Como transportar um aquário? Pode parecer uma tarefa bem difícil, mas não é! Veja nesse artigos algumas dicas essenciais sobre o transporte de aquários!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Transportar algo de lugar pode ser trabalhoso. Agora, adicione animais de estimação na mudança e isso pode se tornar algo mais difícil ainda. Nossos companheiros diários – sejam eles peludos, com pelugens ou escamosos – precisam ser cuidadosamente incluídos em nossos planos de mudança. Isso tudo para que possam chegar em segurança e, principalmente, com o menor estresse possível.
E quando você precisa transportar um aquário de lugar com segurança? Você precisa não apenas separar cada um de seus peixes individualmente, mas mover o aquário de lugar, já que nossos amiguinhos não podem ficar desconectados dele. Certo?
Transportar um aquário de lugar pode parecer uma tarefa difícil, mas não é! Você precisará apenas ter uma noção do que precisa ser feito e quando ser feito. Seguindo as etapas abaixo, dificilmente terá problemas com perdas de animais! Vamos lá?
Separe tudo o que você precisa com antecedência
Primeiro de tudo, você precisa transportar seu aquário, de preferência, vazio! Isso significa ter um plano para mover tudo que está dentro dele, incluindo peixes, equipamentos, plantas e decorações. Como tal, o primeiro passo para mover um aquário é reunir todos os suprimentos necessários para que isso aconteça. Muito provavelmente, você já possui alguns desses itens em casa; outros, você terá que adquirir com antecedência.
Veja também:
Aqui está uma pequena lista dos itens essenciais:
– Baldes, sacolas plásticas e recipientes para armazenamento dos peixes: Peixes pequenos podem ser movidos em sacos plásticos presos firmemente na parte superior com elásticos, desde que você precise percorrer uma curta distância (uma hora ou menos). No entanto, você pode utilizar pequenos recipientes plásticos com tampas. Para peixes maiores e/ou muito agitados, convém usar baldes limpos de 20 litros com tampa;
– Baldes para plantas: Elas precisarão ficar submersas na água do aquário durante a viagem.
– Fita adesiva: Para fixar tampas em baldes ou recipientes de plástico;
– Redinha para pegar os peixes: Para transportar o peixe do aquário para o recipiente de transporte;
– Sifão ou mangueira: Para retirar a água do aquário;
– Outros materiais para embalagem: Seu aquário pode ter muitos equipamentos e decorações. Portanto, você pode incluir nesse caso, plástico bolha ou espumas para embalar tudo o que puder. Lembre-se de ter algumas caixas de papelão ou plástico para transportá-los.
Não esqueça de levar em consideração outros itens relacionados aos peixes, como as rações, produtos para testes de água e principalmente o móvel onde fica o aquário.
Que tal adquirir um bom sifão para o seu aquário? Clique aqui para conferir uma pequena lista de produtos essenciais para o transporte dos seus peixes!
Colocando seus peixes dentro de sacolas plásticas e baldes
Independentemente se você for colocar seus peixes em sacolas plásticas, recipientes de plástico ou baldes, lembre-se só que você colocá-los com antecedência suficiente para ter tempo de desmontar o aquário e montá-lo no menor tempo possível. No entanto, muitos peixes ficam estressados quando são retirados do seu ambiente. Para ajudar a minimizar o estresse, aguarde o máximo possível antes de retirá-los para os recipientes de transporte.
Use a água do próprio aquário para encher os recipientes de transporte, e não esqueça de deixar ar no topo. Desse modo, garantirá que ele fique o mais confortável possível. Se estiver utilizando baldes, você pode colocar três ou quatro peixes juntos.
Suspenda a alimentação dos peixes 24 horas antes de movê-los para os recipientes de transporte. Isso ajudará a manter a água limpa durante a mudança. (Não se preocupe, os peixes podem ficar sem comida por um dia – e até uma semana, se forem muito saudáveis).
Preparando o aquário para o transporte
Quando seus peixes estiverem em segurança em seus respectivos recipientes, comece a preparar o resto do aquário para o transporte:
– Coloque as plantas em baldes e encha com a água do aquário. Novamente, deixe ar no topo para que a água não vaze.
Veja também:
– Retire a água restante do aquário e coloque-a dentro de um balde grande e bem tampado, se possível. O ideal é, entretanto, é que você encha o aquário mais tarde com o máximo de água original possível.
– Além disso, se houver decorações, seque-as e embale-as. Se forem frágeis, você pode envolvê-las com plástico bolha, espumas e deixar em caixas de papelão, por exemplo.
