Nesse artigo, buscamos dar algumas dicas simples e úteis sobre como limpar o seu aquário, incluindo limpeza nas decorações e nos vidros.
Aquaristas felizes são aqueles em que seus aquários estão sempre limpos; portanto, mantendo-o assim, é bem provável que você goste e permaneça no hobby por muitos e muitos anos.
Aquários limpos também são melhores para os peixes, pois aquários sujos podem significar uma infinidade de coisas, inclusive doenças.
Nesse artigo, iremos te dar algumas dicas sobre como limpar o aquário de forma adequada.
Limpando o vidro interno
Em muitos casos, o vidro é de fato a única coisa do aquário que precisa ser limpa com mais frequência. Mesmo porque, luz e água quase sempre significam algas, e o vidro do aquário pode sair de limpo à esverdeado quase diariamente.
Veja também:
Uma pequena esponja, dessas de cozinha mesmo, preferencialmente nova, pode ser usada para limpar algas do vidro do seu aquário. Realizando movimentos de cima para baixo, muito provavelmente todas as algas irão sair. Você pode utilizar tanto a parte verde quanto a amarela da esponja para realizar o procedimento.
Há apenas um pequeno cuidado na hora de fazer esse processo, verifique se não está pegando nenhum pedaço de cascalho do aquário na hora de passar a esponja, pois pode acabar arranhando o vidro.
Há diversos tipos de produtos que são usados para limpar o vidro interno. Os limpadores magnéticos são uma outra excelente opção. No entanto, se o seu aquário for muito alto, e você não conseguir atingir as partes mais baixas, coloque uma esponja presa em um pedaço de madeira ou plástico, por exemplo, para conseguir chegar até essa região. Lembrando que a esponja pode ser colada com Super Bonder, mas você precisa esperar secar completamente para adicionar ao aquário.
Limpadores magnéticos
Os limpadores magnéticos são uma maravilha, pois limpam as algas do vidro, mantendo suas mãos secas. Eles funcionam através do uso de dois imãs, um na parte externa do aquário e outro na parte interna.
Veja também:
Você pode deslizar o imã externo através do vidro do aquário e o interior irá segui-lo, retirando as algas ao passar pelo local. Os limpadores magnéticos variam em tamanho e preço. Limpadores pequenos destinam-se apenas ao vidro fino e aquários pequenos, enquanto os maiores, aos vidros mais espessos e aquários grandes. Alguns deles, por exemplo, até possuem uma pequena lâmina de metal para raspagem extra de algas.
Novamente, na hora de passar o limpador magnético, verifique se não há nenhum cascalho ou areia preso na parte interna, pois isso pode acabar arranhando o vidro.
Limpando o vidro externo
Para a limpeza do vidro externo, o mais recomendado é a utilização de um pequeno pano seco ou simplesmente papel toalha. Além disso, até mesmo o lado externo de um limpador magnético possui uma fina camada de feltro que faz um pequeno polimento no vidro.
Evite utilizar produtos químicos na hora de limpar o vidro e o móvel do aquário, passe apenas um pano seco.
Limpando a decoração do aquário
Se você possui decorações artificiais no seu aquário, pode utilizar novamente uma esponja comum de cozinha ou uma pequena escova de dentes, mas lembre-se de sempre usar produtos novos.
Veja também:
As decorações podem ser limpas quando você for realizar trocas parciais de água. No entanto, em casos onde há muita sujeira, você pode retirar a decoração e esfregar bastante sobre uma pia. A água quente geralmente ajuda a remover a sujeira.
Como recomendação, procure sempre limpar as decorações utilizando a água do aquário que foi retirada na troca parcial de água.
Termostatos e filtro interno
Os termostatos e aquecedores podem ser lavados cuidadosamente com uma esponja, mas devem ser desligados e retirados da água. Certifique-se de que estejam frios antes de remover e limpar.
Os filtros podem ser limpos com a mesma esponja, mas as mídias biológicas devem ser lavadas com a água que você retirou do aquário, nunca com água da torneira.
Dicas gerais:
– Para evitar algas no aquário, diminua o período em que as luzes ficam acesas. Mesmo em aquários plantados, o ideal é que a luz permaneça ligada entre oito e doze horas. Para aquários que não possuem plantas, no entanto, acenda as luzes apenas quando estiver no ambiente e quiser apreciar um pouco os seus peixes. O peixe ficará bem à luz ambiente.
– As pedrinhas porosas utilizadas para a oxigenação no aquário, podem gerar respingos no móvel e no vidro de trás do aquário. Sempre verifique essa região para evitar o acúmulo de água e o apodrecimento do móvel, caso for de materiais como mdf.
– Combine a limpeza de algas com a manutenção do filtro e trocas parciais de água como parte de sua rotina de manutenção regular.
– Embora existam muitas espécies vendidas como “peixes limpadores”, elas mesmas geram resíduos e não substituem a manutenção essencial e regular do aquário.
5 Comentários
Pingback: Por que os peixes do meu aquário não crescem? - MyAquarium
Pingback: Quais os benefícios e como usar a folha de descanso para o peixe Betta? - MyAquarium
Pingback: Peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris) - Ficha técnica | MyAquarium
Pingback: Os camarões comem resíduos (cocô) dos peixes em um aquário? - MyAquarium
Pingback: Barbo Dourado (Pethia gelius) - MyAquarium