Nesse artigo, iremos trazer algumas dicas que irão te ajudar a saber como diferenciar o sexo do famoso Kinguio (Peixinho Dourado).
Ninguém precisa ser um grande criador de kinguios para ter curiosidade sobre o sexo deles, não é mesmo? Saber o sexo dos peixes pode ajudá-lo a entender o comportamento que eles exibem. Um macho perseguindo uma fêmea pelo aquário e beliscando-a é um comportamento reprodutivo, enquanto uma fêmea perseguindo um macho ao redor do aquário é provavelmente uma intimidação.
Para ajudá-lo a entender e cuidar melhor dos seus peixes, aqui estão algumas pequenas dicas sobre como saber o sexo do peixe kinguio (peixinho dourado). Talvez seja hoje o dia que você descubra que aquele peixinho que você acha que é macho, seja na verdade uma fêmea!
Existe algum truque para saber o sexo do peixe kinguio?
Há duas coisas que você precisa ter em mente ao tentar determinar o sexo do seu peixinho dourado. A primeira coisa é que eles não são sexualmente dimórficos até que se tornem adultos. Isso significa que quando o seu kinguio é jovem, ainda não é possível determinar o sexo com precisão.
O dimorfismo sexual se refere às diferenças físicas entre os sexos e, embora os kinguios se tornem sexualmente dimórficos com a idade, as diferenças são mínimas. O peixe kinguio atinge a maturidade sexual por volta dos 9 – 12 meses de idade. A maioria dos peixes vendidos em lojas de aquarismo possuem entre 2 – 3 meses de via, ou seja, será bastante difícil saber a diferença entre macho e fêmea até que atinjam a maturidade.
Veja também:
A segunda coisa que você precisa saber sobre a sexagem do kinguio é que o momento mais fácil de tentar resolver esse quebra-cabeça é esperar a época de reprodução deles. Na natureza, por exemplo, os kinguios ficam prontos para a reprodução depois que a água começa a esquentar. Em um aquário, o peixinho dourado pode tentar procriar o ano todo, caso você não altere a temperatura da água para refletir as estações com temperaturas mais quentes.
Afinal, como saber o sexo do kinguio (peixinho dourado)?
1. Observe o comportamento do animal
O comportamento de reprodução dos kinguios é bem distinto e isso ajuda a tornar mais fácil diferenciar o macho da fêmea. O kinguio macho costuma perseguir a fêmea e beliscá-la na região do ventre para tentar estimulá-la a liberar os ovos.
Você pode notar até mesmo vários machos perseguindo uma única fêmea. Infelizmente, esse comportamento pode causar ferimentos na fêmea quando ela tenta escapar dos machos. No entanto, se você ver que um peixe está perseguindo o outro e arrancando suas nadadeiras, é provável que você esteja apenas lidando com um valentão dentro do aquário.
2. Procure por pontos brancos nas brânquias dos peixes
Um das maneiras mais fáceis de descobrir o sexo dos kinguios é olhar as brânquias deles. Esses pequenos pontos brancos parecem grãos de sal e são bem ásperos ao toque, como uma lixa. Esses pontos são chamados de tubérculos reprodutores e também aparecem nos raios frontais das nadadeiras peitorais (frontais), e até mesmo nas escamas do corpo!
Esses pontos brancos às vezes são confundidos com o famoso Íctio (Doença dos pontos brancos). No entanto, o íctio é bastante diferente, pois a doença aparece de forma aleatória no corpo do animal e geralmente é maior, enquanto os tubérculos reprodutores aparecem em fileiras bem definidas nas escamas.
Se você ver isso em seu peixe, pode ter certeza de que ele é um macho.
Mas, só porque o seu peixe não possui tubérculos reprodutos não significa que ele seja automaticamente uma fêmea. Os machos nem sempre os mostram, e às vezes eles vêm e vão dependendo do ambiente e da idade do animal. No entanto, já é um bom indício!
Veja também:
3. Verifique o ventre
Analisar o ventre do peixe kinguio é um bom indicador para saber se ele é macho ou fêmea. Essa região fica próxima a nadadeira anal do peixe, que fica bem abaixo da cauda.
As fêmeas possuem o ventre mais saltado e redondo, que pode ser melhor visto quando você olha eles de lado. É uma pequena saliência esbranquiçada que aparece quando a fêmea está perto da época de desova.
Os machos possuem o ventre mais côncavo, ou seja, essa região não fica tão saltada quanto a de uma fêmea.
Esse método pode ser um pouco mais complicado, a menos que você realmente saiba diferenciar o sexo dos peixinhos dourados.
4. Observe a forma e o comprimento das nadadeiras dianteiras
As barbatanas frontais de um kinguio macho são mais compridas e finas do que das fêmeas, que geralmente possuem barbatanas frontais mais curtas com raios principais mais grossos.
Claro, se você tiver variedades de kinguios que possuem nadadeiras longas, como o Kinguio Véu, esse método pode ser praticamente impossível de usar porque as nadadeiras são geneticamente aprimoradas.
Veja também:
Esta é provavelmente uma das formas mais complicadas de determinara o sexo dos kinguios, mas pode funcionar muito bem se você tiver um grupo de peixes da mesma espécie.
5. Machos possuem corpos mais finos e aerodinâmicos
Os kinguios machos costumam ter formas corporais mais longas, magras e aerodinâmicas do que as fêmeas da mesma idade e espécie.
Esse método também é um pouco complicado, pois vai depender muito da espécie e do tipo de alimentação que ela recebe. As fêmeas, por exemplo, costumam ser bem mais gordinhas na região do abdômen. À medida que se aproximam da época de reprodução, elas ficam bem mais arredondadas em comparação com o macho.
1 comentário
Me ajudou muito procurei por tudo e só esse
site me esclareceu perfeitamente