– O Substrato (areia) do fundo do aquário deve ser colocado em um outro balde separado;
– Retire todos os equipamentos, limpe-os e seque-os, se necessário. Contudo, mantenha as mídias biológicas do filtro dentro de um balde com água do próprio aquário.
– Limpe o aquário e seque-o completamente;
Embalando o aquário para transporte
Como você já deve saber, os aquários são muito frágeis e precisam ser manuseados com cuidado. Qualquer rachadura durante uma mudança pode significar o fim dele; portanto, reserve um tempo para embalá-lo da maneira mais segura possível:
– Retire a tampa e envolva-a em um plástico bolha. Prenda-a com fita adesiva.
Veja também:
– Para o aquário, compre espumas, recorte do tamanho que possa caber dentro e coloque-as no fundo dele. Encha o aquário com toalhas, jornais e papeis de embalagem;
– O aquário deve ter todo o seu exterior enrolado em plástico bolha. O Ideal é que assim que for enrolado no plástico, seja colocado em uma caixa. A caixa deve ser grande o suficiente para acomodar o aquário e o isolamento, mas não tão grande, para que ele não possa se mover. Se houver algum espaço, use jornais, papeis de embalagens e plástico bolha para preencher as lacunas e ajudar a impedir que ele se mova durante o transporte.
Certifique-se de fechar a caixa com fita e rotulá-la. Coloque setas indicando qual lado está para cima, para que o aquário não fique de cabeça para baixo ou de lado durante o transporte.
Carregando tudo
No dia da mudança, você ou as pessoas responsáveis pelo transporte irão carregar o aquário e suas caixas associadas no caminhão ou em um carro. Mas certifique-se de que nada seja empilhado em cima da caixa onde está o aquário.
Como precaução, sempre transporte os baldes com peixes na cabine do caminhão ou no carro. Apoie-os em você ou prenda-os firmemente para que você não precise se preocupar com possíveis tombos.
Reunindo os peixes, equipamentos e o aquário
O aquário é uma das primeiras coisas que você precisa colocar pra funcionar dentro da casa ou ambiente novo. Quanto menos tempo seus amigos confinados gastarem em seus recipientes, melhor, então realize essa tarefa antes mesmo de começar a desempacotar outros itens.
– Veja onde vai ficar o aquário. Se você ainda não tem certeza do local onde ele vai ficar, por exemplo, pelo menos escolha o cômodo;
Veja também:
– Desembale o aquário e retire todo o material que estava dentro dele com cuidado, para garantir que não haja rachaduras e arranhões no vidro;
– Depois que já tiver escolhido o local, inicie o processo de reconstrução do habitat de seus peixes. Adicione o substrato, decorações e monte todos os equipamentos. Então, coloque as plantas de volta ao aquário e encha novamente com a água que você trouxe nos baldes;
– Usando uma rede, transporte com cuidado os peixes para o aquário. No entanto, se puder, despeje a água dos baldes onde estavam os peixes de volta para o aquário, removendo as sujeiras (cocô), se necessário. Se precisar de mais água para encher o aquário, adicione água da torneira, porém utilize o mesmo condicionar que está acostumado a usar para retirar o cloro e metais pesados.
– A água deve atingir a temperatura ambiente para que você possa religar seu termostato, no entanto, se você verificar que ela está muito fria, não hesite em ligá-lo. O filtro deve ser instalado e religado, lembre-se de pegar as mídias biológicas que estavam separadas no outro balde com a água do aquário.
A alimentação deve ser retomada assim que todos os peixes já estiverem em segurança em sua nova casa. Verifique por possíveis sinais de estresse, comuns após uma mudança. Felizmente, seus peixes se ajustam rapidamente ao seu estado normal!
Como podemos ver, transportar um aquário pode parecer uma tarefa bem difícil, mas não é! Alguns cuidados essenciais devem ser tomados para que os peixes e o próprio aquário cheguem em segurança a sua nova casa ou ambiente!
3 Comentários
Oi! Ótimo artigo! Temos um aquario de camaroes, e vamos nos mudar pra outra cidade, ha umas 9h de distancia. Quais cuidados especiais devemos tomar devido à longa distancia?
Obrigada!
E quanto a biologia do aquário?
Olá Evellyn, tudo bem?
Em relação a biologia do aquário, mantenha as mídias em um balde bem tampado junto com a água do aquário. Assim elas viverão e você poderá transportá-las sem correr o risco de perdê-las.
Em alguns casos, se a viagem for muito longa, você pode até mesmo adicionar uma pequena bombinha de ar movida a pilha para oxigenar a água do balde que contém as mídias. Lembrando que essas bombinhas também são uma boa opção para oxigenar a água dos peixes durante o transporte!
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Abraços.