Nesse artigo, aprenda como montar um lindo aquário para camarões (neocaridina). Confira dicas valiosas de equipamentos e decorações.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Montar um aquário para camarões (neocaridina) é um processo bastante fácil. Se você deseja criar espécies como o Camarão Red Cherry, Camarão Fantasma ou até mesmo o raro Camarão Amano, o processo será praticamente o mesmo. A maioria dos aquaristas que planejam fazer esse tipo de montagem, já possuem certa experiência na criação de peixes. A experiência é algo bastante útil aqui, mas não totalmente necessária.
Então, se você está planejando montar um aquário para camarões, continue lendo o artigo para obter algumas dicas valiosas sobre quais equipamentos e decorações utilizar nesse tipo de montagem.
Qual é o tamanho ideal de aquário para camarões?
A maioria das espécies de camarões são pequenas! Neste artigo, nós iremos nos basear na criação do famoso Red Cherry, talvez a espécie mais comum vendida em lojas de aquarismo aqui no Brasil.
Devido ao seu pequeno tamanho, os camarões necessitam de aquários com no mínimo 20 litros. No entanto, como em qualquer ambiente aquático, quanto maior for a litragem, melhor será para manter os parâmetros estáveis, o que é muito importante ao cuidar de camarões.
Ao contrário da grande maioria dos peixes, os camarões são mais sensíveis e podem morrer facilmente se os parâmetros oscilarem. Entretanto, o camarão Red Cherry e o Fantasma são as variedades mais resistentes e ideais para iniciantes.
Veja também:
Equipamentos necessários e montagem
- Aquário com 20 litros;
- Substrato;
- Filtro;
- Mídia filtrante (biológica e mecânica);
- Termostato;
- Decorações (plantas vivas ou artificiais);
- Kit de testes de água (amônia, nitrito e pH);
- Rações para camarões;
- Sifão e limpador;
- Condicionador de água;
1. Escolhendo o equipamento correto
Os aquários de camarões precisam de equipamentos específicos e que funcionem de forma adequada. Você pode adquirir um filtro Hang-on e proteger sua entrada de água com a esponja que vêm nele para evitar que os camarões sejam sugados.
O filtro da Ocean-Tech HF-100, por exemplo, é perfeito para suprir as necessidades de filtragem para um aquário com 20 litros. Para adquiri-lo, basta clicar no link abaixo:
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Você também deve adquirir um bom termostato para manter a temperatura constante, já que os camarões prosperam em temperaturas que variam entre 24 – 26°C.
O termostato ideal para um aquário com 20 litros deve possuir no mínimo 25 watts de potência. Então, o modelo HT 1300 25W da Roxin é perfeito para essa litragem.
Para adquirir o termostato da Roxin HT 1300 clique no link abaixo:
- Indicado para aquários
- Mantém a temperatura do seu aquário estável
- Termostato fabricado em tubo de quartzo
- Resistência confeccionada em aço inóx e perfeita vedação dos componentes elétricos
- A regulagem da temperatura é feita de forma simples na parte superior do equipamento
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Em relação ao substrato, você deve escolher aquele que destaque as cores dos animais. A maioria dos camarões prosperam em ambientes onde o pH é mais ácido e água mole. Por esta razão, o Substrato Areia Preta Black Blue pode ser uma excelente opção, já que é neutro e ajuda a realçar as cores dos camarões.
Para adquirir o Substrato Areia Preta Black Blue, clique no link abaixo:
- Areia para aquários de água doce
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Há vários tipos de substratos para aquário, mas procure aquele que seja inerte e que possua granulação fina.
Veja também:
2. Aquário Plantado vs Não Plantado
A grande maioria dos aquários de camarões são plantados. Os camarões são onívoros e podem ser ávidos consumidores de algas. As plantas vivas costumam ser excelentes companheiras para esses invertebrados.
Você pode montar um aquário os camarões (neocaridina) utilizando uma iluminação fraca ou forte, já que isso vai depender apenas do tipo de planta que você vai querer colocar. No entanto, se você for iniciante, recomendo que comece com algumas plantas mais fáceis. Abaixo, listarei algumas espécies de plantas simples que você pode adquirir para colocar no seu aquário de camarões:
Todas essas plantas acima são perfeitas para compor um aquário plantado simples e de fácil manutenção. Os camarões, em particular, adoram o musgo de java. Portanto, se você não tiver muito dinheiro para investir nisso, procure adquirir pelo menos o musgo.
Aquários plantados requerem mais manutenção, mas são bonitos e enriquecem o ambiente com uma porção maior de oxigênio dissolvido.
Aquários que não possuem plantas são mais fáceis de cuidar e, portanto, requerem menos manutenção. Eles são baratos e têm suas vantagens, mas na maioria das vezes, as pessoas utilizam esse tipo de aquário apenas para fins de reprodução. Por exemplo, um ambiente sem nenhum tipo de substrato é mais fácil de limpar e criar filhotes de camarões.
