Nesse artigo, confira algumas dicas interessantes sobre como lidar com aqueles peixes mais agressivos do seu aquário!
Todo mundo que monta um aquário quer ter um ambiente calmo e tranquilo para os peixes. No entanto, é bastante comum que algumas espécies comecem a brigar por espaços ou até mesmo se sintam ameaçadas por peixes maiores.
Na maioria das vezes, os peixes tendem a se tornar agressivos com seus companheiros quando mantidos em pequenos grupos ou até mesmo sozinhos. Nesse artigo, confira algumas dicas sobre como lidar com os peixes agressivos do aquário.
Como lidar com os peixes agressivos do aquário?
1. Use uma rede para separar os peixes
Os peixes geralmente operam com base na hierarquia – peixes maiores e agressivos irão caçar e intimidar os menores. Então, eles precisam descobrir sua hierarquia – aquela definida pela natureza.
Veja também:
No entanto, às vezes, a luta que pode levar a essa descoberta pode ficar um pouco mais violenta do que o normal. Nesses casos, você pode usar uma rede ou algum tipo de criadouro para separá-los. É a solução temporária ideal para impedir que os mais agressivos possam bater nos peixes pacíficos.
2. Reorganizar as decorações do aquário
Uma dica bastante importante para combater a agressividade dos peixes é reorganizar as decorações do aquário – troncos, rochas, plantas, etc – e fazer com que tudo pareça diferente para eles.
Certifique-se de não colocar nada de volta no mesmo lugar. Além disso, desligue as luzes do aquário quando estiver reorganizando tudo, pois isso impedirá que os peixes percebam o que você está fazendo.
A reorganização do habitat funciona porque os peixes agressivos tendem a ser territoriais e estabelecem seus territórios e ninhos em áreas específicas do aquário. Por isso, é muito mais provável que eles ataquem outros peixes que nadam em seus territórios.
Veja também:
Ao alterar a paisagem do aquário, você criará um ambiente diferente e irá praticamente “zerar” os territórios que já foram preestabelecidos – tanto para os peixes que tenham sido adicionados recentemente, quanto para os mais antigos.
Os peixes mais velhos serão enganados e acreditarão que estão em um novo ambiente; enquanto isso, os peixes mais novos ou que estejam sendo assediados, terão tempo para encontrar seus próprios espaços no aquário.
3. Crie novos esconderijos
Alguns peixes são mais pacíficos e podem ser facilmente intimidados e feridos por espécies mais agressivas e territoriais. Então, para contornar isso, você deve adicionar decorações artificiais, troncos, rochas ou plantas para as espécies mais dóceis, que podem atuar como novos esconderijos e protegê-las dos peixes brigões.
Você pode adicionar, por exemplo, plantas altas que criam florestas densas dentro do aquário, pois isso ajuda a formar esconderijos seguros para os peixes mais pacíficos.
Além disso, é possível adicionar vasos de barro, cavernas com rochas e castelos ao aquário para fornecer aos peixes alguma proteção. A princípio, como os peixes agressivos só atacam quando eles se cruzam pelo meio do caminho, esses arranjos podem ajudar a manter os peixes pacíficos mais tranquilos e confortáveis.
Veja também:
4. Separe os peixes pacíficos
Se tudo der errado, você terá que separar os peixes do seu aquário. Portanto, o primeiro passo é decidir quais peixes separar – o agressor ou a vítima.
Se os ferimentos causados pelo peixe agressor forem muito graves, você terá que separar a vítima. Se ela for deixada no mesmo aquário que os peixes agressivos, eles provavelmente a matarão.
No entanto, caso os ferimentos não sejam tão graves, não a remova do aquário. Isso apenas reforçará o comportamento agressivo dos peixes e irá encorajá-los a se tornarem ainda mais agressivos.
5. Separe os peixes brigões
Se os seus peixes são muito agressivos, você precisará criar uma “prisão” para eles. Então, aproveitando a primeira dica, você deverá separá-los dos demais, colocando uma rede, criadouro ou até mesmo um aquário separado.
Essa “prisão” improvisada permitirá que o peixe brigão possa ver e cheirar os outros peixes, mas não os atacar. Isso faz com que ele se acostume com a presença dos outros peixes. Além disso, isso também permite que os outros peixes estabeleçam novas hierarquias, fazendo com que esse animal perca seu espaço de peixe dominante do grupo.
Veja também:
6. Adquira um aquário maior
Às vezes, os peixes começam a agir de forma agressiva quando outros peixes continuam cruzando seus caminhos o tempo todo.
A melhor forma de evitar que esse problema aconteça é investir em um aquário maior para eles. Um aquário com 20 litros, por exemplo, é um espaço muito pequeno para peixes agressivos.
Então, se você estiver pensando em manter espécies agressivas no aquário, faça uma pesquisa rápida e veja quais são as dimensões de aquário recomendadas para comportá-las. Acredite! Isso evita muitos problemas!
7. Mantenha os peixes agressivos em pequenos grupos
Embora a maioria das espécies de peixes agressivos não possam viver com outros peixes no aquário sem lutar, eles podem viver tranquilamente em pequenos grupos da mesma espécie.
Os melhores exemplos de peixes brigões são o Barbo Sumatra e as Piranhas.
Veja também:
O Barbo Sumatra prefere nadar em grupos e perseguir uns aos outros. Então, se você simplesmente os mantiver em grupos com pelo menos 6 indivíduos, eles viverão pacificamente uns com os outros.
E você possui alguma outra dica sobre como lidar com os peixes agressivos do aquário? Conte aqui nos comentários!