Nesse artigo, confira o que é e como funciona a filtragem biológica de um aquário. Aprenda tudo sobre as bactérias nitrificantes!
Manter uma filtragem biológica eficiente em um aquário é muito importante para a saúde geral dos peixes. Quando há problemas com a filtragem, seus peixes podem começar a ficar doentes ou até mesmo morrer caso você não tome as medidas necessárias para contorná-los. Portanto, se você nunca ouviu falar sobre a filtragem biológica de um aquário, agora é a hora de aprender um pouco mais sobre o assunto e evitar problemas no futuro!
O que é a filtragem biológica de um aquário?
Os filtros de um aquário possuem uma função muito específica: remover agentes nocivos da água. Esses agentes podem variar dependendo dos tipos de animais e plantas que você está mantendo.
No entanto, a maioria dos filtros são projetados para remover resíduos nitrogenados (amônia, nitrito, nitrato e proteínas), moléculas orgânicas e partículas (restos de comida, detritos, etc). Para isso, os filtros utilizam três tipos distintos de filtragem: filtragem química, mecânica e biológica.
A filtragem química é exatamente o que parece: usar agentes para absorver ou alterar quimicamente componentes na coluna d’água. O carvão ativado é usado na maioria dos filtros para esse fim, pois pode atrair moléculas orgânicas para si e retê-las, eliminando alguns compostos que podem ser nocivos para os peixes.
Algumas outras formas de filtragem química incluem removedores de amônia e condicionadores que neutralizam os metais pesados presentes na água.
A filtragem mecânica, por sua vez, envolve o uso de barreiras físicas como o perlon para filtrar as partículas da água. Praticamente todos os filtros necessitam desse tipo de filtragem para remover partículas suspensas na água.
Veja também:
Por fim, a filtragem biológica é a terceira e a mais importante delas. Aqui contamos com bactérias benéficas para decompor os resíduos em formas inofensivas. A filtragem biológica é, portanto, uma extensão do ecossistema do aquário e muito importante!
Entendendo as bactérias benéficas de um filtro
Embora as bactérias tenham uma má reputação, elas são parte fundamental da filtragem biológica de um aquário. Sem elas, os subprodutos do nitrogênio atingiriam concentrações letais, matando os peixes e permitindo que as algas assumissem o controle. Felizmente, existem dois grupos de bactérias que ajudam a manter os peixes vivos e o controle do crescimento de algas.
Bactérias Nitrificantes
A amônia é o agente que mais causa danos no Ciclo do Nitrogênio. Ela é gerada através dos resíduos dos peixes e é um produto comum da decomposição orgânica. As bactérias nitrificantes são úteis porque usam a amônia como alimento!
Bactérias do gênero Nitrosomonas pegam a amônia e a convertem em nitrito. O nitrito é menos tóxico do que a amônia, mas ainda é um problema para os peixes. Felizmente, as bactérias dos gêneros Nitrobacter e Nitrospira estão presente em um aquário bem ciclado e, portanto, irão consumir o nitrito convertendo-o em nitrato. Parece complexo, né? No começo eu também tive um pouco de problema para entender, mas com o tempo isso acabou ficando muito fácil. É bem provável que pra você também fique!
Veja também:
Voltando ao assunto, todos esses organismos listados acima são aeróbicos, ou seja, precisam de oxigênio para sobreviverem, assim como os peixes e os seres humanos. Felizmente, existem aos milhões em todo o ecossistema.
Aquários recém montados não possuem nenhuma dessas bactérias, tornando-os suscetíveis a famosa Síndrome do Aquário Novo. Como as bactérias chegam ao aquário é mais uma questão de sorte e capricho da natureza. Elas existem no ar, no solo, na água e são transportadas para dentro de sua casa e aquário quando você entra e sai.
Além disso, as bactérias nitrificantes também têm a chance de se espalharem quando você introduz novos peixes e plantas ou adiciona produtos vendidos em pet shops. Elas vivem nos anéis de cerâmica, superfície das plantas e na coluna d’água do aquário, ajudando a impulsionar seu novo ecossistema!
Bactérias Desnitrificantes
Os nitratos são a etapa “final” do Ciclo do Nitrogênio. E, como é o composto menos tóxico dessa cadeia, geralmente se acumula um pouco, sendo removido através das famosas trocas parciais de água.
