Nesse artigo, iremos dar algumas dicas bastante interessantes para te ajudar a diminuir o fluxo de água do filtro do seu aquário!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Diminuir o fluxo de água do filtro de um aquário é uma tarefa fácil, mas requer um pouco de atenção por parte do aquarista. Sabe aquela do quanto mais potente melhor? Não funciona assim tão bem quando o assunto são os filtros de aquário!
Muitos peixes possuem nadadeiras longas e fluidas (por exemplo, os bettas), e habitam cursos d’água de fluxo lento e não são feitos para lidar com correntes muito fortes. Lutar contra esse fluxo pode fazer com que o peixe seja jogado para todos os cantos do aquário, ou seja, isso acaba fazendo com que ele passe a maior parte do tempo escondido. Além disso, esse estresse gerado dentro do aquário pode trazer inúmeras doenças para os peixes.
Portanto, se você possui um peixe betta, kinguio, camarões ou quaisquer outros animais que possuam nado lento, tá na hora de dar uma conferida e ver se o fluxo de água do filtro do seu aquário não está forte demais para eles.
Então, como diminuir o fluxo de água do filtro no meu aquário?
Abaixo, listarei algumas dicas interessantes que podem te ajudar a diminuir o fluxo de água do seu aquário e trazer um pouco mais de paz para os seus peixes.
Adicione esponjas ou redirecione a saída de água do filtro
Existem várias maneiras de diminuir o fluxo de água do filtro de um aquário e algumas delas são muito fáceis de fazer. Se você possui um filtro do tipo canister ou interno com um bico de saída para dentro do aquário, tente redirecionar a saída para a superfície da água ou para uma das paredes do aquário para tentar dissipar um pouco a pressão. Quando a água “salta” na superfície ou bate nos vidros, perde um pouco de energia cinética e a corrente diminui.
Uma outra ideia interessante é adicionar um pouco de esponja na entrada ou saída do filtro. Uma esponja grossa dissipará a maior parte da energia da água permitindo que seu fluxo diminua. Caso o fluxo de água seja forte o suficiente para sugar ou jogar a esponja para fora, tente prendê-la apoiando-a contra uma decoração ou amarrando-a nos canos.
Veja também:
Se você tiver um filtro do tipo Hang-on, aqueles que ficam presos nos vidros do aquário com uma saída em cascata, existem várias técnicas para diminuir o fluxo, permitindo que ainda haja um pouco de agitação na superfície.
Você pode, por exemplo, cortar uma espuma que se ajuste à largura da saída da cascata e colocá-la dentro para minimizar um pouco esse fluxo. Além disso, você pode adicionar objetos de decoração e plantas logo abaixo da saída do filtro para diminuir o impacto gerado pela saída da água.
Adicionando muitas plantas e decorações ao aquário fará com que o fluxo de água dentro dele diminua bastante. Dependendo da montagem, você pode fazer várias coisas para diminuir essa corrente e dar aos peixes um ambiente livre de estresse.
Trocar de filtro
Sim, isso mesmo! Trocar o filtro do aquário por um menos potente é a solução mais fácil para resolver esse problema! Na constante busca de ter um aquário com água cristalina, muitas pessoas instalam filtros potentes que se destinam, na maioria das vezes, a aquários muito grandes.
Em outros casos, ao comprar kits de aquários completos, muitos aquaristas iniciantes não percebem que o kit possui um filtro relativamente forte para aquele aquário. Então, se você presenciar seus peixes lutando contra a correnteza, não tenha medo de diminuir e comprar um filtro compatível com a litragem dele.
Veja também:
Há uma variedade enorme de filtros disponíveis nas lojas de aquarismo, como filtros de esponja, Hang-On, Canister entre outros. A escolha do filtro certo vai depender das espécies que você está criando. Como mencionamos no começo do artigo, muitos peixes possuem nado lento e podem acabar sendo prejudicados pelo forte fluxo de água gerado pelo filtro.
Muitos desses filtros há chaves e reguladores que podem ajudar a diminuir um pouco esse fluxo de água, mas caso eles sejam muito potentes, não irá adiantar muita coisa.
Eu costumo passar sempre a mesma recomendação para as pessoas. Quando for comprar um filtro, procure aquele que a vazão Litros / Hora seja no máximo 5 vezes o volume do seu aquário.
Por exemplo, se você for comprar um aquário com 100 litros, a vazão do seu filtro deve ser de no máximo 500 litros / hora.
É lógico que isso não é uma regra geral, pois vai depender das espécies que você está criando, mas já vai te ajudar bastante! Além disso, é sempre importante checar as fichas técnicas dos peixes e verificar em que tipo de local eles preferem viver. Águas com fluxo rápido ou lento?
Caso esteja querendo adquirir um filtro novo para o seu aquário, não deixe de conferir nossa seleção com os melhores filtros do mercado. Compre agora mesmo clicando aqui!
1 comentário
Parabéns pelo conteúdo, as informações são bem relevantes.
Pelo que li compreendi que Canister que possuem válvula/registro pode ser feito um ajuste no fluxo da Água. Poderia esclarecer mais, em um canister que tem válvula/registro individuais posso regular o fluxo de água sem que possa haver problema para o equipamento? Sei que os Canister que possuem cachimbo (ex: sunsun Hw 402) não existe está possibilidade, mas os que tem válvula/registro (ex: Ocean Tech cf800) tem como diminuir o fluxo, está prática não afeta o equipamento.
Novamente parabéns pela matéria.
Abraço