Nesse artigo, abordaremos um tema recorrente no mundo do aquarismo. Como solucionar problemas relacionados a oxigenação do aquário?
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Níveis baixos de oxigênio raramente são um problema em aquários estabilizados e que não estejam superlotados. No entanto, caso o peixe fique boa parte do tempo na superfície da água – não sendo seu comportamento natural – é bom ligar um sinal de alerta. Investigue mais à fundo. Nesse artigo, iremos mostrar como solucionar problemas com a oxigenação do aquário.
Veja também:
Quais são os sintomas de baixos níveis de oxigênio no aquário?
Não há alarmes que disparam quando os níveis de oxigênio estão muito baixo em um aquário. Da mesma forma que, além de testar a água em busca de oxigênio dissolvido através de produtos, a única indicação é verificar o comportamento dos peixes.
Um dos aspectos mais comuns quando o nível de oxigênio está baixo, é o comportamento dos animais. Eles nadarão e comerão menos. Além disso, a medida que os níveis baixam, os peixes começam a mostrar alguns sinais como, respiração ofegante e movimentos brânquicos mais rápidos. Isso quer dizer que eles tentarão obter desesperadamente oxigênio da água, passando muito mais quantidade dela por suas brânquias.
Em alguns casos, eles ficarão na superfície do aquário. No entanto, a respiração na superfície não deve ser confundida com peixes que se alimentam nela ou com espécies que conseguem retirar o ar da atmosfera para respirar, como no caso dos bettas, que possuem um órgão especial chamado Labirinto.
Veja também:
Algumas outras espécies, como os Gouramis, também retiram o ar da atmosfera para respirar. Em síntese, é um comportamento natural, e o peixe não ficará na superfície após esse processo. Quando os peixes vão até ela em busca de oxigênio, eles ofegam várias vezes, geralmente com a boca bem aberta.
Caso boa parte dos seus peixes estejam dessa forma, ações rápidas devem ser tomadas. Além disso, algumas medidas já devem ser tomadas se um ou outro animal estiver com essa dificuldade no aquário, porque, eventualmente, o problema costuma piorar. Aqueles que não estão em busca de ar, podem requerer menos oxigênio simplesmente porque são mais fortes.
Quais são as etapas emergenciais?
A primeira ação a ser tomada quando está com problema na oxigenação do aquário é realizar uma troca parcial de água de até 50%. Ao mesmo tempo, aumentar a circulação da água adicionando um aerador – as famosas bombinhas de ar – com uma pedra porosa ou mesmo um filtro adicional. A água da TPA introduzirá mais oxigênio no aquário, enquanto o aumento da circulação irá melhorar a troca gasosa, ganhando algum tempo para resolver a causa subjacente.
Depois disso, etapas adicionais corretivas dependerão da causa raiz. Determine-as para corrigir o problema de uma vez por todas.
Para manter um ambiente com bons níveis de oxigênio, o filtro precisa ter uma vazão 5 vezes maior do que o volume de água do aquário. Por exemplo, isso quer dizer que um aquário com 50 litros, precisará de um filtro que passe no mínimo 250 litros de água / hora.
Caso tenha interesse na compra de um filtro melhor para o seu aquário, confira alguns modelos que separamos:
Última atualização em 2024-12-31 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Veja também:
Qual a principal causa de níveis baixos de oxigênio no aquário?
Na maioria das vezes, um aquário cheio de peixes é o principal motivo que causa níveis baixos de oxigênio no aquário. Outros fatores raramente causam mortes, isso se o aquário também não estiver sobrecarregado. Entretanto, isso não quer dizer que você deva ignorá-los, mas com um aquário sobrecarregado, dificilmente você irá conseguir corrigi-los.
