Se você não faz ideia de como diminuir a temperatura da água do seu aquário durante o verão, este artigo foi feito para você!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
A cada ano que passa, notamos um aumento gradual das temperaturas em praticamente todas as estações do ano. No entanto, no verão, o calor se torna insuportável, dependendo da região em que você mora.
No Brasil, o verão se inicia no mês de dezembro e vai até o final do mês de março, nesse período, as temperaturas costumam ficar elevadas e isso pode se tornar um risco para os peixes e corais do aquário.
A temperatura perfeita para a maioria dos peixes tropicais gira em torno de 24°C. Entretanto, dependendo do dia, a temperatura pode oscilar bastante e chegar aos 27°C, e em alguns casos extremos, até 30°C. Isso se torna muito quente para a maioria dos peixes tropicais e perigoso demais para animais marinhos e corais. Então, como diminuir a temperatura da água do aquário?
Veja também:
Como retardar o superaquecimento da água de um aquário?
Caso o aquário possua uma luminária acoplada em uma tampa, a primeira coisa que você pode fazer é desligá-la. Se o aquário não possuir plantas ou corais vivos, desligue a luz e deixe-a assim durante toda a semana, se necessário. Os peixes não sofrerão com isso e seu aquário terá menor incidência de algas.
Mesmo que você possua plantas em seu aquário, deixar as luzes apagadas por um dia, nos dias mais quentes, não causará nenhum dano. Você também pode diminuir o fotoperíodo para seis horas por dia. Isso é o suficiente para que elas realizem a fotossíntese.
Veja também:
Como diminuir a temperatura da água do aquário?
Um dispositivo muito utilizado para diminuir a temperatura do aquário é o Chiller. Esse tipo de sistema não depende das condições ambientais para funcionar, porém seu único problema, de fato, é o alto custo devido a sua tubulação de liga de titânio.
Esse aparelho funciona da mesma forma que uma geladeira, um compressor é utilizado para resfriar o gás refrigerante do equipamento e esse vai para resfriar a tubulação de titânio no qual passa a água do aquário. O processo de obtenção das ligas metálicas do titânio, por mais que o metal seja muito comum na natureza, acaba tornando-o um equipamento caro.
Veja também:
Você também pode utilizar ventiladores padrões para diminuir a temperatura da água do aquário, deixando-os ventilando a superfície da água (observe que os ventiladores domésticos padrões não são à prova d’água e não devem ser colocados sobre ela – perigo de eletrocussão!).
Ainda temos as ventoinhas, muito utilizadas pelos aquaristas para diminuir a temperatura da água do aquário. Há diversos modelos disponíveis no mercado que ficam acopladas as tampas ou vidro do aquário e que ajudam a diminuir a temperatura em até 4°C.
A BOYU possui um excelente cooler que vai ajudar a baixar a temperatura do seu aquário de forma bastante rápida, além de ser muito silencioso, ao contrário da maioria dos equipamentos vendidos por aí!
Portanto, para adquiri-lo, basta clicar no link que deixarei aqui embaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Cooler Boyu FS-55 | Mini Ventilador FS-55 com fluxo direcionado para a lâmina da água; Refrigera a água do seu aquário; Possui boa potência e é muito silencioso; Fixado nas bordas do aquário; |
Comprar na Amazon |
Posso utilizar gelo para baixar a temperatura da água?
Em casos extremos, você pode utilizar gelo para baixar a temperatura, mas existem maneiras melhores e mais seguras de fazê-lo.
Caso você tenha acabado de jogar um balde cheio de gelo na água, é provável que cause um declínio extremo da temperatura e seus peixes provavelmente sofrerão com isso. O gelo é comumente utilizado para sacrificar peixes!
Veja também:
A melhor maneira de fazer isso é congelar uma garrafa de água, por exemplo, e deixá-la flutuando no aquário durante um tempo. Com isso, você não obtém a liberação imediata de água gelada e acaba diminuindo a temperatura do aquário.
Circunstâncias extremas
Em circunstâncias extremas, você pode reduzir a temperatura da água do aquário efetuando uma troca parcial de água (TPA), mas, novamente, evite choques passando da água quente para a fria muito rapidamente, esse choque é um dos principais causadores da famosa doença dos pontos brancos (íctio).
Tente, antes de tudo, as primeiras opções, mas se for necessário efetuar uma troca parcial de água, tente reduzir a temperatura apenas 2°C por vez.
1 comentário
Pingback: Por que meu betta está com a barbatana desfiada! O que eu devo fazer? (Fin Rot) - MyAquarium