Nesse artigo, aprenda o que é e como diminuir o KH (Dureza de carbonatos) em um aquário de forma rápida e segura para os seus peixes!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Ter um aquário em casa significa que você precisa entender um pouco sobre a química da água e como ela pode afetar seus peixes.
O KH significa dureza carbonatada, que desempenha um papel muito importante no equilíbrio dos níveis de pH do aquário e evita que ele se torne tóxico para os peixes e as plantas.
Veja também:
Se os valores do seu pH estão sempre oscilando para cima, você precisará tomar algumas medidas para diminuir os níveis de KH e manter o bem-estar geral do aquário. Isso claro, para os casos em que você está criando peixes que vivem em aquários com pH ácido!
Como diminuir o KH (Dureza de carbonatos) em um aquário?
Se você cria peixes que vivem em pH neutro ou ácido e sua água está sempre com os níveis altos de KH e pH, então você terá que realizar alguns procedimentos para baixar esses níveis.
Embora seja fácil aumentar o KH, diminuí-lo pode ser uma tarefa um pouco mais complexa, uma vez que você terá que encontrar um equilíbrio entre o pH e o KH para evitar quaisquer oscilações no nível do pH, o que pode ser fatal para os peixes.
Então, continue lendo esse artigo para aprender como diminuir o KH (Dureza de Carbonatos) em um aquário de água doce!
1. Utilize um bom tamponador ácido
Os tamponadores ácidos são usados para transformar KH em dióxido de carbono, o que ajuda a baixar os níveis de KH e pH do aquário. No entanto, quando você usa esse tipo de produto, é importante ir devagar. Na maioria das vezes, os tamponadores são utilizados em aquários plantados, onde as plantas vivas ajudam a reduzir o CO2 em excesso da água.
Se o seu aquário não tiver plantas vivas, o uso em excesso desse tipo de produto pode não só aumentar os níveis de CO2, mas também diminuir o nível de pH de forma bastante rápida. Isso acabará resultando em peixes mortos.
Leia também:
Então, para evitar desastres, certifique-se de seguir as orientações do fabricante e procure adicionar pequenas quantidades do produto ao aquário. Você sempre terá a chance de ajustar a dose adicionando um pouco mais posteriormente.
Deixarei listado abaixo um excelente tamponador ácido para o seu aquário. Para comprá-lo, basta clicar no link abaixo:
- Solução tampão sem fosfatos para diminuir o pH
- Ideais para aquários com plantas ou para água dura onde soluções tampão a base de fosfatos...
- Converte alcalinidade por carbonatos (KH) em CO2 disponível
- Material do corpo da chave: Aço cromo vanádio
- Cor do produto: Branco
Última atualização em 2025-01-15 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
2. Faça uma mistura de água destilada com água da torneira
A água que passa por um processo especial de purificação é chamada de água destilada. Esse tipo de água é aquecida até ser transformada em vapor, depois passa por um refrigerador e em um recipiente para armazenamento.
Por fim, este processo elimina todas as impurezas da água, deixando-a pura sem KH. Você pode encontrar água destilada em supermercados.
No entanto, você precisará misturar esta água com água da torneira, pois o aquário precisa de uma certa quantidade de KH. Você pode utilizar um kit de testes de aquário para determinar a proporção exata de água da torneira para misturar com água destilada.
Esta é uma forma eficaz de diminuir o KH no aquário, mas sua desvantagem é seu custo elevado. A água destilada é acessível, mas o custo pode aumentar bastante para os casos onde você precisa realizar muitas trocas parciais de água.
Esta solução é perfeita para quem possui aquários pequenos!
3. Transforme água pura com RO / DI
Você também pode ter água pura usando um Sistema de Osmose Reversa (RO) ou um Filtro de Deionização (DI).
Esses dois dispositivos “criam” água pura sem nenhum KH. Lembre-se de que esse é um tipo de configuração cara, mas assim que ele for instalado, você economizará uma quantia significativa de dinheiro a longo prazo.
Veja também:
Seja qual for a sua escolha, você ainda terá que misturar água pura com água da torneira para ter certeza de que há uma certa quantidade de KH no aquário. A água RO / DI reduzirá proporcionalmente o KH de acordo com a quantidade que você misturar de água da torneira.
Abaixo, deixarei um modelo de filtro de Osmose Reversa + Deionizador para você adicionar ao seu aquário. Para comprá-lo, basta clicar no link abaixo:
Última atualização em 2025-01-15 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
4. Adicione folhas de amendoeira
Adicionar folhas de amendoeira é uma das maneiras mais fáceis de diminuir o KH em aquários de água doce. Elas são muito utilizadas em aquários com peixes betta. Quando você adiciona essas folhas, elas começam a se decompor e liberam taninos (ácido tânico).
O tanino começa a consumir o KH da água, baixando seus valores de forma gradativa. No entanto, você precisa ter um pouco de cuidado com esse método, uma vez que pode acabar baixando os níveis de KH e pH muito rápido, dependendo da quantidade de folhas que você adicionar dentro do aquário.
Monitore a água do aquário para garantir o equilíbrio. Compre o teste abaixo para monitorar os níveis de KH da água do seu aquário:
- Teste de água
Última atualização em 2025-01-15 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Cuidar de um aquário certamente não é uma das tarefas mais simples; você precisa estar sempre se certificando de que todos os habitantes estejam saudáveis e seguros. Assim como os cuidados necessários com outros animais de estimação, você deve prover o mesmo nível de cuidado e segurança com os peixes.
O fundamental para manter um aquário saudável é entender os fundamentos do equilíbrio e da química da água.
Veja também:
Quanto mais coisas você adicionar dentro do aquário, como rochas e plantas vivas, mais mudanças irão ocorrer na química da água.
Lembre-se sempre de que os níveis de pH e KH estão conectados. Então, isso significa que se você deseja alterar o nível de pH, deve ajustar os níveis de KH. Da mesma forma, se você quiser diminuir o nível de KH, o nível de pH deverá sofrer alterações.
Por fim, tudo o que você precisa fazer é monitorar esses valores com frequência e fazer ajustes de acordo com as necessidades dos seus peixes. Depois de alcançar o equilíbrio desejado, será mais fácil fazer qualquer tipo de alteração no aquário.