Entre outras causas, podemos citar:
- Temperatura da água elevada;
- Falta de circulação;
- Superlotação;
- Uso de produtos químicos;
- Pouca iluminação e plantas vivas;
- Excesso de resíduos;
Falta de circulação de água
Aquário com baixa circulação de água terá níveis muito baixos de oxigênio. Portanto, aumente o fluxo de água na coluna d’água do filtro. Sobretudo, quando a água na superfície não está circulando da forma correta, o oxigênio fica concentrado próximo a ela, fazendo com que os peixes fiquem mais tempo nessa região do aquário.
Desse modo, filtros apropriados contribuem para o aumento de oxigênio, pois causam a circulação da água na superfície, onde ocorre essa troca gasosa. Os filtros também movimentam a água de cima para baixo no aquário, distribuindo o oxigênio.
Dessa forma, aumentar a circulação, aumentará a oxigenação. Adicione um filtro temporário ou substitua o filtro existente por um de maior capacidade.
Veja também:
De fato, antes de adicionar um filtro extra, verifique se ele está operando com sua capacidade total. Na maioria das vezes, no entanto, o problema pode estar relacionado a um entupimento, impedindo que haja circulação da água da forma correta. Nesse caso, uma boa limpeza já resolve o problema. Limpe o filtro com a água do próprio aquário, quando for realizar uma troca parcial de água (TPA).
Além disso, adicione bombinhas de ar para ajudar a circular melhor a água.
Ao invés de um filtro novo, que tal adquirir uma bombinha de ar para melhorar a circulação da água do seu aquário? Abaixo, confira alguns excelentes modelos que separamos:
Última atualização em 2025-01-10 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Excesso de resíduos
Essa é uma outra causa muito comum para baixos níveis de oxigênio no aquário, em conjunto com o excesso de matéria orgânica. O desperdício de alimentos, filtros entupidos e crescimento excessivo de algas podem causar diminuição do oxigênio dissolvido, bem como redução da capacidade de transporte do gás para o aquário.
Uma boa limpeza no fundo do aquário utilizando um sifão, bem como limpar os filtros, ajudará a evitar que o problema ocorra novamente.
Então, pensando nisso, separamos alguns excelentes modelos de sifão para você adquirir agora mesmo:
Última atualização em 2025-01-07 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Adição de plantas vivas
Embora não seja comum, as plantas podem ser a causa de problemas com a oxigenação do aquário. As plantas utilizam CO2 e liberam oxigênio quando expostas à luz. Entretanto, durante a noite, o processo se inverte e as plantas utilizam oxigênio para crescerem.
Sem dúvida, por mais que a quantidade de uso de oxigênio seja baixa, esse pode ser um problema para aquários densamente plantados e que estejam superlotados.
Veja também:
Uso de produtos químicos
Produtos químicos para tratar doenças ou modificar os parâmetros da água podem afetar o transporte de oxigênio na água. Além disso, sempre que você for utilizar produtos químicos, leia as instruções do rótulo para garantir que não haja efeitos negativos em seu uso.
Temperatura elevada
A água morna não contém tanto oxigênio quanto a água fria. No entanto, em épocas mais quentes, isso pode causar perda de oxigênio no aquário. Portanto, realizar uma TPA com uma água mais fria pode ajudar a diminuir a temperatura e introduzirá uma quantidade maior de oxigênio.
Entretanto, a única observação para esses casos é evitar choques térmicos. Por isso, reduza a temperatura gradativamente para evitar problemas com os peixes.
Então, já teve problemas com oxigenação no seu aquário? Conte aqui nos comentários sua experiência!
5 Comentários
Pingback: Acabou a energia! Como salvar os peixes do meu aquário? - MyAquarium
Pingback: Como fazer para agitar / oxigenar a água do seu aquário? - MyAquarium
Pingback: Por que meu peixe Betta está deitado no fundo do aquário? - MyAquarium
Pingback: Hidropsia ou Barriga d’Água: O que é? Como tratar? | MyAquarium
Pingback: Qual é a importância da agitação da água na superfície do aquário? | MyAquarium