Veja também:
3. Limpeza e colocação do substrato
Por mais que a maioria dos substratos vêm com um aviso de que não há necessidade de lavá-los, eu recomendo que você dê uma boa enxaguada neles. Os substratos devem ser lavados para retirada de excesso de poeira e detritos.
A quantidade de substrato que você vai utilizar dependerá do tipo de montagem que você quer fazer. No entanto, o substrato deve cobrir todo o fundo e ter pelo menos 3 centímetros de espessura.
Os camarões gostam tanto de terrenos planos e ondulados, mas eu recomendo que você sempre deixe a frente do aquário mais baixa. Além disso, eles costumam procurar comida nos espaços abertos. Então, ao alimentar os camarões na região da frente, é mais provável que eles passem mais tempo à vista do aquarista.
4. Enchendo o aquário
Utilize um balde ou mangueira para encher o aquário dos camarões. Ao enchê-lo, é um bom momento para verificar se os parâmetros da água estão corretos para eles. Se o pH da água estiver muito alto ou baixo, por exemplo, pode ser necessário ajustar usando um tamponador. Além disso, você também pode utilizar troncos e raízes para tentar acidificar um pouco a água.
Certifique-se também de utilizar um bom condicionador para tratar a água do aquário. Os camarões são sensíveis ao cloro e cloramina encontrados na água da torneira. O condicionador deve sempre ser utilizado quando você for realizar trocas parciais de água. Siga as instruções de uso!
Abaixo, listarei os principais condicionadores de água para aquários. Para adquiri-los, basta clicar nos links:
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Veja também:
5. Conectando o filtro e o termostato
Coloque o filtro na lateral do aquário e não se esqueça de colocar a esponja na entrada de água para evitar que os camarões sejam sugados. Então, adicione as mídias biológicas (cerâmica) e as esponjas para fazer a filtragem mecânica. Ligue o equipamento!
Antes de ligar o termostato na tomada, certifique-se de configurar a temperatura para variar entre 24 e 26°C e adicione-o a água. Após isso, você pode ligá-lo na tomada e aguardar que aqueça a água de acordo com o parâmetro escolhido.
6. Iluminação
O tipo de luz pode variar muito de acordo com o tipo de montagem do seu aquário. As luminárias de LED são mais recomendadas hoje em dia e são muito mais acessíveis. Além disso, a potência vai variar se você possui plantas fáceis de cuidar, exigentes ou até mesmo se o aquário não possui nenhum tipo de planta viva.
Uma coisa que você precisa ter em mente é que o aquário deve ficar com as luzes acesas por no máximo 8 horas para evitar que haja crescimento de algas.
Para um aquário plantado, pode ser que você tenha que adquirir uma luminária de maior qualidade. Ainda assim, dependendo da configuração, pode ser necessário adicionar fertilização líquida e até mesmo injetar CO2 através de cilindros.
Por isso, eu recomendo que você visite uma loja de aquarismo para saber quais os modelos ideais para o tipo de montagem que você está planejando fazer.
Veja também:
7. Ciclagem
Antes de adicionar qualquer camarão, você precisará realizar a Ciclagem do aquário. A Ciclagem costuma demorar cerca de 30 dias e, de fato, ela é muito importante para evitar que você tenha picos de Amônia e Nitrito no aquário.
Portanto, eu recomendo que você dê uma lida em nosso artigo que explica um pouco mais sobre as principais funções da Ciclagem em aquários.
8. Adicionando os camarões ao aquário
Após a Ciclagem, certifique-se de que todos os parâmetros (pH e temperatura) estão de acordo com as necessidades dos camarões. O Nitrito e a Amônia devem estar zerados!
Coloque o saquinho de onde os camarões vieram boiando na água do aquário para que as temperaturas possam se equiparar. Então, adicione pequenas quantidades de água do aquário dentro desse saquinho para os outros parâmetros também possam se ajustar. Faça isso há cada 20 minutos.
Em seguida, você pode utilizar uma rede bem fina para retirar os camarões do saquinho e colocá-los no aquário. Por fim, tenha cuidado para cobrir a rede com as mãos e evitar que os camarões saltem. Ao adicioná-los, apague as luzes do aquário e espere pelo menos 12 horas para alimentá-los.
Como você pode ver, montar um aquário para camarões (neocaridina) não é uma tarefa das mais difíceis. Assim como a montagem para aquários com peixes ornamentais, o aquarista precisa ficar atento aos principais requisitos desses pequenos invertebrados para evitar possíveis problemas no futuro. Embora sejam animais resistentes, ainda assim podem ter problemas com a qualidade da água.
4 Comentários
Muito fixe o artigo uma grande lição muito obrigado
Muito obrigada pelas dicas! Adorei o artigo!
Oi meu nome é Tatiana e tenho um dúvida, se eu colocar um filtro no aquário eu tenho que coloca um compressor de ar também?
Olá Tatiana, tudo bem?
Não precisa colocar o compressor se você já tiver um filtro instalado!