Como decorar um aquário e qual o tipo de decoração que eu posso usar dentro dele? Confira algumas dicas interessantes!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Quando começamos a montar um aquário, uma das primeiras coisas em que pensamos é como iremos decorá-lo. Há diversas formas de fazer isso e seus peixes irão te agradecer se você criar um ambiente parecido com aquele em que vivem na natureza. Lembre-se que nessas condições, os peixes costumam exibir um comportamento bastante natural.
Existem vários tipos de decorações adequadas e seguras para aquários. Sua escolha estará ligada e limitada apenas pelo seu orçamento e, principalmente, as espécies de peixes que você está pensando em criar.
Veja também:
Como decorar um aquário e qual o tipo de decoração que eu posso colocar dentro dele?
Backgrounds
O principal foco quando você decora um aquário, além do bem-estar de seus peixes, é manter todos os equipamentos que ficam expostos bem escondidos. Por isso, existem alguns tipos de backgrounds que podem ajudar a esconder esses equipamentos e fios.
Existem vários tipos de backgrounds que simulam ambientes marinhos, plantas, etc. Eles são uma excelente opção para o caso de você gostar da ideia de dar um pouco mais de profundidade ao seu aquário. Além disso, uma boa parte desses backgrounds fazem com que seus peixes se sintam mais seguros e protegidos.
Há, por exemplo, alguns backgrounds que simulam biótopos reais específicos de uma maneira bastante convincente, entretanto, simplesmente pelo fato de serem impressionantes, podem custar bastante dinheiro.
Uma outra alternativa seria pintar o vidro do aquário com sua cor favorita, mas isso deve ser feito com muito cuidado.
Veja também:
Certifique-se de que nenhuma tinta seja derramada no interior dele, pois qualquer vestígio de tinta na água depois que o peixe entrar pode ser fatal. Além disso, se você não espalhar a tinta uniformemente, a luz que vier da parte de trás do aquário, por exemplo, pode mostrar algumas manchas em locais que não foram pintados corretamente.
Em relação a pintura, lembre-se que mudar a tinta uma vez que você se cansa dela pode ser algo mais trabalhoso do que simplesmente mudar o cenário utilizando um background (pôster).
Se interessou pelos backgrounds? Montei uma lista interessante com os mais bonitos! Clique aqui para acessar agora mesmo!
Substrato
O substrato refere-se ao material que você usa na parte inferior do aquário, como areia, seixos, etc. Lembre-se que esta não é apenas uma decoração qualquer para o aquário.
O substrato também possui vários propósitos. Existem alguns aquaristas que defendem colocar pouco ou nenhum substrato, enquanto outros não conseguem imaginar um aquário sem ele. De um modo geral, o substrato têm um significado físico, químico e biológico complexo e ajuda a manter o seu aquário equilibrado.
Alguns tipos de substratos, por exemplo, ajudarão a proteger sua água e manter o pH estável.
Os substratos ajudam na ancoragem de plantas e decorações, assim como também auxiliam no processo de filtragem e atuam como catalisadores orgânicos dentro do aquário.
Veja também:
Existem, no entanto, algumas plantas aquáticas que podem crescer mesmo sem substrato.
O ideal é usar um cascalho de cor natural não revestido como substrato em seu primeiro aquário, no entanto, é preciso se atentar ao escolher o tamanho do cascalho.
A areia, por exemplo, não é uma decoração recomendada para iniciantes. As partículas de areia são pequenas, reduzem o fluxo de água e a aeração. Utilize como principal parâmetro os tipos de peixes que você vai criar no aquário, pois isso vai interferir no tipo de substrato que você vai utilizar.
Alguns desses cascalhos afetam os parâmetros da água e podem impossibilitar a manutenção das condições de águas desejadas, dependendo da espécie. Mas como já mencionamos, evite apenas utilizar areia se você for um iniciante. A areia é muito compacta e pode tornar a limpeza bastante cansativa. Além disso, ela pode obstruir os filtros e causar danos aos equipamentos.
Veja também:
A areia da praia não é uma opção segura para o seu aquário tropical. Ela possui grandes depósitos de sal que não podem ser totalmente lavados, sem contar que possui muitos poluentes que não podem ser tratados de forma adequada.
Alguns itens como conchas, calcário e bolinhas de gude não devem ser usados em aquários tropicais caso você seja um aquarista iniciante que se esforça para manter a química da água estável.
Alguns desses itens podem, de certa forma, dissolver-se lentamente na água, alterando assim gradualmente o equilíbrio do pH.
Quanto de substrato devo utilizar no aquário?
A quantidade de substrato necessário depende do tamanho do aquário e da configuração de layout proposto. Aquários plantados normalmente precisam de mais substrato do que aqueles sem plantas.
Veja também:
O ideal é que o aquário possua algum tipo de vegetação para criar um ambiente mais natural para os peixes. Entretanto, aquários sem vegetação também funcionam bem, já que são encontrados em diversas residências e com peixes vivendo por muitos anos. Então, isso pode ser bastante relativo, uma vez que irá depender das manutenções regulares que o aquarista precisará fazer para manter a saúde geral dos animais. Isso sempre vai estar relacionado com a alimentação, parâmetros da água (temperatura/pH/dureza) e etc.
Adicione uma camada de substrato com cerca de 5 – 10 cm para o caso de você estar montando um aquário plantado.
Depois de calcular a área do aquário, é fácil calcular o volume de substrato que precisa adicionar. Simplesmente multiplique a área do aquário pela altura desejada para o seu substrato. Assim você terá a quantidade correta que vai precisar.
Deixarei aqui uma lista com excelentes substratos para você escolher aquele que mais lhe agrada. Clique aqui para acessar agora mesmo!
Conclusão
Decorar seu aquário é uma parte essencial da configuração. Em primeiro lugar, um aquário bem decorado fica lindo e todos irão querer apreciá-lo. Em segundo lugar, decorá-lo irá ajudar os peixes de várias maneiras, já que muitas espécies precisam de pequenos esconderijos para se esconderem de peixes maiores ou até mesmo se reproduzirem.
Por fim, fique ciente de que alguns peixes também são muito territoriais. Então, crie formações rochosas, adicione plantas, pois estes itens fornecem limites visuais e marcos que podem ser usados como fronteiras para os peixes.
Esta é uma visão geral sobre a decoração do aquário, posteriormente, iremos adicionar artigos explicando cada um dos itens mencionados nesse texto, como tipos de substratos que podem ser usados, quais plantas recomendadas para iniciantes e os benefícios de cada um deles.
2 Comentários
Pingback: Por que meu kinguio (peixinho dourado) fica no canto do aquário? - MyAquarium
Pingback: Zebra Super Red (Maylandia estherae) | MyAquarium