 – 2,5 anos de idade.
Quando a fêmea está pronta para soltar os filhotes, ela costuma se esconder no aquário. A mãe guppy pode ficar em trabalho de parto por algumas horas (às vezes até dias), até que todos os filhotes tenham nascido.
Assim que eles nascem, os filhotes rapidamente procuram um esconderijo dentro do aquário. No início, os alevinos estão inativos e deformados, mas poucas horas depois, eles já estão espreitando e procurando por comida.
Como salvar os filhotes de Guppy?
Frequentemente, filhotes de guppies são comidos por seus pais e outros peixes de aquário, Se você não tiver um aquário separado de reprodução, onde colocará a fêmea grávida para deixar os filhotes, é provável que eles não sobrevivam.
Veja também:
Nem todo mundo tem um aquário próprio para reprodução, mas mesmo assim você ainda consegue salvá-los. Aqui estão alguns métodos que você pode usar para salvar os filhotes de guppies:
- Se não tiver um outro aquário, utilize um pote de sorvete vazio, mas que esteja bem lavado com água apenas, e separe a fêmea grávida do resto dos adultos. Retire-a do aquário principal só quando ela começar a dar à luz.
- Caso não consiga manter a fêmea separada, você pode adquirir uma criadeira. Elas são pequenas caixinhas de acrílico, mas também podem ser feitas com tecidos, elas ajudam a separar a fêmea grávida do restante dos peixes. A vantagem de utilizar uma criadeira, é que você não precisa se preocupar com a qualidade da água, já que estará usando o aquário principal para isso. A criadeira é projetada para que os alevinos nasçam e caiam em um compartimento onde ficam separados da mãe, evitando serem comidos por ela.
- Você também pode salvar os alevinos criando esconderijos para eles. Aquários que possuem muitas plantas, por exemplo, musgo de java, hygrophilas e cabombas, podem aumentar muito suas taxas de sobrevivência. As plantas lhes darão cobertura por uma ou duas semanas, até que fiquem grandes e fortes o suficiente para fugir dos adultos.
As criadeiras são a melhor opção para salvar seus filhotes de guppies. Tomei a liberdade e selecionei uma das melhores criadeiras do mercado. Clique no link abaixo para adquiri-la:
Última atualização em 2024-12-27 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Alimentando os filhotes de Guppies
Um filhote de guppy recém-nascido têm cerca de 6mm e, por conta disso, sua boca é bem pequena. Embora sejam pequenos em tamanho, seu apetite é voraz. O ciclo de digestão de um filhote é de cerca de 20-30 minutos. Isso significa que eles estão prontos para comer a cada 30 minutos.
Entretanto, isso não quer dizer que você deva alimentá-los com essa frequência, mas para estimular seu crescimento, procure alimentá-los de 5 a 10 vezes ao dia.
Se você trabalha com criação de guppies, por exemplo, convém manter esse cronograma de alimentação. No entanto, se está criando guppies apenas por diversão, alimentá-los uma ou duas vezes ao dia já é o suficiente.
Veja também:
Os filhotes de guppy aceitam todos os tipos de alimentos que seus pais comem. Ao alimentá-los, certifique-se de esmagar muito bem a comida, para que caiba na boca do animal. Uma dica, coloque um pouco da ração em flocos na palma da mão e espalhe com qualquer objeto ou use um dedo mesmo, assim ela irá virar um pó.
Mas, se quiser fazer com que se desenvolvam com muito mais rapidez, adicione alimentos vivos, por exemplo, náuplios de artêmia, micro-vermes e dáfnias.
Uma outra dica é alimentá-los com gema de ovo, já que é rica em proteína. Use a gema de um ovo cozido e faça uma pasta com ela. Adicione pequenas quantidades aos alevinos duas vezes ao dia, mas lembre-se, a gema suja muito a água do aquário, portanto, prefira os outros métodos acima.
Há uma ração muito boa que eu costumo utilizar para alimentar meus filhotes de guppies, é a Alcon Alevinos. Essa ração é microfoculada e foi elaborada especialmente para eles. Para adquiri-la, clique no link logo abaixo:
No products found.
Dicas para o aquário de filhotes de guppies
Se você está criando os alevinos junto com os adultos, no aquário comunitário, não há com o que se preocupar em relação aos parâmetros. Enquanto os adultos estiverem bem, os filhotes também irão prosperar.
Veja também:
No entanto, caso esteja mantendo os alevinos em um aquário separado, existem alguns truques que você pode utilizar para acelerar o crescimento deles:
- Mantenha a temperatura da água por volta de 26°C. A água mais quente acelera o metabolismo dos peixes, isso acaba incentivando-os a comer e crescer mais rapidamente.
- Realize trocas parciais de água com frequência. A água também irá beneficiar o crescimento dos peixes. Dependendo do número de peixes e do tamanho do aquário, você pode fazer trocas de 50% da água duas vezes por semana. Mas, existem criadores de guppies que trocam entre 50 – 100% da água todos os dias.
