Nesse artigo, aprenda algumas dicas interessantes sobre como evitar que os peixes comam as plantas do seu aquário!
Muitos aquaristas adoram manter aquários plantados repletos de peixes. Afinal, as plantas ajudam a embelezar o ambiente, oxigenar a água e fornecem refúgio para as mais diferentes espécies de animais. No entanto, manter certas espécies de peixes dentro de um aquário plantado pode fazer com que ele se torne um caos.
Nesse artigo, vamos te ajudar com algumas dicas interessantes sobre como evitar que os peixes comam as plantas do seu aquário!
Como proteger as plantas do aquário dos peixes?
Se você está procurando uma solução super rápida e eficaz para esse problema, então só há apenas um modo de proteger suas plantas dos peixes – simplesmente remova as plantas do aquário dos peixes herbívoros. Mas, essa tática não é o que você está procurando, certo?
Veja também:
Então, seguindo a leitura do artigo, aprenda alguns macetes que podem te ajudar a solucionar esse problema no seu aquário.
Adicione em seu aquário apenas peixes carnívoros
Se você quer que seu aquário tenha plantas vivas e saudáveis, a única maneira de protegê-las é enchendo ele com peixes carnívoros. Existem muitas espécies de peixes carnívoros que você pode criar. Esses peixes geralmente adoram devorar pequenos caramujos e quaisquer outros animais pequenos que possam caber em suas bocas, mas deixarão as plantas em paz.
Há uma infinidade de espécies de peixes carnívoros disponíveis em pet shops, sendo que a maioria delas são muito fáceis de cuidar. O peixe betta, assim como também o Oscar, são alguns exemplos de espécies carnívoras que podem ser mantidas em aquários plantados. Lembrando apenas que o Oscar adora revirar o substrato do aquário e, por conta disso, precisa estar acompanhado de plantas resistentes ou que fiquem ancoradas em troncos ou rochas.
Escolha peixes que não se importam com as plantas
Há muitos peixes que não se importam com as plantas do aquário. As principais espécies de peixes pequenos que provavelmente deixarão suas plantas em paz incluem, barbos, vivíparos, danios e a maioria dos tetras.
Veja também:
Peixes que se alimentam no fundo do aquário como as coridoras, também são uma boa opção para aquários plantados. Algumas espécies de peixes maiores, por exemplo, gouramis, killifish e Acará Disco, são outras excelentes opções para esse tipo de aquário.
Todas essas espécies de peixes são perfeitas para ter em um aquário plantado, pois elas irão deixar suas plantas em paz.
Evite espécies que adoram devorar plantas
Ao mesmo tempo que há peixes que não se importam muito com as plantas, há outras espécies que adoram devorá-las e arrancá-las do substrato. A última coisa que você quer é encher seu aquário com esses peixes e vê-los destruir suas plantas.
Portanto, é melhor evitar ou tomar cuidado ao colocar as seguintes espécies dentro do seu aquário:
Pacu Prata
O Pacu Prata é uma espécie bastante popular e muito fácil de cuidar. No entanto, ele está na lista das piores espécies de peixes de água doce quando se trata de devorar plantas. Esses animais podem atingir cerca de 14 cm de comprimento, então irão devorar grandes quantidades de plantas em um curto período de tempo.
Veja também:
Na verdade, estes animais possuem potencial de dizimar um aquário inteiro cheio de plantas vivas em menos de uma semana!
Tetra Buenos Aires
Ao contrário da maioria dos outros tetras, o Tetra Buenos Aires não é um bom peixe para se manter em um aquário plantado. Eles são comedores vorazes e, embora sejam pequenos, podendo medir mais ou menos 5 cm de comprimento, causam enormes estragos nos aquários plantados.
Esses peixes têm uma tendência de devorar toda e qualquer planta viva do aquário, exceto a Samambaia de Java.
Mono / Peixe Diamante
O Mono é bem parecido com o Pacu Prata, com apenas uma exceção – eles ficam um pouco maiores do que os outros peixes. Esta espécie se alimenta principalmente de matéria vegetal em seu habitat natural. Portanto, é muito provável que o Mono devore as plantas vivas do aquário se você não fornecer uma dieta rica em vegetais.
