Se você está procurando uma lista de peixes compatíveis com o Acará Bandeira, chegou ao lugar certo!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
O Acará Bandeira (Pterophyllum scalare) é um dos peixes de água doce mais populares no mundo. Eles são grandes, possuem cores lindas e uma personalidade única que pode trazer vida a qualquer aquário.
Então, nesse artigo, vamos discutir e falar sobre alguns peixes compatíveis com o Acará Bandeira e como manter um ambiente saudável e pacífico para todos eles.
No entanto, caso você queira se aprofundar um pouco mais nas características das espécie, basta clicar nesse link.
Além disso, se tiver interesse em adquirir rações de qualidade para seu Acará Bandeira, selecionei algumas das melhores rações do mercado para esses peixes.
Portanto, para comprá-las, basta clicar nos links abaixo:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Tetra Tetramin Flakes 52g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, | R$ 63,81 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2025-01-16 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
10 peixes compatíveis com o Acará Bandeira
1. Plati (Xiphophorus maculatus)
- Classificação de compatibilidade: 10/10
- Nível de cuidado: fácil
- Tamanho: Até 7 cm
- Temperatura: 22° – 28°C
O Plati é um dos melhores peixes para iniciantes, isso é um fato. Eles são muito resistentes, amigáveis e bastante coloridos. Além disso, eles são fáceis de se reproduzir em aquários domésticos. Sobretudo, se você adicionar alguns deles em um aquário, pode ter certeza que em pouco tempo terá vários filhotinhos nadando por entre as plantas.
De um modo geral, o Plati não requer grandes aquários, então qualquer aquário de Acará Bandeira deve ser grande o suficiente para eles.
Veja também:
2. Coridoras
- Classificação de compatibilidade: 10/10
- Nível de cuidado: Moderado
- Tamanho: Até 5 cm
- Temperatura: 22° – 26°C
As coridoras também são uns dos peixes de água doce mais populares no aquarismo. Isso se deve principalmente à baixa necessidade de manutenção e ao seu temperamento calmo e pacífico. Esses pequenos animais costumam ser bastante tímidos e preferem viver em grupos, então o aquarista precisa ficar atento em adicionar no mínimo 4 ou 5 delas em um mesmo aquário.
Além disso, existem muitas espécies diferentes de coridoras disponíveis, então, encontrar aquela que mais lhe agrada será uma tarefa bastante fácil. Por esses motivos, as coridoras são bons peixes compatíveis com o Acará Bandeira.
Veja também:
3. Cascudo (Hypostomus plecostomus)
- Classificação de compatibilidade: 10/10
- Nível de cuidado: Fácil
- Tamanho: Até 50 cm
- Temperatura: 20° – 28°C
Assim como o Acará Bandeira, o Cascudo é um peixe nativo da Bacia do Rio Amazonas, na América do Sul. Eles são peixes que se alimentam no fundo, ou seja, isso significa que comem algas e restos de comida que caem no fundo do aquário. De qualquer forma, a dieta do cascudo deve ser suplementada com uma boa ração de fundo para que possam se manter saudáveis.
Além disso, o cascudo é um peixe bastante pacífico e fácil de cuidar. Eles preferem aquários plantados, mas de certa forma, isso não é necessário. Por mais que possam atingir um tamanho considerável, ainda assim são bons peixes compatíveis com o Acará Bandeira.
4. Ramirezi (Mikrogeophagus ramirezi)
- Classificação de compatibilidade: 9/10
- Nível de cuidado: Difícil
- Tamanho: Até 3.4 cm
- Temperatura: 27° – 30°C
O Ramirezi é um dos mais belos ciclídeos de água doce e estão se tornando cada vez mais populares no aquarismo. Apesar de sua aparência feroz, eles são relativamente pacíficos e vivem muito bem com companheiros de aquário não agressivos. Acima de tudo, essa espécie é conhecida por sua personalidade única e natureza social.
Embora eles sejam bons companheiros para o Acará Bandeira, podem ser difíceis de cuidar. A qualidade perfeita da água é uma obrigação para esses peixes, já que eles são muito sensíveis a altos níveis de nitrato e outras toxinas. Então, certifique-se de testá-la com frequência.
