Nesse artigo, confira algumas dicas simples sobre como tratar as plantas antes de colocá-las dentro do seu aquário!
Todos que estão começando a montar um aquário plantado sabem que as plantas são uma excelente adição a qualquer tipo de ambiente. Elas não apenas ajudam a converter o dióxido de carbono em oxigênio, mas também melhoram a qualidade da água como um todo.
Os peixes, por sua vez, adoram as plantas pois podem se esconder entre suas folhas e até mesmo se alimentarem de algas que se formam nelas, dependendo da espécie.
No entanto, adicionar plantas em um aquário pode ser perigoso para a saúde dos peixes caso você não tenha tomado algumas precauções. Então, nesse artigo, aprenda como tratar as plantas antes de colocá-las dentro do seu aquário.
Veja também:
Colocando as plantas em quarentena
É muito comum em fóruns e redes sociais aquaristas preocupados com parasitas, algas, caramujos e outras criaturas que possam vir nas plantas. O único problema é que na maioria das vezes, quando perguntados se as plantas foram colocadas em quarentena, a resposta geralmente é NÃO.
Eu devo deixar as plantas de quarentena?
Então você comprou algumas plantas novas mas não tomou nenhuma medida adequada para desinfetá-las. Simplesmente pegou as plantas e colocou dentro do aquário. Com o passar dos dias, você nota que seus peixes começam a ficar doentes, alguns caramujos surgem do nada e você não faz a mínima ideia do que possa ter acontecido.
A razão principal é que você não colocou suas plantas novas em quarentena.
Algumas pessoas acreditam que colocar as plantas em quarentena é um passo importante para manter um aquário saudável, enquanto outras consideram que uma simples lavagem na água já é o suficiente para desinfetá-las por completo.
Veja também:
No entanto, a verdade é que se você quer ter seus peixes sempre saudáveis e o aquário livre de caramujos, por exemplo, deve sim deixar as plantas em quarentena, mesmo que por pouco tempo.
O que pode acontecer se eu não tratar as plantas do aquário?
Muitas plantas carregam bactérias, fungos e outros patógenos causadores de doenças, bem como algas, caramujos e muito mais.
Microrganismos causadores de doenças (especialmente fungos)
As plantas de aquário carregam consigo um grande número de microrganismos, muitos dos quais podem ser causadores de doenças. Por isso, plantas infectadas com bactérias e fungos também transmitem doenças para os peixes.
Por mais que você tenha obtido a planta de uma fonte confiável, a desinfecção é necessária para se livrar de qualquer coisa que possa ser perigosa para seus peixes antes de adicioná-las ao aquário.
Mais pra frente nesse artigo, iremos nos aprofundar sobre alguns métodos para desinfetar as plantas.
Veja também:
Problema com caramujos
Pode ter certeza de que se você não desinfetar as plantas do seu aquário, com certeza terá algum tipo de caramujo passeando pelos vidros.
Os caramujos entram pelo aquário através de seus ovos que ficam nas folhas das plantas. Portanto, se você coloca uma planta nas condições de água que necessitam para prosperar, não vai demorar muito para vê-los no aquário
Crescimento de algas
Mesmo que as algas cheguem em seu aquário de uma forma ou de outra, adicionar plantas que já contenham focos de algas, fará com que em pouco tempo, elas possam se transferir para outras plantas ou simplesmente se alastrar por todos os cantos.
Como tratar as plantas antes de colocá-las no aquário?
Há alguns métodos interessantes que podem te ajudar a tratar as novas plantas do seu aquário. Para isso, você pode usar os seguintes tratamentos:
Banho de Sal
Adicione água em uma tigela ou balde e misture com sal não iodado (geralmente sal marinho), na proporção de 1 colher de sopa de sal para 3 litros de água. Mexa bem!
Veja também:
Retire as plantas do saquinho em que vieram e coloque-as nessa solução por mais ou menos 10 minutos, e depois enxague-as com água doce. Este método mata todos os caramujos e seus ovos que possam estar nas plantas.
Solução de Peróxido de Hidrogênio (Água Oxigenada)
Para este método, você precisará de uma solução de água oxigenada. Em um balde com água, adicione a água oxigenada na proporção de 2 ml para cada 4 litros.
Mergulhe as plantas na mistura por cerca de 10 minutos e depois enxague-as bem com água doce.
Se forem plantas mais sensíveis, considere usar 1 ml para 4 litros. Lembre-se que uma “overdose” desse produto pode matar suas plantas.
Solução de Permanganato de Potássio
O Permanganato de Potássio pode ser encontrado em farmácias. Basta adicionar um pouco em um balde com água, misturando bem até que fique com a cor rosa escuro.
Veja também:
Então, mergulhe as plantas nessa mistura e deixe que fiquem por lá por mais ou menos 10 minutos. Em seguida, você pode enxaguá-las em água doce. Esse processo irá eliminar todas as algas da planta.
Conclusão
A maioria das pessoas que gostam de aquários plantados, irão sempre buscar por novas espécies para criar cada vez mais seus ambientes exuberantes.
Embora seja verdade que as plantas são lindas, você precisa tomar alguns cuidados antes de adicioná-las ao aquário, caso contrário, a saúde dos peixes e de todo o sistema podem estar comprometidos.
É por isso que é essencial o banho das plantas nas soluções descritas acima para evitar que elas possam trazer problemas para o seu aquário.