- Procure manter as luzes acesas por pelo menos 12-16 horas por dia. A luz forte e brilhante não é necessária, mas ajuda a evitar deformidades na coluna do animal. Não há necessidade de manter a luz ligada o tempo todo, certifique-se de que eles tenham entre 6 a 8 horas de escuridão, para que possam “dormir”.
Os primeiros meses de vida dos filhotes de guppy desempenham um papel significativo. Boas condições de água e uma grande variedade de alimentos de qualidade, ajudarão a criar guppies saudáveis e bonitos.
15 Comentários
Boa tarde!
Acabei de ganhar 2 guppies da minha avó. Um macho e uma fêmea. Já são adultos e não tenho certeza mas acho que a fêmea já está grávida.
Tenho dois aquários.
Devo colocar a fêmea separada do macho no outro aquário?
Olá Lívia, tudo bem? Obrigado pela pergunta!
O interessante é que você tenha sempre mais fêmeas do que machos no aquário, pois eles são implacáveis e passam boa parte do tempo perseguindo-as. Com isso, elas podem acabar ficando doentes, estressadas e perder seus filhotes.
Se o aquário tiver muitos esconderijos para os filhotes, não vejo problemas em deixá-la lá dentro com ele. Agora, se o ambiente for mais aberto e você estiver pensando em salvar os filhotes, eu recomendo que você separe ela e utilize uma criadeira. Se tiver a oportunidade, a fêmea também irá se alimentar deles, por isso a necessidade da criadeira ou dos esconderijos.
Qualquer dúvida, pode me mandar outra mensagem. Até mais!
Pingback: Confira 7 peixes compatíveis com o Tetra Neon - MyAquarium
Pingback: 10 espécies de peixes mais fáceis de reproduzir em um aquário - MyAquarium
Pingback: Guppy (Poecilia reticulata) - Ficha Técnica | MyAquarium
Os guppys dão cria todo mês?
Olá, Silvia! Tudo bem? Se tiverem em condições adequadas, dão cria todo mês sim, geralmente a cada 28 dias!
Olá, eu queria saber se posso colocar ração de flocos secos de peixe ornamentais para os Guppys tenho um pequena criação que comecei, só tenho um casal e 3 filhotes eu dou essa ração seca pra eles é eles comem ,mas eu queria saber se é recomendado eu dar ela para os alevinos do guppy
Olá, tudo bem? Pode usar a mesma ração que você dá para os adultos. Não tem problema! A única coisa que você deve fazer é triturá-la com a palma da sua mão para que ela fique bem fininha. Eles irão adorar! 😉
Bom dia. Posso da minhoca para os filhotes? Queria coloca algum pau tipo um tronquinhos de árvore qual posso coloca dentro do aquário?
Olá Claudiana, tudo bem?
Criar filhotes de guppy é bastante fácil, basta você dar a rações dos adultos bem triturada. Quando eu criava filhotes desses peixes, costumava colocar um pouquinho da ração dos pais na palma da minha mão e depois esfarelava. Eles adoravam! rsrs Evite dar minhocas, pois além de sujarem a água do aquário podem trazer bactérias e outros parasitas para dentro dele. Então, evite!
Além disso, uma coisa que você precisa fazer é trocar um pouco a água do aquário deles todos os dias, pois assim eles se desenvolvem bem mais rápido!
A questão do tronco é um pouco mais difícil, pois você precisa tratá-lo antes de colocar em um aquário. Eu recomendo que você compre aqueles troncos comuns vendidos em pet shops, eles já são próprios para isso e você não vai ter dor de cabeça pra tratar um pedaço de tronco que encontra na natureza, por exemplo.
Na maioria das vezes, as pessoas utilizam troncos de aroeira e goiabeira. Então, se tiver disponível por aí, pode pegar e tratar.
Vou deixar um artigo que pode te ajudar no processo de tratamento de um tronco. Caso queira dar uma lida, só acessar o link abaixo:
https://myaquarium.com.br/artigos/aquarios-de-agua-doce/como-afundar-um-tronco-no-aquario-dicas-uteis/
Espero que tenha te ajudado! 😉
Amei as dicas
Nasceram de surpresa, estou um pouco confusa pela alimentação.
Mas vc me esclareceu muitas coisas obrigada
Oi Elenice, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado do artigo.
Já criei muitos filhotinhos de guppy e posso te dizer que são uns dos mais fáceis de cuidar. Se o seu aquário for plantado e tiver bastante esconderijo, eles irão sobreviver. Agora, se não tiverem para onde se esconder, acho bom você separá-los dos pais! rs
Em relação a alimentação, basta triturar na sua mão a ração dos pais e dar para eles. Acredite, eles vão crescer rapidinho! rs
Até mais!
Muito bom , gostei das dicas e assim farei ,pois quando era criança ia muito para o campo de Santana pegar guppys no lago e hoje estou montando um aquário para o neto e vou fazer só de guppys
Os guppies são realmente incríveis mesmo, Carlos!
Adoro criá-los em meus aquários. Espero que você consiga montar para o seu netinho!
Caso precise de alguma ajuda, estou aqui para te orientar. Grande abraço.