Você já se perguntou como o estresse afeta os peixes de aquário? Nesse artigo te mostraremos alguns dos efeitos causados pelo estresse excessivo em peixes ornamentais.
O estresse, como nós conhecemos, pode ser definido como uma ameaça ao equilíbrio do organismo, conhecido como homeostase.
Ficamos muito preocupados quando vemos nossos peixinhos estressados, e com razão. Para nós, o bem-estar deles é algo de fundamental importância. O estresse nos peixes ornamentais é o grande vilão que atormenta a paz deles. Entretanto, o estresse está diretamente ligado aos fatores externos.
Fontes do estresse
As fontes do estresse podem ser divididas em 3 diferentes categorias: físicas, químicas e por percepção.
As químicas possuem relação com os parâmetros da água, como baixo nível de oxigênio, resíduos na água ou altas concentrações de amônia, cloro ou pH incorreto para a espécie.
Dependendo da quantidade de substâncias ou de algum parâmetro errado na água, o estresse pode ser tão grande que pode levar nossos peixes a morte em poucos minutos.
Por isso, é ideal sempre saber quais são os parâmetros e condições ideais de cada espécie do aquário, para que proporcione um ambiente livre de estressores químicos.
Veja também:
As fontes físicas ocorrem geralmente durante o manejo ou transporte dos animais e na manutenção do aquário. Mesmo evitando, é provável que elas apareçam.
O confinamento, a captura, o transporte de animais e bater no vidro do aquário, são exemplos de fontes de estresse físico.
Além disso, o cuidado com o manejo dos animais durante estes momentos, muitas vezes são inevitáveis. Mesmo assim, são formas de manter os peixes mais calmos e não elevar tanto o seu nível de estresse.
Os estressores por percepção são causados por algo percebido como ameaça, como por exemplo, um predador dentro do aquário. Para evitá-los, mantenha apenas peixes compatíveis entre si.
Ao adicionar um peixe predador, como um Oscar (Astronotus ocellatus), por exemplo, outros peixes que podem ser comidos ficam em constante alerta para evitar serem devorados. O estado de atenção constante gera altos níveis de estresse. Isso causa danos na saúde geral do animal.
Alguns sintomas do estresse dos peixes
O estresse pode causar diversas alterações nos corpos dos peixinhos. Portanto, pequenas mudanças hormonais até transformações completas podem ocorre com eles. As mais comuns são: alterações no crescimento e comportamento e deficiência no sistema imunológico.
Animais estressados tendem a não se alimentar direito. Contudo, isso pode causar desnutrição e déficit de nutrientes.
Em alguns casos, quando um peixe morre sem um motivo aparente, o estresse é o grande culpado. Lógico que o efeito do tempo também deve ser considerado.
Um grande estresse momentâneo muitas vezes causa menos dano do que um estresse menor que permanece por mais tempo. De fato, isso ocorre, pois pequenas alterações fisiológicas causadas por um pequeno estresse, evoluem para alterações mais severas caso o estressor permaneça, podendo até matar o animal.
Veja também:
Como evitar o estresse
Para qualquer peixinho que você coloque dentro de um aquário, é primordial, no entanto, que você estude bastante sobre a espécie e quais são as necessidades dela. Esse estudo evita diversos problemas no aquário, veja algumas dicas essenciais:
– A alimentação evoluiu e a dos peixes também. Portanto, ofereça rações de qualidade e de marca. Além disso, evite utilizar apenas uma ração. Ofereça mais de uma ração para seus peixes.
– Quando for realizar trocas de água, ou repor, utilize ao mesmo tempo um produto que auxilie no tratamento da água. Aceleradores biológicos e condicionadores não podem faltar nesse momento;
– Antes de escolher o local para colocar o aquário, veja se há bastante movimentação ou barulho. Procure por locais arejados e tranquilos; crie um layout definitivo, por exemplo, para não ter que fazer grandes mudanças no aquário. O estresse pode vir também através de mudanças constantes;
Veja também:
– Mantenha sempre peixes compatíveis entre si;
– Mudanças bruscas nos parâmetros da água é uma das principais causas de mortes no aquário. No entanto, tenha sempre um plano B para evitar que isso aconteça. Aceleradores de biologia, removedores de amônia, cooler e termostatos são itens essenciais que precisamos ter para evitar esse tipo de estresse.
– Aquários superlotados são, sem dúvida, um dos problemas mais comuns. Existe uma cultura nociva de superlotação que acomete diversos animais. Ter um aquário assim é andar na corda bamba, qualquer erro pode colocar em risco todo o seu aquário, além de haver um estresse gigante entre a fauna, gerando diversas reações de estresse em cadeia.
Veja também:
Manter os peixes calmos é muito mais do que proporcionar bem-estar para eles, é afinal, uma forma de relaxar e mandar para longe o estresse que afeta a nós todos, inclusive nossos amigos aquáticos.
*Fonte: Aquamagazine; Edição 27 – Sobre o estresse nos peixes ornamentais
8 Comentários
Pingback: Por que meu peixe fica escondido no aquário? - MyAquarium
Pingback: Por que meu peixe está nadando contra o vidro do aquário? - MyAquarium
Pingback: Peixe Espada (Xiphophorus hellerii) - Ficha Técnica | MyAquarium
Pingback: Por que meu peixe Betta está perdendo a cor? - MyAquarium
Pingback: Top 13 peixes para aquários comunitários ideais para iniciantes - MyAquarium
Pingback: Peixe Betta estressado? Veja como identificar e o que fazer! - MyAquarium
Pingback: Guppy (Poecilia reticulata) - Ficha Técnica | MyAquarium
Pingback: Como diminuir o fluxo de água do filtro no meu aquário? - MyAquarium