Sobretudo, se você já possui experiência com o Ramirezi, eles serão companheiros perfeitos para o Acará Bandeira.
Veja também:
5. Peixe Espada (Xiphophorus hellerii)
- Classificação de compatibilidade: 10/10
- Nível de cuidado: Fácil
- Tamanho: Até 14 cm
- Temperatura: 22° – 28°C
O Peixe Espada é um peixe bastante colorido e divertido, além de estar intimamente ligado ao Plati. Eles possuem um comportamento bastante pacífico e, ainda assim, são capazes de conviver com muitos outros peixes agressivos. Isso os tornam peixes compatíveis com o Acará Bandeira, já que podem suportar sem maiores problemas, alguns tipos de agressões.
Assim como o Plati, o Peixe Espada se reproduz com muita facilidade. Então, será fácil ver alguns filhotes nadando por entre as plantas do aquário após a adição de um macho e algumas fêmeas da espécie. Contudo, esses peixes são bastante resistentes e companheiros perfeitos para muitos outros peixes de água doce.
6. Kribensis (Pelvicachromis pulcher)
- Classificação de compatibilidade: 6/10
- Nível de cuidado: Fácil
- Tamanho: Até 11 cm
- Temperatura: 24° – 25°C
O Kribensis é uma espécie muito colorida e possui uma coragem invejável. Eles são conhecidos por serem semi-agressivos, principalmente durante a época de desova. No entanto, se você estiver pensando em mantê-los com o Acará Bandeira, certifique-se de que nenhuma outra espécie pequena esteja presente no aquário.
O Acará Bandeira e o Kribensis podem resistir uns aos outros, mas peixes menores podem se tornar vítimas fáceis da agressão deles.
De todos os peixes compatíveis com o Acará Bandeira dessa lista, o Kribensis é talvez o menos compatível, pois embora sejam bem pequenos, eles tendem a ter comportamentos agressivos com outros peixes.
Veja também:
7. Cobrinha Kuhli (Pangio kuhlii)
- Classificação de compatibilidade: 9/10
- Nível de cuidado: Fácil
- Tamanho: Até 12 cm
- Temperatura: 24° – 30°C
A Cobrinha Kuhli é conhecida por ser uma espécie de coruja dos peixes de água doce. Acima de tudo, elas costumam ser mais ativas durante a tarde e a noite, quando procuram restos de comida não consumidas no fundo do aquário. No geral, esses peixes são únicos, já que são mais parecidos com enguias do que com peixes tradicionais de água doce.
Elas são excelentes companheiras de aquário para o Acará Bandeira e permanecem relativamente pequenas, além de possuírem comportamento pacífico e viverem muito bem em aquários comunitários, por exemplo.
Assim como muitas outras espécies, a Cobrinha Kuhli prefere viver em grupos, portanto, certifique-se de obter no mínimo 3 delas para que possam se sentir mais confortáveis e seguras no aquário.
8. Tetra Limão (Hyphessobrycon pulchripinnis)
- Classificação de compatibilidade: 9/10
- Nível de cuidado: Fácil
- Tamanho: Até 3.8 cm
- Temperatura: 23° – 28°C
Muito parecido com o Acará Bandeira, o Tetra Limão também é um peixe nativo do Rio Amazonas. Acima de tudo, eles são fáceis de cuidar e podem tolerar uma ampla variedade de condições de água. Embora possuam uma natureza pacífica, esses peixes aceitam qualquer tipo de companheiro de aquário, contanto que não consigam comê-los. Por essas razões, os Tetras Limão são excelentes peixes compatíveis com o Acará Bandeira.
Além disso, esses peixes preferem ser mantidos em grupos de 6 ou mais indivíduos. Então, desaconselhamos pegar apenas um ou dois deles, pois eles precisam viver em grandes grupos para prosperar. De fato, quando mantidos em grupos menores, eles podem beliscar as nadadeiras de outros peixes no aquário.
Veja também:
9. Rodóstomo (Hemigrammus Rhodostomus)
- Classificação de compatibilidade: 6/10
- Nível de cuidado: Fácil
- Tamanho: Até 5 cm
- Temperatura: 24° – 28°C
O Rodóstomo possui todas as características típicas de um peixe Tetra; eles são pacíficos, assim como também resistentes e gostam de ser mantidos em grupos de 6 ou mais indivíduos. Entretanto, como eles não ficam muito grandes, certifique-se de tomar cuidado na hora de adicioná-los ao aquário.
