Nesse artigo, aprenda como remover aquela sujeira acumulada que fica no fundo do aquário e entenda o porquê dela aparecer.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Remover a sujeira no fundo do aquário pode parecer algo muito difícil, mas não é! Se você quiser removê-la, basta utilizar um pequeno sifão e seus problemas estarão solucionados. Agora, entender como ela surge e sua importância para os aquários é algo que você talvez deva parar pra dar uma olhada.
Existe uma substância marrom ou preta que parece se acumular por todo o chão do seu aquário, certo? Este material semelhante a sujeira possui vários nomes – como mulm, detritos ou resíduos – e é algo bastante comum em aquários saudáveis.
O que é a sujeira que fica no fundo do aquário?
Essa sujeira nada mais é do que o cocô dos seus peixes, folhas de plantas, restos de comida e outros materiais orgânicos que estão se decompondo na água. Os compostos orgânicos em decomposição são decompostos por bactérias, fungos, microorganismos e minúsculas microfaunas. Esse exército de detritívoros transformam a matéria orgânica nessa sujeira marrom que a gente vê no substrato, que contém compostos de nitrogênio e minerais essenciais que podem ser consumidos por plantas e algas.
Veja também:
Na verdade, o solo fértil em nossos quintais e jardins é composto dessa mesma sujeira, cheio de plantas em decomposição, fezes de animais e assim por diante. Portanto, pense nela como uma pilha de compostos de um aquário, onde o lixo orgânico se transforma em um composto rico em nutrientes e que pode ser usado para revitalizar o substrato em que as plantas crescem.
Essa sujeira é prejudicial?
De um modo geral, não – contanto que você tenha filtragem biológica suficiente para decompor os resíduos com segurança. Você pode usar um kit de testes para ter certeza de que os parâmetros estão OK. Caso o seu aquário não tenha sido ciclado, o acúmulo de detritos pode ser um sinal de que ele está atingindo níveis prejudiciais de amônia ou nitrito, que podem ser letais para os peixes.
Vou listar abaixo um excelente kit de testes para você adquirir agora mesmo. Para comprá-lo, basta clicar nos links abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Amônia Tóxica | Teste que identifica a quantidade de amônia na água doce. Conteúdo: 50 testes |
Comprar na Amazon | |
Nitrito Alcon | Teste para identificar a quantidade de nitrito tóxico na água do aquário. Funciona para aquários de água doce e salgada. Conteúdo: 100 testes |
Comprar na Amazon |
Além disso, lembre-se de que essa sujeira parece um sedimento marrom ou preto, então se você vir grandes quantidades de alimentos não consumidos ou outros produtos orgânicos que não estão se decompondo, considere removê-los com um sifão para evitar picos mortais de amônia e nitrito.
Veja também:
Embora essa sujeira possa parecer feia, é na verdade uma indicação de que você possui um ecossistema próspero, que pode sustentar a vida e processar resíduos orgânicos sem diminuir a qualidade da água. Por exemplo, lagos e lagoas na natureza podem parecer “sujos” por causa de suas águas turvas e lamacentas. No entanto, esse mulm no fundo desses cursos de água está repleto de nutrientes que alimentam as plantas e animais que vivem lá. Na verdade, alguns aquaristas até incentivam a permanência dessa “sujeira”, adicionando folhas de amendoeira e troncos para criar o biótopo perfeito para espécies que gostam de ambientes com cobertura vegetal.
Devo remover essa sujeira do fundo do meu aquário?
Isso vai depender se o seu aquário pode ou não se beneficiar dela. Aqui estão algumas configurações diferentes a serem consideradas:
- Aquário com peixes, mas sem plantas vivas: o mulm pode deixar a água um pouco turva, ainda mais se você tiver peixes que vivem no fundo e gostam de vasculhar o substrato. A remoção dessa sujeira em excesso ajudará a manter a água mais limpa e o aquário com uma aparência melhor.
- Aquário com peixes e plantas vivas: os detritos são geralmente deixados no fundo do aquário porque fornecem nutrientes essenciais para as plantas se alimentarem. Além disso, podem ajudar a diminuir a quantidade de fertilizantes que você precisa utilizar. No entanto, se você tiver plantas carpetes no seu aquário, você deve remover essa sujeira para que elas possam receber luz suficiente para crescerem.
- Aquário com alevinos: o mulm em um aquário ciclado geralmente cultiva infusórios e outros microorganismos que são um primeiro alimento ideal para filhotes de peixes. Além disso, esses detritos extras fornecem cobertura para os alevinos poderem se esconder.
Como remover essa sujeira do fundo do aquário?
Se deseja remover a sujeira do fundo do aquário, pode utilizar um sifão para executar essa tarefa. Por exemplo, os detritos / resíduos de um aquário tendem a se acumular no fundo em áreas onde há pouco fluxo de água. Eles também ficam presos atrás de decorações, troncos e rochas. Se você tiver alevinos ou camarões, tome muito cuidado ao tentar limpar o cascalho com o sifão, pois você pode acabar sugando alguns deles sem nem perceber.
Aproveite para comprar um sifão para o seu aquário e acabe de uma vez com todas com a sujeira acumulada no fundo dele. Clique no link abaixo para comprá-lo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Sifão Boyu SC-002 | Remove sujeiras acumuladas no fundo do aquário, bem como auxilia a manter o ambiente ideal para os peixes. Quantidade: 1 |
Comprar na Amazon |
Veja também:
O próximo método é ótimo para aquários com peixes que nadam em fortes correntes de água. Aumente o fluxo de água no aquário usando bombas extras. Ao fazer isso, a tendência é que esses detritos comecem a circular na coluna d’água, ou seja, têm uma maior chance de serem sugados pelo filtro, de modo que as partículas podem ser filtradas para fora da água antes de retornar ao aquário. Fique de olho apenas para que essa sujeira não se acumule no filtro, o que pode causar seu entupimento.
Agora, se você têm um aquário plantado e quer que essa sujeira fique no fundo para nutrir as plantas, existem maneiras de minimizar a aparência que ela pode causar. Substratos com partículas finas e mais aderentes (como areia) frequentemente acumulam sujeira porque os detritos não podem entrar ou ficar embutidos dentro deles. Portanto, escolha um substrato com granulação maior e com a cor bege para que essa sujeira fique camuflada e se misture com o ambiente.
Para obter mais dicas e truques sobre como manter seu aquário com uma aparência mais limpa e bonita, clique aqui e confira um artigo especial sobre esse assunto!