No entanto, o nitrato não é inofensivo. Altas concentrações do composto resultam no envenenamento por nitrato. Os sintomas incluem brânquias marrons, peixes ofegantes na superfície ou nadando o tempo todo contra a correnteza.
Embora as bactérias nitrificantes sejam essenciais, ainda assim há uma outra classe secundária de organismos que muitas vezes são neglicenciadas: as bactérias desnitrificantes. Esses microrganismos são bem peculiares, pois são anaeróbicos, ou seja, não utilizam oxigênio para respirar. Na verdade, altas concentrações de oxigênio são prejudiciais para eles.
Veja também:
Isso significa que essas bactérias não podem sobreviver ao lado de bactérias nitrificantes em locais comums, como a maioria das mídias biológicas, cascalho, plantas e etc.
Esse tipo de bactéria converte nitratos em gás nitrogênio (N2), que simplesmente libera de volta para a atmosfera. Entretanto, como os nitratos raramente podem acumular bactérias desnitrificantes, não recebem muita atenção em montagens de aquários de água doce. Além disso, organismos marinhos e invertebrados de todos os tipos são sensíveis ao nitrato, tornando a filtragem biológica completa essencial para o seu bem-estar.
Quais produtos eu posso usar para melhorar a filtragem biológica do meu aquário?
Abaixo vou listar alguns dos melhores produtos do mercado para aumentar a capacidade de filtragem biológica do seu aquário.
Anéis de cerâmica
Os anéis de cerâmica são essenciais para a maioria dos filtros, pois eles fornecem uma grande área de superfície para que as bactérias possam se instalar. Com um design cilíndrico, a água pode fluir através deles, garantindo uma mistura completa e remoção de amônia e nitritos.
Abaixo, confira algumas excelentes mídias biológicas para você comprar para o seu aquário:
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
No entanto, a maioria dos anéis de cerâmica vendidos possuem poros adequados para bactérias nitrificantes aeróbicas. Isso significa que sua mídia reduzirá a amônia em nitrato e nada mais. Contanto que você esteja fazendo trocas parciais de água com frequência, isso não será um problema.
Contudo, o fluxo livre de água significa que as bactérias desnitrificantes anaeróbicas (que odeiam o oxigênio) não possuem um lar, pois serão envenenadas pelo O2.
O Purigen da Seachem é um produto brilhante por este motivo. Os poros são projetados para permitir que as bactérias nitrificantes colonizem a superfície, mas as bactérias desnitrificantes prosperem dentro de cada uma de suas mídias, a salvo dos estragos do oxigênio. Isso o torna adequado para montagens de aquários marinhos ou que possuam invertebrados.
Caso queira adquirir o Purigen da Seachem, vou deixar um link aqui embaixo:
- Muda de cor indicando o momento de renovar, é regenerada com facilidade
- Elevada capacidade de filtragem devido à grande área de superfície
- Maior capacidade de remoção de matéria orgânica
- Ajuda a controlar amônia, nitrito e nitrato
Última atualização em 2024-11-10 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Aceleradores biológicos
A Ciclagem natural de um aquário dura por volta de mais ou menos 30 dias. No entanto, caso que você queira agilizar um pouco o processo, pode comprar os famosos aceleradores biológicos com bactérias nitrificantes para diminuir esse tempo de espera.
Os aceleradores biológicos podem ser adicionados na água do aquário nos primeiros dias da montagem. Basta apenas monitorar os níveis de amônia e nitrito para ter certeza de que o ambiente está propicio para adicionar os primeiros habitantes.
Você também pode utilizar esse tipo de produto caso sofra com algum pico de amônia, que geralmente ocorre após o uso de algum antibiótico para tratar doenças que tenha se instalado no aquário, por exemplo.
Abaixo, vou listar o melhor acelerador biológico do mercado, o Stability da Seachem. Então, caso queira adquiri-lo, basta clicar no link:
- Sistema de estabilização de tanques para aquário marinho e doce
- Previne a “Síndrome do aquário novo”
- Auxilia na saúde do seu aquário
- Acelera a biologia do aquário
Última atualização em 2024-11-16 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Conclusão
A filtragem biológica vai acontecer no seu aquário mesmo que você não entenda o processo. Mas saber como ela funciona garante que você possa fornecer as condições ideais para seus peixes.
No entanto, caso você queira se aprofundar ainda mais sobre esse processo, dê uma olhada nesse artigo que montamos sobre a Ciclagem (Ciclo do Nitrogênio).