Observe como o Acará Bandeira responde a adição desses peixes, pois quaisquer sinais de agressão, remova-os o mais rápido possível. Além disso, um pequeno Rodóstomo pode parecer uma refeição bastante apetitosa para o Acará Bandeira.
10. Guppy (Poecilia reticulata)
- Classificação de compatibilidade: 8/10
- Nível de cuidado: Fácil
- Tamanho: Até 5 cm
- Temperatura: 18° – 28°C
É bem provável que você já tenha criado Guppies alguma vez na sua vida. Eles são resistentes e fáceis de reproduzir, então acabam se tornando uma excelente escolha para quem está iniciando no aquarismo. No entanto, desconhecido para a maioria das pessoas, os guppies também são peixes compatíveis com o Acará Bandeira.
Se você estiver pensando em colocá-los juntos, procure adicioná-los enquanto os Acarás Bandeira ainda são jovens e pequenos. Dessa forma, o Acará Bandeira irá enxergá-los como companheiros de aquário ao invés de possíveis refeições. Você precisa ficar atento ao manter quaisquer peixes pequenos com esses ciclídeos, mas a maioria dos donos de aquários e criadores desses animais não tiveram problemas ao mantê-los juntos.
12 Comentários
Pingback: Acará Bandeira Macho vs Fêmea: Como diferenciar? - MyAquarium
Pingback: Peixe Espada (Xiphophorus hellerii) - Ficha Técnica | MyAquarium
Pingback: 10 espécies de peixes mais fáceis de reproduzir em um aquário - MyAquarium
Crio 4 Acaras e meus 4 Guppies foram comidos 🥺
Estava criando 2 acarás com gupy e platy. Os gupys começaram a beliscar o acara de um lado, e o mesmo ficou com dificuldade pra nadar ate morrer. Alguem sabe o motivo?
Estava criando 2 acarás com gupy e platy. Os gupys começaram a beliscar o acara de um lado, e o mesmo ficou com dificuldade pra nadar ate morrer. Alguem sabe o motivo?
Tem informação totalmente equivocada aí. A não ser que você queira torturar seus próprios animais.
Segue incompatibilidades:
– Acará bandeira: água ácida, quente e mole.
– Plati e espada: água alcalina, fria a quente e média a dura.
Basta procurar as especificações de cada animal para constatar o que estou dizendo.
Podem até serem colocados juntos, mas ao invés de viver um dos dois vai estar apenas sobrevivendo em péssimas condições para sua espécie.
Guppy também não é compatível.
Os guppies machos foram todos comidos, sobraram somente as fêmeas que são maiores. Temperamento do peixe influencia no comportamento e alguns são mais agressivos que outros. Contudo meu aquário de 300 litros tem 9 Bandeiras, 1 cascudo abacaxi , 5 corydoras e 2 Tricogaster convivendo muito bem.
Olha… o post diz que o Acará se dá bem com Guppy. Ok, mas se os guppies forem grandes porque coloquei um guppy pequenino com um acará bandeira num aquário com diversas outras espéceis. Virei as costas e quando vi novamente, o guppy só estava como rabinho do lado de fora da boca do acará.
Realmente, come mesmo. Principalmente os Guppies machos que são menores e mais lentos. Perdi 3 aqui no meu aquário.
Meu amigo, tenho acara bandeira, já desovol 03 vezes em meu aquário é comeu a desova, agora desovol novamente e eu retirei todos os peixes do aquário, deixei a fêmea sozinha cuidando da desova, e não sei como cuidar para ela não comer os ovos. Ela desovol na parede do aquario .
Vcs podem me ajudar à não perder essa desova, está fazendo 02 dias que desviou.
a acará bandeira come os ovos, como grande parte dos ciclideos pq sente que sua prole está correndo risco
é uma forma que a natureza encontrou para reciclar os nutrientes gastos na desova! o ideal e separar o casal e evitar ficar olhando, ou dar susto nos pais para que estes não comam a desova