Kinguios (Peixinho Dourado)
Os kinguios são peixes que precisam de bastante espaço no aquário para que possam se desenvolver. Por mais que não cresçam muito, ainda assim precisam de níveis de altos de oxigênio para se sentirem confortáveis.
Veja também:
Há uma grande discussão sobre as plantas que podem ser mantidas em aquários com Kinguios, mas criamos um artigo específico falando sobre esse tema. Se quiser acessá-lo, clique aqui.
Cascudos
Uma outra espécie de peixe que deve ser evitada em aquários plantados é o famoso cascudo. Embora os mais jovens sejam uma ótima adição aos aquários comunitários, à medida que crescem – e crescem bastante – podem se tornar agressivos. É nesse momento que eles desenvolvem o hábito de devorar plantas.
Ciclídeos
De um modo geral, os ciclídeos não costumam comer as plantas, mas adoram cavar o substrato do aquário. Esse comportamento de escavação pode prejudicar as plantas mais delicadas. Como já falamos antes, o peixe Oscar costuma retirar as plantas do substrato e, por isso, devem estar apenas com espécies que possam ser ancoradas em troncos e rochas ou até mesmo com plantas flutuantes.
Veja também:
Aumente a quantidade de alimentos à base de vegetais / algas
Se você gosta de espécies de peixes herbívoros e quer tê-los de qualquer jeito no seu aquário, uma dica importante é aumentar a quantidade de alimentos à base de algas e vegetais em suas dietas.
Alimente seus peixes com muitos vegetais e mantenha-os saciados para que não mastiguem as plantas do aquário. Muitos peixes onívoros e herbívoros adoram mastigar e mordiscar uma variedade enorme de vegetais.
Alguns bons vegetais que você pode adicionar dentro seu aquário, incluem:
- Abobrinha;
- Brócolis;
- Alface;
- Espinafre;
- Pepino
- Ervilhas;
A maioria das espécies de peixes tropicais preferem algas aos vegetais domésticos comuns. Portanto, caso não se importem com esse tipo de alimento, procure comprar rações específicas e ricas à base de algas para animais herbívoros.
Tenha plantas de aquário que os peixes não gostam
Uma dica importante para proteger as plantas do seu aquário é cultivar espécies que os peixes não gostam de comer.
Veja também:
A maioria dos peixes não gostam da famosa Samambaia de Java devido às suas folhas duras, portanto, isso automaticamente a torna a escolha ideal para esse tipo de ambiente. Além disso, o mesmo vale para as anubias e o musgo de java. Experimente diferentes espécies de plantas vivas e veja quais seus peixes não gostam.
Diminua a quantidade de peixes no aquário
Quanto mais peixes você tiver no aquário, mais suas plantas serão comidas por eles. Portanto, a melhor coisa que você pode fazer é diminuir a quantidade de peixes dentro do seu aquário. Esta dica não protegerá totalmente as plantas, mas certamente diminuirá a intensidade e os danos infligidos pelos peixes.
Outras dicas para evitar que os peixes comam as plantas do aquário
Aqui estão algumas dicas adicionais para ajudá-lo a manter suas plantas de aquário vivas e prósperas:
- Verifique se a planta que você está comprando ou que possui no aquário é compatível com a espécie de peixe que você quer criar;
- Em aquários com ciclídeos, proteja as plantas adicionado espécies flutuantes e que não precisam ficar enraizadas no substrato.
- Uma outra dica interessante é colocar as plantas em locais de difícil acesso para os peixes, pois isso irá permitir que elas consigam se enraizar e evitar que os peixes mordam e arranquem suas raízes.
Como podemos ver, não é muito difícil cuidar de plantas e peixes em um mesmo aquário. A maioria das espécies de peixes são compatíveis com aquários plantados, mas fique sempre de olho nas espécies herbívoras e, principalmente, nos ciclídeos.